Saúde

Glaucoma: 70% dos indivíduos que sofrem com a doença não têm conhecimento do diagnóstico

Especialista alerta que diagnóstico precoce pode evitar a cegueira irreversível.

Publicados

Glaucoma: 70% dos indivíduos que sofrem com a doença não têm conhecimento do diagnóstico. Foto: Divulgação

Mesmo sem notar mudanças perceptíveis, a visão pode estar sendo prejudicada de maneira permanente. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), cerca de 70% dos indivíduos que sofrem dessa condição não têm conhecimento do diagnóstico. Inicialmente assintomático, o glaucoma é a principal razão de cegueira irreversível no mundo e, conforme a SBG, pode impactar mais de dois milhões de brasileiros com mais de 40 anos.

Apesar da seriedade do problema, quatro em cada dez pessoas desconhecem o que é glaucoma, conforme revela um levantamento do Ibope Inteligência. Esse desconhecimento é ainda maior entre os jovens de 18 a 24 anos, atingindo 53%, e entre os adultos com 55 anos ou mais, alcançando 71%. A falta de sintomas evidentes e o desconhecimento sobre o assunto atrasam a identificação da condição e impedem o acesso ao tratamento precoce, que poderia evitar a perda de visão.

Indivíduos com histórico familiar de glaucoma, diabéticos, hipertensos, pessoas com miopia e aqueles que fazem uso de medicamentos à base de corticoides têm maior predisposição ao desenvolvimento dessa condição. O Dr. Pedro Kalil, oftalmologista do Hospital de Olhos de Palmas e especialista em Glaucoma, esclarece a natureza da doença. “O glaucoma é uma condição que afeta os olhos, resultando em uma perda gradual da visão, tipicamente comprometendo a visão periférica, o que pode tornar atividades do dia a dia, como ler e dirigir, mais desafiadoras. Se não for tratado, o glaucoma pode progredir para cegueira total”, enfatiza o médico.

Leia Também:  Teste para HTLV passa a ser indicado para gestantes durante pré-natal

Para destacar a importância do tratamento do glaucoma, dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) indicam que, somente na rede pública de saúde, entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2023, mais de 1,3 milhão de pacientes diagnosticados com glaucoma foram impedidos de perder a visão graças ao tratamento adequado.

“É aconselhável que todos façam consultas oftalmológicas regularmente, não apenas para exames de correção visual, mas também para exames oftalmológicos completos. Assim como o glaucoma, existem outras condições oculares que podem se desenvolver silenciosamente. Ao detectar esses problemas antes mesmo de sintomas surgirem, é possível evitar complicações futuras”, orienta o Dr. Pedro Kalil.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

App do Poupatempo vai auxiliar agendamentos de consultas médicas em SP

Publicados

em

A população paulista poderá obter informações da área da saúde por meio do aplicativo do Poupatempo. As mulheres, por exemplo, poderão acessar o aplicativo e saber qual o itinerário das carretas da mamografia, que percorrem o estado oferecendo exames gratuitos para aquelas com 35 anos ou mais. O objetivo é diagnosticar, antecipadamente, o câncer de mama.

Os interessados devem abrir o aplicativo ou o site do Poupatempo, selecionar a aba “Saúde”, escolher a opção “Mulheres de Peito”, clicar em “Consultar itinerário das Carretas da Mamografia” e, por último, clicar em “Iniciar”. Desta forma, será possível verificar a localização da carreta mais próxima.

O programa Mulheres de Peito está disponível no app e no portal do Poupatempo, auxiliando no agendamento de mamografias e direcionando as ligações para o telefone 0800-779-0000, da Central de Regulação de Oferta de Serviços do Estado (Cross). Por meio do 0800, as mulheres entre 50 e 69 anos que não fizeram mamografia nos últimos dois anos podem agendar o exame mesmo sem pedido médico.

Leia Também:  Retrospectiva 2022: confira as principais notícias de maio

Outro programa disponível é o “Filho que ama, leva o Pai ao AME”, que atende homens a partir dos 50 anos sem necessidade de encaminhamento médico. Nesses Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME), são oferecidos, aos sábados, exames preventivos nas áreas de cardiologia e urologia, também com o objetivo de rastrear o câncer de próstata e incentivar a realização de exames preventivos para detecção precoce da doença.

Agora, os exames podem ser solicitados com a ajuda do aplicativo que irá direcionar as ligações para o telefone 0800-779-0000, da Cross. Outros programas de saúde serão incluídos no Poupatempo, como, por exemplo, informações sobre a posição dos pacientes que aguardam na lista de espera da Central de Transplantes de órgãos e tecidos, check-list do programa Vida sem Nicotina e a localização georreferenciada de hospitais, farmácias e hemocentros.

O Poupatempo é um projeto criado em 1997 pelo então governador Mário Covas para reunir num único lugar vários serviços. Hoje são mais de 400 serviços disponíveis para a sociedade, indo da emissão de carteira de trabalho ao licenciamento veicular. 

Leia Também:  OMS batiza de Ômicron a nova variante identificada na África do Sul

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA