DICAS DE SAÚDE POR DR. FABIANO MOURA

Dr. Fabiano Moura

A sinusite é considerada aguda quando os sintomas têm quatro semanas ou menos de duração, subaguda quando duram de quatro até onze semanas, e crônica quando o quadro permanece por doze semanas ou mais.

Publicados

A sinusite do cantor Gusttavo Lima

O cantor Gusttavo Lima, adiou um show que faria na cidade de Santa Maria (RS) porque precisou realizar um procedimento para sinusite. A cirurgia para sinusite é chamada de sinusectomia.

O termo sinusite vem de sinus, que são cavidades no nosso rosto ao lado do nariz (ou seios paranasais). “Ite” é o sufixo que denota inflamação. Então, sinusite é uma inflamação nos sinus. Ela pode acometer um ou mais dos quatro seios paranasais: maxilar, etmoidal, frontal e esfenoidal. Muitas vezes, instala-se como complicação de gripe, resfriado, rinite alérgica, desvios de septo, traumas de face e/ou crânio e tratamentos dentários. Também pode ser causada pela exposição contínua ao ar condicionado ou, ainda, por irritações ambientais constantes – poluição atmosférica, trabalho em ambientes frios ou trabalho com inalantes irritantes.

Os sintomas mais comuns são o nariz entupido prolongadamente, secreção nasal abundante amarelada, esverdeada e/ou com sangue, que pode ser vivo ou escuro, misturado com a secreção. Pode dar febre, dores na face, dores de cabeça, mal-estar no corpo etc. Muitos pacientes têm dores nos dentes superiores.

Leia Também:  Vejam as Pesquisas para Presidência e Governo em Goiás na Coluna Conexão Política por Luiz Claudio

A sinusite aguda é uma doença que pode gerar uma série de complicações, tais como: sinusite crônica, abcesso periorbitário (inchaço significativo do olho, que ocorre quando a sinusite rompe a parede do olho e penetra dentro dele, levando a risco de perder a visão), abscesso cerebral e meningite. Ou seja, se não for tratada adequadamente, ainda mais em indivíduos com o organismo debilitado, pode ter sequelas significativas e mesmo levar à morte.

Por que uma gripe vira sinusite? São as condições do organismo no período de infecção que favorecem ou não o aparecimento de complicações. O risco de a gripe virar sinusite diminui significativamente se o paciente se hidratar e se alimentar adequadamente, dar ao corpo o repouso necessário e cessar estímulos negativos como cigarro, ar condicionado, mudanças de temperatura.

A sinusite é considerada aguda quando os sintomas têm quatro semanas ou menos de duração, subaguda quando duram de quatro até onze semanas, e crônica quando o quadro permanece por doze semanas ou mais.

O tratamento para sinusite aguda normalmente é com medicação. A cirurgia reservamos para os casos de sinusite crônica ou quando há alguma complicação da sinusite aguda.

Leia Também:  Luiz Cláudio

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307-1505 / WhatsApp (62) 9962 6052

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Vejam as Pesquisas para Presidência e Governo em Goiás na Coluna Conexão Política por Luiz Claudio

Publicados

em

A Pesquisa realizada pelo instituto Brasmarket, trouxe também os números para a disputa a Presidência da República em Goiás. Confira os números:Cenário 1Jair Bolsonaro – 44,5%Lula – 32,4%Ciro Gomes – 5,6%João Dória – 2,3%Simone Tebet – 0,9%Luciano Bivar – 0,8%Indecisos – 3,5%Brancos e Nulos – 10,1%

RejeiçãoLula – 51,4%Jair Bolsonaro – 39,3%João Dória – 38,3%Ciro Gomes – 30,3%Luciano Bivar – 13,0%Simone Tebet – 8,3%A pesquisaO Brasmarket ouviu 800 pessoas entre os dias 9 e 13 de maio e a margem de erro máxima é de 3,4% pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no TRE.

Pesquisa realizada pelo instituto Brasmarket, aponta que o Governador Ronaldo Caiado (União Brasil), lidera a disputa para o governo de Goiás.Caiado aparece na frente em todos os cenários. Veja os númerosCenário 1Ronaldo Caiado – 46,1%Gustavo Mendanha – 18,9%Major Vitor Hugo – 6,1%.Wolmir Amado – 1,3%Indecisos – 11,3%,Brancos e Nulos – 16,3%Cenário 2 (Com Marconi)Ronaldo Caiado – 44,1%Gustavo Mendanha – 16,1%Marconi Perillo – 9,6%Victor Hugo – 5,5%Wolmir Amado – 0,8%Indecisos – 9,6%Brancos e Nulos – 14,3%RejeiçãoMarconi Perillo – 46,3%Victor Hugo – 35,5%Wolmir Amado – 29,7%Ronaldo Caiado – 24,6%Gustavo Mendanha – 20,6%A pesquisaO Brasmarket ouviu 800 pessoas entre os dias 9 e 13 de maio e a margem de erro máxima é de 3,4% pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no TRE.

Leia Também:  Waldir Marques

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA