Pesquisar
Close this search box.
Saúde

Em Goiás são registradas 380 mortes por dengue e tem o pior ano da doença

Foras registrados outros 68 óbitos estão sendo investigados e um total de 284.086 casos da doença foram confirmados, segundo a Secretaria de Saúde (SES-GO). As cinco cidades goianas que mais tiveram óbitos pela doença foram: Anápolis, com 53; Goiânia, com 38; Luziânia, com 25; Cristalina, com 18 e Valparaíso de Goiás, com 15.

publicidade

Goiás já foram registradas 380 mortes por dengue em 2024, o que torna este o pior ano da doença já registrado no estado, conforme a Secretaria de Saúde (SES-GO). As cinco cidades goianas que mais tiveram óbitos pela doença foram: Anápolis, com 53; Goiânia, com 38; Luziânia, com 25; Cristalina, com 18 e Valparaíso de Goiás, com 15.

Ainda segundo os dados da SES-GO, atualizados no último domingo (1º), 68 mortes estão sendo investigadas e um total de 284.086 casos da dengue foram confirmados, também em 2024.

Diversos estudos demonstraram que “o aquecimento global, as ondas de calor que nós tivemos e as chuvas irregulares favoreceram a proliferação do Aedes [mosquito transmissor] e, com isso, o aumento na transmissão da doença”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim.

Através de nota, o órgão informou que 122.269 pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina Qdenga em Goiás.

Desde o mês de fevereiro, o imunizante contra a dengue faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes entre 6 e16 anos.

Leia Também:  Pesquisa inédita financiada pelo Ministério da Saúde identifica pré-disposição genética a doenças em brasileiros

Cuidados

O Ministério da Saúde (MS) reforça que, além das ações realizada pelos agentes das prefeituras, a população também deve fazer a sua parte para prevenir a doença. Segundo o órgão, alguns cuidados que as pessoas podem tomar são:

  • uso de telas nas janelas e repelentes;
  • remoção de recipientes que possam se transformar em criadouros de mosquitos;
  • vedação dos reservatórios e caixas de água;
  • limpeza de calhas, lajes e ralos;
  • participação nas ações de controle da dengue executadas pelo SUS.

Veja a nota SES/GO

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás informa que desde o início da vacinação, já foram distribuídas 342.960 doses do imunizante para os municípios goianos. No total foram aplicadas em Goiás 253.593 doses da Qdenga, sendo 209.603 (1ª dose) e 43.990 (2ª dose). No total, 122.269 pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina em Goiás. Atualmente, a Qdenga está para crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 16 anos.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade