DICAS DE SAÚDE POR DR. FABIANO MOURA

Dr. Fabiano Moura

A sinusite é considerada aguda quando os sintomas têm quatro semanas ou menos de duração, subaguda quando duram de quatro até onze semanas, e crônica quando o quadro permanece por doze semanas ou mais.

Publicados

A sinusite do cantor Gusttavo Lima

O cantor Gusttavo Lima, adiou um show que faria na cidade de Santa Maria (RS) porque precisou realizar um procedimento para sinusite. A cirurgia para sinusite é chamada de sinusectomia.

O termo sinusite vem de sinus, que são cavidades no nosso rosto ao lado do nariz (ou seios paranasais). “Ite” é o sufixo que denota inflamação. Então, sinusite é uma inflamação nos sinus. Ela pode acometer um ou mais dos quatro seios paranasais: maxilar, etmoidal, frontal e esfenoidal. Muitas vezes, instala-se como complicação de gripe, resfriado, rinite alérgica, desvios de septo, traumas de face e/ou crânio e tratamentos dentários. Também pode ser causada pela exposição contínua ao ar condicionado ou, ainda, por irritações ambientais constantes – poluição atmosférica, trabalho em ambientes frios ou trabalho com inalantes irritantes.

Os sintomas mais comuns são o nariz entupido prolongadamente, secreção nasal abundante amarelada, esverdeada e/ou com sangue, que pode ser vivo ou escuro, misturado com a secreção. Pode dar febre, dores na face, dores de cabeça, mal-estar no corpo etc. Muitos pacientes têm dores nos dentes superiores.

Leia Também:  Dr. André Marques

A sinusite aguda é uma doença que pode gerar uma série de complicações, tais como: sinusite crônica, abcesso periorbitário (inchaço significativo do olho, que ocorre quando a sinusite rompe a parede do olho e penetra dentro dele, levando a risco de perder a visão), abscesso cerebral e meningite. Ou seja, se não for tratada adequadamente, ainda mais em indivíduos com o organismo debilitado, pode ter sequelas significativas e mesmo levar à morte.

Por que uma gripe vira sinusite? São as condições do organismo no período de infecção que favorecem ou não o aparecimento de complicações. O risco de a gripe virar sinusite diminui significativamente se o paciente se hidratar e se alimentar adequadamente, dar ao corpo o repouso necessário e cessar estímulos negativos como cigarro, ar condicionado, mudanças de temperatura.

A sinusite é considerada aguda quando os sintomas têm quatro semanas ou menos de duração, subaguda quando duram de quatro até onze semanas, e crônica quando o quadro permanece por doze semanas ou mais.

O tratamento para sinusite aguda normalmente é com medicação. A cirurgia reservamos para os casos de sinusite crônica ou quando há alguma complicação da sinusite aguda.

Leia Também:  Luiz Claudio

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307-1505 / WhatsApp (62) 9962 6052

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Coluna social

Publicados

em

Toda ação humana, quer se torne positiva ou negativa, precisa depender de motivação. Dalai Lama

No dia 5, Renivaldo Soares completou mais um ano de vida. Parabéns para você! Saúde, paz e felicidades…

 

No dia 7 a senhora Yara Prados completou mais um ano de vida. Parabéns, muitas felicidades e mais anos de vida com saúde, paz e amor!

 

No dia 8, a professora Divina Defina de Araújo comemorou seu aniversário. Desejamos que a sua vida seja sempre uma soma de vitórias. Felicidades.

 

Udson Marques aniversariou no dia 14. Desejamos saúde e felicidades ao aniversariante…

 

Leonel José Cardoso Cardoso comemorou mais um ano de vida no dia 20. Rodeie-se das pessoas que você mais ama e seja feliz. Parabéns…

 

No dia 21, Cristina Liégio completou mais um ano de vida. Que sua vida seja recheada de bons e felizes momentos. Parabéns!

 

Quem também comemorou mais um ano de vida no dia 25, foi Emival Alves Santana. Desejamos saúde, paz e sucesso. Feliz aniversário.

 

No dia 30, Samuel Balduino comemorou seu aniversário. Desejamos felicidades sempre. Parabéns!

 

Zélia Ferreira comemorou mais um aniversário no dia 31. Desejamos um feliz aniversário e muitos anos de vida.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Dr. André Marques
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA