Pesca Esportiva 2025

Goiás Turismo anuncia abertura da Temporada de Pesca Esportiva 2025

Publicados

A Goiás Turismo anuncia oficialmente, nesta segunda-feira (24/02), a abertura da Temporada de Pesca Esportiva 2025. Na ocasião, será anunciada a ampliação dos investimentos nos torneios Circuito Goiano de Pesca Esportiva e Gigantes do Araguaia, que contemplarão novos municípios do estado.

A solenidade será realizada às 9h30, no saguão da Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia, e contará com a presença de diversas autoridades, entre elas, o secretário Nacional de Pesca Industrial, Expedito Neto, deputados, prefeitos e secretários, além do trade turístico.

Torneios

Os torneios serão realizados de março a outubro. No caso do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, o número de municípios passou para 10 participantes. As etapas ocorrerão em Quirinópolis(novo), Alexânia, São Simão, Niquelândia, Inaciolândia (novo), Abadiânia (novo), Buriti Alegre, Luziânia, Catalão, com a final em Três Ranchos.

Já o Gigantes do Araguaia foi ampliado para cinco etapas, ocorrendo em Aruanã, Luiz Alves – distrito de São Miguel do Araguaia, Itacaiú – distrito de Britânia (novo), Bandeirantes – distrito de Nova Crixás, com encerramento em Aruanã.

Leia Também:  Caiado prestigia posse do novo reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

Como incentivo à participação das mulheres, pela segunda vez a Goiás Turismo também vai apoiar os torneios Tucuna Queen, em Três Ranchos, e Rainhas do Araguaia, em Aruanã. Os torneios receberão investimento de cerca de R$ 2 milhões da Goiás Turismo.

Pesca esportiva

Pelo quarto ano consecutivo, a autarquia apoia os eventos de pesca esportiva (modalidade “pesque e solte”) que já injetaram quase R$ 20 milhões na economia dos municípios participantes e inseriram Goiás no cenário nacional. Um dos diferenciais do estado é ser o único a adotar a cota zero, que proíbe o transporte de pescado como medida para preservar as espécies e garantir a piscosidade dos rios e lagos.

Além disso, são desenvolvidas ações de conscientização nas escolas sobre preservação do meio ambiente e distribuição de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade, dentro da perspectiva de ESG, voltada para o desenvolvimento sustentável.

Serviço

Assunto: Goiás Turismo anuncia abertura da pesca esportiva 2025
Quando: Segunda-feira (24/02), às 9h30
Onde: Saguão da Alego, Av. Emival Bueno, Setor Park Lozandes, Goiânia (GO)

Leia Também:  PM lança Operação Comando-Geral Itinerante em Aparecida de Goiânia

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

OMS alerta para óbitos por febre amarela no Brasil

Publicados

em

A Secretaria da Saúde de Goiás (SES/GO) reforça alerta emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação a casos e óbitos de febre amarela em países das Américas, entre eles o Brasil.

O Ministério da Saúde (MS) publicou também a nota técnica conjunta (nº 27/2025) com orientações aos viajantes que se deslocarão para regiões com casos da doença. Segundo documento, foram confirmados casos da doença nos estados de São Paulo [13 casos], Minas Gerais [01 caso] e Tocantins [01 caso]. Destes, 08 casos (53,3%) evoluíram para óbito, todos no estado de São Paulo. Nenhum dos indivíduos era vacinado.

Apesar do último caso registrado para a doença em Goiás ter acontecido em 2017, a SES/GO emitiu uma nota informativa (nº01/2025) sobre febre amarela, com alerta sobre a vacinação para todos os municípios goianos.

Recomenda-se aos municípios a busca ativa e vacinação de indivíduos não vacinados, além do aumento da sensibilidade da definição de caso humano suspeito, conforme orientações do Guia de Vigilância em Saúde.

Leia Também:  Mulher é agredida a chutes durante abordagem policial no DF; Assista

A vacinação é a principal medida de prevenção contra a infecção e deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para regiões de risco de contrair a doença. Além disso, a SES orienta que é importante que a população mantenha cuidados ao viajar para área rurais e de mata, além de manter o cartão de vacinação atualizado.

Pessoas que planejam viajar durante feriados como o carnaval e a semana santa devem procurar as unidades de saúde e atualizar as vacinas, além de usar calças e camisas de manga longa e aplicar repelentes nas partes expostas do corpo.

Vacina

vacina contra febre amarela
Cobertura vacinal para a febre amarela em Goiás está abaixo da meta prevista de 95% (Foto: Iron Braz)

A vacina da febre amarela faz parte do calendário básico de vacinação das crianças de 9 meses a menores de 5 anos, sendo uma dose aos 9 meses de idade e uma dose de reforço aos 4 anos e dose única na população de 5 a 59 anos de idade não-vacinada.

Em Goiás, a cobertura vacinal para a febre amarela encontra-se em 72,77%, abaixo da meta prevista pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

Em 2022, a cobertura vacinal no estado para crianças menores de 1 ano de idade foi de 63,68%; em 2023, foi de 67,57% e em 2024, de 72,77%, segundo os últimos dados disponibilizados pela Rede Nacional de Dados em Saúde em 02/2025.

Leia Também:  Poder Judiciário Goiano fará reajuste de custas em 2022

Apesar da melhora, os números estão abaixo da meta mínima preconizada de 95%.

A febre amarela é uma doença causada por um vírus cuja transmissão se dá por meio da picada de mosquitos silvestres, principalmente dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Os macacos e humanos são acometidos pela doença, que apresenta evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas formas graves.

Todo território brasileiro é considerado área de transmissão.

Segundo a nota do MS, a maior parte dos casos humanos de febre amarela são do sexo masculino, em função da exposição em áreas rurais e de mata, e também do menor cuidado com a saúde, entre eles a vacinação.

Pessoas que que se deslocam para praticar atividades de turismo e lazer, como ecoturismo, pesca e esportes de aventura, também representam uma parcela importante dos casos confirmados de febre amarela.

Certificado Internacional de Vacinação é exigido em 120 países

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA