Luto
Em Goiás, biomédica morre com suspeita de dengue dias após passar por parto de emergência
A mulher precisou passar por um parto de emergência, na tentativa de salvar a vida dela e da filha. Ela morreu após passar por cirurgias e tratamentos para conter hemorragias.
Uma mulher identificada como Nathany Gomes tinha 30 anos, morreu com suspeita de dengue dias depois de passar por um parto de emergência em Goiânia. Ela era biomédica e de acordo com a família, teve uma gravidez tranquila até ser diagnosticada com a dengue, que posteriormente fez com que ela tivesse hemorragias e precisasse de cirurgias e tratamentos.
“Ela foi muito guerreira. Ela foi muito forte e batalhou [para viver] pelos filhos. Foi tudo em consequência da dengue, por hemorragias internas. Nathany resistiu até onde podia por ser forte”, disse o marido da mulher, Marcus Pacheco.
A pequena Aurora sobreviveu ao parto, mas a mãe morreu na quarta-feira (15).
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) explicou que investiga o caso para saber se a causa foi a dengue. Através de nota, a pasta explicou que as mortes “são consideradas suspeitas até passarem pelo Comitê de Investigação de Óbitos por Arboviroses para ser confirmada ou descartada [a morte pela dengue]”.
Diagnóstico
O marido de Nathany, Marcus Pacheco, contou que tudo começou no dia 7 de maio, quando a esposa soube que estava com dengue. Na época, ela estava grávida de 38 semanas. Pacheco explicou que, após ela ser diagnosticada, fez o tratamento conforme indicado pelos médicos, com hidratação oral e tomando soro em postos de saúde.
Ele disse ainda que, na sexta-feira (10), as plaquetas dela caíram e a biomédica precisou ser internada. No dia, devido ao estado de Nathany, ela precisou passar por um parto de emergência, na tentativa de salvar a vida dela e da filha, a pequena Aurora.
Conforme o marido, durante o parto, que foi de risco por causa da dengue, as plaquetas da esposa caíram ainda mais, de modo que foi necessário que ela fosse sedada. Apesar do quadro da mãe, a pequena Aurora nasceu saudável.
O esposo de Nathany explicou que, de acordo com os médicos, a menina nasceu saudável devido à saúde da mulher durante a gravidez. Ele contou que Nathany era disciplinada e praticava exercícios físicos todos os dias.
Pacheco contou que, no dia após o nascimento de Aurora, Nathany foi transferida para um outro hospital. Ele explicou que ela começou a ter hemorragia, quadro grave da dengue, e precisou passar por uma cirurgia para retirada do útero para conter esse sangramento. Mesmo após a cirurgia, as hemorragias permaneceram.
Nathany teve que passar por hemoiálise, inclusive uma no Dia das Mães, e outras duas cirurgias para tentar parar o sangramento.
“Nessa hemodiálise, ela pediu para chamar todos os parentes, porque tinha risco de falecimento por parada cardíaca. Ela sobreviveu e melhorou. Ela ainda aguentou passar por outra cirurgia”, explicou o marido.
“A primeira cirurgia foi pra estancar o sangue e retirar o útero. A segunda e a terceira foi para cessar o sangramento pela dengue hemorrágica”, resumiu Pacheco.
Apesar de todos os esforços dos médicos e de Nathany, ela não resistiu e morreu na quarta-feira (15). Marcus disse que, quando a esposa morreu, ele estava em um culto rezando pela esposa.
“Ela resistiu à cirurgia, mas passando pouco tempo depois ela faleceu”, finalizou.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
CIDADES
Edição 2024 do Anápolis Fashion Week apresentou as novidades e tendências do segmento em Goiás
O evento reuniu 16 marcas goianas no teatro municipal da cidade.
O palco foi transformado numa passarela, onde mais de 80 modelos exibiram charme, beleza e vestiram o que há de mais moderno e inovador no mundo da moda. Richard Pessato abriu o evento com sua coleção mesclada a uma encenação. “É uma coisa muito bonita porque é o único evento que valoriza os profissionais, produtores, estilistas modelos e é muito bom ter sido essa referência na cidade” destacou.
O evento que é voltado para divulgação de marcas e descobrimento de novos talentos foi a abertura da passarela para a modelo Beatriz Gonçalves, que até então só atendia o mercado fotográfico. “Significou uma oportunidade para tantos modelos, maquiadores e profissionais da moda mostrarem seus talentos e apresentarem” ressaltou Beatriz.
Ao todo 16 marcas estiveram presentes. Quem produz moda, pode mostrar seu trabalho nos detalhes feitos em cada peça. É o caso do estilista Liseu Vieira, da marca Élobo, que trouxe para o evento 10 looks voltados para o público masculino e inspirados no cerrado goiano. “Eu sou mega feliz pelo que foi apresentado e vejo desde o início, foi algo que eu queria transmitir que é o impacto social além de uma mudança de pensamento, para a gente pensar mais no meio ambiente não só na proposta de consumo” salientou.
O mercado da moda está em franco crescimento aqui no estado e só no ano passado movimentou mais de 10 bilhões de reais segundo a secretaria da retomada. Vários programas de incentivo tem sido criados pelo governo de Goiás, para garantir o impulsionamento dos negócios, que se destacam pela qualidade nas produções. “Estou gostando bastante, as marcas tem roupas lindas” disse o modelo Marcos Eduardo, que participou de quatro desfiles.
A quinta edição do Anápolis Fashion Week foi realizada no Teatro Municipal de Anápolis, que ficou praticamente lotado. O público compareceu em peso e contribuiu para a campanha de arrecadação de alimentos, com a doação de 1 kg de alimento não perecível que posteriormente será repassada para instituições filantrópicas na cidade. A organização do evento disse estar feliz pela realização. “Super importante, pois são essas ações que trazem a moda para cá e essa conectividade. Vários estilistas querem expor suas coisas e começar de algum modo mas não existe nada na cidade a não ser o evento e por isso é importante continuar e realizar em parceria com a ajuda dos meios de comunicação” reforçou Pessato.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Em Goiás, colega estrangulou cuidadora de idosas com fita usada em fraldas de pacientes; Assista
- ARTIGO4 dias atrás
Proibição do uso de celular em escolas. Por que é importante?
- VALE DO SÃO PATRÍCIO4 dias atrás
Paciente é transportado em caçamba de caminhonete após ambulância sofrer acidente, em Crixás; Assista
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
PC realiza a maior operação do ano, com a prisão de 50 envolvidos em fraudes eletrônicas
- ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Fátima Bernardes faz rara aparição só de maiô com namorado: ‘Onça-menina’
- Agronegócio7 dias atrás
Invasões de terras e conflitos agrários preocupam produtores rurais
- VÍDEOS4 dias atrás
Em Goiás, colega estrangulou cuidadora de idosas com fita usada em fraldas de pacientes
- SAÚDE4 dias atrás
Prioridade na Saúde Preventiva de Meninos