Goiás na Frente: Investimento em 62 obras de saneamento em Goiás

Publicados


Em todas as regiões do estado, os investimentos do Programa Goiás na Frente promovem 62 obras de saneamento, ampliam a rede de esgoto e de abastecimento de água. Em Goiânia, foi inaugurado o Sistema Produtor Mauro Borges, que será responsável por abastecer municípios da Região Metropolitana, como Aparecida de Goiânia. A obra é avaliada em R$ 51 milhões.

O Sistema Produtor Mauro Borges (SPMB) foi projetado para dobrar a capacidade de produção de água tratada para a capital e região metropolitana de Goiânia, o que garantirá o abastecimento até o ano de 2040. Abadia de Goiás, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Goianira e Nerópolis são exemplos de municípios da Região Metropolitana onde serão realizadas intervenções e benefícios para a população.

“O governo do estado é pautado pela política da construção e promove transformações que visam melhorar as condições de vida da sociedade”, diz o vice-governador Zé Eliton, coordenador-geral do programa Goiás na Frente, ao destacar o Sistema Produtor Mauro Borges como “uma obra com tecnologia importantíssima, que é referência em engenharia para o Brasil”.

Leia Também:  Câmara Federal vai triplicar com bancada feminina

Anápolis será contemplada com ampliação do sistema produtor, incluindo nova captação, adutora de água bruta, estação elevatória e ampliação da estação de tratamento. Ações suficientes para abastecer o terceiro maior munícipio de Goiás, com a realização das obras de uma nova captação de água no Rio Capivari.

O prefeito Roberto Naves, na época do lançamento da obra, elogiou a postura do vice-governador Zé Eliton que se “empenhou pessoalmente” para tornar o empreendimento realidade. Eliton classificou como “expressiva” a obra de captação de água no Rio Capivari, em Anápolis. “Este é um empreendimento fundamental”, ressaltou.

Na Região do Entorno Sul do Distrito Federal está em execução a ampliação do sistema de água Corumbá. Orçado em R$ 108 milhões, o complexo irá abastecer Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama e Valparaíso de Goiás. Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cristalina, Formosa, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás e Santo Antônio do Descoberto são outros municípios que terão ações de saneamento no Entorno.

Acompanhado do presidente da Saneago, Jalles Fontoura, Zé Eliton entregou no dia 16 de novembro a ampliação do reservatório à população de Itapaci. O empreendimento vai garantir o fornecimento de água tratada para toda a cidade nos próximos 20 anos.

Leia Também:  Em Porangatu, família que se reuniu no fim de ano, teve 30 contaminados e 3 óbitos por Covid-19

A Região Norte também contará com intervenções importantes. Campinaçu, Estrela do Norte, Mara Rosa, Minaçu, Niquelândia, Porangatu e Uruaçu terão ampliação ou conclusão de obras de esgoto e da rede de água. No Nordeste, Campos Belos terá a continuidade das obras de implantação do sistema produtor do Rio Mosquito. Iaciara implantará o sistema de esgoto. Posse será contemplada com o sistema de água em Barbosilândia.

Para as regiões Sul e Sudoeste estão previstos investimentos em Cachoeira Dourada, Goiatuba, Morrinhos e Rio Verde. Goianésia terá a ampliação do sistema de água. Em Cezarina, será concluída a implantação do esgoto. Os municípios de Ipameri, Iporá, Itapaci, Itapirapuã, Jaraguá e Jussara também serão beneficiados pelas ações do Goiás na Frente.

Crédito foto: Wildes Barbos

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Conheça a fotografia das Cavalhadas de Pirenópolis que ganhou 1º lugar em concurso da Wikipédia

Registro da fotógrafa Michelly Matos foi feito no circuito de 2023 e agora concorre à etapa internacional da premiação. Secult Goiás lançou fotolivro dos festejos com versão impressa e on-line.

Publicados

em

Conheça a fotografia das Cavalhadas de Pirenópolis que ganhou 1º lugar em concurso da Wikipédia.

Com foto que registra os mascarados das Cavalhadas de Pirenópolis, Michelly Matos é a ganhadora do concurso de fotografia da Wikipédia. O Wiki Loves Cultura Popular (WLCP), também conhecido como Wiki Loves Folklore (WLF) em inglês, é uma competição fotográfica anual, organizada por membros da comunidade Wikimedia em todo o mundo. Em 2024, Michelly Matos conquistou o primeiro lugar na etapa nacional com a foto Cavalhadas de Pirenópolis (GO) e agora concorrerá com fotografias de todo o mundo na etapa internacional.

Para Michelly Matos, “esse prêmio é resultado de muita dedicação, sensibilidade e renúncias. Significa ser reconhecida enquanto artista e goiana de coração. Trazer um prêmio para o estado que me acolheu ainda criança, quando ser fotógrafa era um sonho distante, é uma retribuição do quanto fui e sou feliz aqui. Minha primeira vez ganhando prêmio em 1º lugar. É uma confirmação de que estou ao lado de pessoas excepcionais agregando e enriquecendo com muita sensibilidade e amor, a cultura do Estado”.

Leia Também:  Em Goiás, débitos de ICMS, IPVA e ITCD já podem ser negociados com desconto

A fotógrafa registrou as Cavalhadas em 2023 para o Idheas, organização social que operacionalizou o Circuito Cavalhadas junto ao Governo de Goiás e também faz parte da equipe oficial de cobertura das Cavalhadas 2024. Seu trabalho tem como foco a beleza da diversidade. Além da cultura popular e de registros das manifestações culturais de Goiás, Michelly tem uma relação íntima com associações e instituições de atenção a pessoas com deficiência, em especial com o Instituto Nacional de Nanismo.

Você pode conferir mais registros de Michelly Matos em suas redes do instagram, no perfil @michellymatoss; e também no fotolivro do Circuito das Cavalhadas, disponibilizado pelo Governo de Goiás, no portal da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), pelo link abre.go.gov.br/eb9b025.

Fotolivro Circuito das Cavalhadas 2023

Produzido pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Idheas, o fotolivro traz 92 páginas com registros fotográficos das batalhas entre cristãos e mouros de 2023, com suas princesas e personagens, além de informações e curiosidades que retratam a grandiosidade das festas, a devoção religiosa e a vibração da comunidade durante as Cavalhadas.

Leia Também:  Em Goiás, primeiro dia de fevereiro inicia com ocupação de 91,6% dos leitos de UTI para Covid-19 da rede estadual

A publicação é produzida pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Idheas, e também um mapa das localidades que realizam os festejos.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA