Pesquisar
Close this search box.
el Niño

El Niño pode atrasar chuvas em Goiás por até 20 dias e intensificar calor entre agosto e novembro

O boletim Informe Pré-Safra Goiás já aponta que as mudanças climáticas provocadas pela chegada do El Niño demandam atenção especial do setor produtivo para prevenir eventuais prejuízos na produção de grãos.
El Niño pode atrasar chuvas em Goiás por até 20 dias e intensificar calor entre agosto e novembro. Foto: Reprodução

publicidade

O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) monitora de perto o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e avalia a possibilidade de formação de um novo El Niño no segundo semestre de 2026. Caso a temperatura do oceano atinja 2°C acima da média, o fenômeno climático pode provocar atraso de 15 a 20 dias no início do período chuvoso em Goiás, além de ondas de calor mais intensas entre agosto e novembro.

Atualmente, a temperatura no Pacífico está em 0,6°C acima da média, mantendo-se estável. Segundo André de Oliveira Amorim, gerente do Cimehgo, ainda não há confirmação de um cenário extremo, mas o órgão segue acompanhando a evolução do fenômeno. “Não está subindo como ocorreu de abril para maio”, afirmou Amorim.

Cenário crítico depende de agosto e setembro

De acordo com o gerente do Cimehgo, o cenário mais crítico dependerá do comportamento das águas do Pacífico entre agosto e setembro. Caso o aquecimento alcance os 2°C acima da média, o El Niño poderá alterar as rotas dos ventos e comprometer o transporte de umidade da Amazônia para o centro-oeste do país.

Se o Pacífico atingir 2°C acima da média, Goiás poderá registrar atraso de 15 a 20 dias no início do período chuvoso. Na prática, isso significa que outubro pode começar sem chuvas regulares ou com precipitações irregulares em diversas regiões do estado.

Leia Também:  PC prende oito homens suspeitos de compartilhar e armazenar pornografia infantil

Calor predominante de maio a novembro

Amorim alertou que o El Niño também provoca ondas de calor e temperaturas extremas nos próximos meses. “De maio até novembro, teremos um calor predominante. O frio não ocorrerá como nos demais anos”, completou.

As simulações indicam que, entre o fim de 2026 e o início de 2027, há chances semelhantes (cerca de 25%) do El Niño ser moderado, forte ou muito forte. A probabilidade de o Pacífico continuar neutro nesse período é baixa.

Impactos no agronegócio e na saúde pública

O boletim Informe Pré-Safra Goiás já aponta que as mudanças climáticas provocadas pela chegada do El Niño demandam atenção especial do setor produtivo para prevenir eventuais prejuízos na produção de grãos. No Sudoeste e Sul de Goiás, as chuvas podem ficar ligeiramente acima da média, enquanto na região Centro-Norte tendem a ficar abaixo do normal.

A irregularidade das chuvas e o calor prolongado devem combinar-se com episódios de chuva concentrada, principalmente nos meses mais quentes, formando um cenário de instabilidade climática. Agricultores precisam ajustar o calendário de plantio e reforçar o manejo hídrico para minimizar impactos sobre lavouras e pastagens.

Leia Também:  Jovem é impedido de se apresentar em igreja de Goiânia por conta de seu cabelo

Previsões da NOAA e de órgãos federais

A NOAA (Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA) projeta mais de 60% de chance de formação do El Niño a partir de maio, com possibilidade superior a 90% no segundo semestre de 2026. Uma nota técnica conjunta do INPE, INMET, Funceme e CENSIPAM aponta cerca de 60% de chance de formação do fenômeno ao longo do segundo semestre, com possível atuação até o início de 2027.

Modelos climáticos mais recentes indicam que o aquecimento do Pacífico deve aumentar ao longo do segundo semestre de 2026, com 82% de chance de o El Niño se formar entre maio e julho.

O Cimehgo manterá o monitoramento contínuo e atualizará a população sobre possíveis alterações no regime de chuvas em Goiás.

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade