Governo anuncia cobertura 4G e internet gratuita na Ilha de Marajó

Publicados


O governo federal anunciou hoje (9) a implantação da rede de comunicação banda larga móvel 4G na Ilha do Marajó, no Pará, e de ponto de internet gratuita para a população. A ação acontece no âmbito do plano de ação do programa Abrace o Marajó, também apresentado nesta sexta-feira pelo governo, em cerimônia realizada em Breves, município da ilha.

De acordo com o Ministério das Comunicações, seis localidades do Marajó passarão a ter cobertura 4G, grande parte, em área rural. A estrutura de conexão deve estar concluída até 2022. Serão beneficiados os distritos de Mainard, Câmara do Marajó, Retiro Grande, Piriá, São Miguel do Pracuúba e Joanes, alcançando mais de 7 mil habitantes.

A partir do plano de universalização da telefonia, aprovado pelo Decreto 9.619/2018, as empresas de telefonia se tornam obrigadas a disponibilizar a cobertura, com toda a estrutura de acessibilidade, até 2023.

Além das seis localidades no interior da ilha, a cidade de Breves está contemplada no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a empresa TIM. O documento prevê a cobertura 4G, financiado pela operadora, em 350 municípios do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país.

Leia Também:  Cardiologista goiana Ludhmila Hajjar é cotada para assumir MS; Bolsonaro se reúne com a médica, mas não bate martelo

WiFi na Praça

Também foi anunciado hoje a ativação de mais um “WiFi na Praça”, projeto que permite o acesso gratuito e ilimitado à internet em praças públicas. A conexão é via satélite com um raio de cobertura de 200 metros.

De acordo com o Ministério das Comunicações, a comunidade de Corcovado, no município de Breves é a segunda localidade no país a receber a ativação do projeto. O primeiro WiFi na Praça foi implementado no município de Angélica, comunidade rural do Rio Grande do Norte, em agosto deste ano.

Por meio do programa Governo Eletrônico foram instalados 94 pontos de internet banda larga via satélite na Ilha de Marajó, em áreas urbanas e rurais, atendendo escolas, unidades de saúde, pontos de fronteira, uma faculdade e uma biblioteca.

Edição: Valéria Aguiar

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Datena agride Pablo Marçal em debate; Assista

O candidato José Luiz Datena (PSDB), o Datena agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada em meio ao debate na TV Cultura, no Teatro B32, na avenida Faria Lima, neste domingo (15). O primeiro foi expulso, e o segundo deixou o programa que reunia os postulantes à Prefeitura de São Paulo. O debate foi interrompido em seguida e voltou com os outros quatro participantes.

Publicados

em

Datena agride Pablo Marçal em debate. Foto: Captura de Vídeo

O candidato José Luiz Datena (PSDB), o Datena agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada em meio ao debate na TV Cultura, no Teatro B32, na avenida Faria Lima, neste domingo (15). O primeiro foi expulso, e o segundo deixou o programa que reunia os postulantes à Prefeitura de São Paulo. O debate foi interrompido em seguida e voltou com os outros quatro participantes. O candidato do PRTB provocou o apresentador nos blocos anteriores.

“Senhoras e senhores, nós vamos às manchetes dos debates pela pior cena já vista em debates. Peço que se comportem para terminarmos bem o debate. Vamos voltar ao ar em seguida”, disse o mediador Leão Serva após a confusão, afirmando que a agressão foi um dos “eventos mais absurdos da história da TV brasileira”.

A assessoria de Pablo disse que o influenciador e autodenominado ex-coach seguiu para uma unidade de saúde para receber atendimento. Após a agressão, jornalistas que acompanhavam o debate de uma sala de imprensa se dirigiram à porta do estúdio, mas foram impedidos de seguir primeiro pela segurança do local e, depois, pela polícia. O combinado era que não haveria plateia no teatro e, por isso, os jornalistas acompanhavam o embate do lado de fora.

Leia Também:  Primeira fase de inspeção de urnas eletrônicas acaba nesta sexta

Datena já havia partido para cima de Marçal no debate anterior, realizado por TV Gazeta e Canal MyNews no dia 1º, mas sem chegar a agredi-lo.

Antes disso, o prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) se tornou o principal alvo do debate, também marcado por uma tentativa de isolar Marçal, que foi ora ignorado ora criticado pelos rivais.

Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo), os outros três convidados do programa, usaram perguntas e respostas para desqualificarem a gestão de Nunes. O emedebista teve confrontos sobretudo com Boulos, seu principal oponente.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA