Pesquisar
Close this search box.
doação de órgãos

Número de goianos que autorizam doação de órgãos eletronicamente ultrapassa 1,3 mil

O número indica aumento na conscientização da população goiana sobre a importância da doação e amplia o acesso ao registro oficial de doadores no estado.
Foto: Portal Goiás

publicidade

Mais de 1,3 mil pessoas já formalizaram eletronicamente a intenção de doar órgãos em Goiás por meio da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), segundo dados atualizados deste ano. O número indica aumento na conscientização da população goiana sobre a importância da doação e amplia o acesso ao registro oficial de doadores no estado.

A plataforma foi criada pelos Cartórios de Notas e é regulamentada nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Provimento nº 164/2024. Trata-se de uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Saúde com objetivo de simplificar, de forma segura e legal, a doação de órgãos e tecidos de forma individual.

Como funciona o registro

O interessado acessa o portal da AEDO (aedo.org.br) ou o aplicativo e-Notariado, solicita um Certificado Digital Notarizado, participa de uma videoconferência com um tabelião e assina eletronicamente o documento, indicando os órgãos que deseja doar.

O processo é gratuito para o solicitante e pode ser realizado em qualquer um dos mais de 8 mil cartórios de notas do país. A autorização pode ser revogada a qualquer momento, e cada cidadão pode ter apenas uma AEDO ativa.

Leia Também:  Rede pública estadual de saúde passa a contar com primeiro Centro de Processamento Celular

Fila de transplantes em Goiás

Atualmente, mais de 760 pessoas aguardam por transplantes em Goiás, segundo informações oficiais. O estado alcançou recorde histórico no número de doadores efetivos de órgãos em 2025, com 117 confirmações registradas, o que representa avanço significativo nos procedimentos de doação.

No cenário nacional, mais de 3 mil transplantes já foram realizados no Brasil em 2026, com destaque para os procedimentos de rim e fígado. O fígado tem grande capacidade de regeneração, permitindo que parte do órgão seja doada em vida.

Importância do registro digital

A AEDO amplia o acesso ao registro oficial de doadores e fortalece o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), permitindo que profissionais da saúde possam comprovar à família o desejo da pessoa falecida em doar órgãos.

Para que um paciente seja inscrito na lista de espera do SNT, ele deve ser encaminhado a um estabelecimento autorizado para realização do transplante, avaliado por equipe médica especializada e realizar exames específicos.

A divulgação da AEDO tem sido reforçada em ações como o “Dia D” sobre doação de órgãos, realizado em parceria entre a Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás e o Colégio Notarial do Brasil, com atendimento gratuito nos cartórios extrajudiciais.

Leia Também:  Juíza goiana denuncia Corregedoria ao CNJ por investigação 'machista e abusiva’

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade