Estado

Governo de Goiás abre 30.770 vagas em cursos gratuitos

São mais de 800 tipos de capacitação e qualificação nas 17 unidades do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), em Goiânia e no interior. Para se inscrever é preciso ter 16 anos ou mais.

Publicados

Secretário César Moura com alunos do Cotec: “Cursos de excelente qualidade que transformam vidas”. Fotos: Rodrigo Cabral

O Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec) está com inscrições abertas para 30.770 vagas nos cursos profissionalizantes gratuitos, neste primeiro semestre de 2024. Com mais de 800 opções distribuídas em 17 unidades da instituição, a oferta visa atender um amplo público, formado por pessoas com 16 anos ou mais e que tenham a partir do ensino fundamental incompleto.

Entre os cursos oferecidos pelo Cotec estão: salgadeiro; cuidador de idosos; massagista; maquiagem profissional; mídias digitais; auxiliar em gestão da agricultura; enfermagem no atendimento de baixa, média e alta complexidade e projetista de ações em segurança do trabalho. O objetivo é suprir a demanda do mercado de trabalho.

Alunos em atividades profissionalizantes que geram oportunidades de trabalho e renda.

As inscrições permanecem abertas até 18 de junho, podendo ser realizadas no site https://cotec.org.br/cursos/editais ou presencialmente na unidade escolhida do Cotec. Todos os cursos são ministrados de forma presencial, com opções nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Leia Também:  Com 2.375 novas empresas, Goiás tem melhor mês em cinco anos

Os cursos de curta duração, com carga horária entre 40 e 80 horas, oferecem conhecimentos em áreas como informática, beleza, administração e culinária. Para aqueles que buscam uma formação mais abrangente, os cursos de média duração apresentam uma carga horária que varia de 160 a 360 horas, permitindo aprofundamento em diversos setores da área da saúde. As inscrições para este modelo se encerram em 14 de maio.

“São cursos de excelente qualidade que transformam vidas através da capacitação. A pessoa ganha uma profissão, consegue um emprego ou muitas vezes empreende na área, trabalhando de casa mesmo e aumentando a renda da família”, destaca o secretário de estado da Retomada, César Moura.

Os Cotecs são do Governo de Goiás, administrados por meio da Secretaria da Retomada em convênio com o Centro de Educação profissional em Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás. As unidades estão presentes nas cidades de Goiânia, Anápolis, Caiapônia, Catalão, Ceres, Cidade de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiatuba, Palmeiras, Piranhas, Porangatu, Santa Helena, Uruana e Jaraguá.

Leia Também:  Estado é alvo de investigação por suspeita de não aplicar verba constitucional na Educação

Serviço

Assunto: Inscrições para cursos gratuitos do Cotec

Prazos

  • Para cursos de curta duração, até 18 de junho
  • Para cursos de média duração, até 14 de maio

Onde: https://cotec.org.br/cursos/editais ou presencialmente em unidade do Cotec

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Conheça a fotografia das Cavalhadas de Pirenópolis que ganhou 1º lugar em concurso da Wikipédia

Registro da fotógrafa Michelly Matos foi feito no circuito de 2023 e agora concorre à etapa internacional da premiação. Secult Goiás lançou fotolivro dos festejos com versão impressa e on-line.

Publicados

em

Conheça a fotografia das Cavalhadas de Pirenópolis que ganhou 1º lugar em concurso da Wikipédia.

Com foto que registra os mascarados das Cavalhadas de Pirenópolis, Michelly Matos é a ganhadora do concurso de fotografia da Wikipédia. O Wiki Loves Cultura Popular (WLCP), também conhecido como Wiki Loves Folklore (WLF) em inglês, é uma competição fotográfica anual, organizada por membros da comunidade Wikimedia em todo o mundo. Em 2024, Michelly Matos conquistou o primeiro lugar na etapa nacional com a foto Cavalhadas de Pirenópolis (GO) e agora concorrerá com fotografias de todo o mundo na etapa internacional.

Para Michelly Matos, “esse prêmio é resultado de muita dedicação, sensibilidade e renúncias. Significa ser reconhecida enquanto artista e goiana de coração. Trazer um prêmio para o estado que me acolheu ainda criança, quando ser fotógrafa era um sonho distante, é uma retribuição do quanto fui e sou feliz aqui. Minha primeira vez ganhando prêmio em 1º lugar. É uma confirmação de que estou ao lado de pessoas excepcionais agregando e enriquecendo com muita sensibilidade e amor, a cultura do Estado”.

Leia Também:  Criança pede para arrumar os dentes em carta ao Papai Noel e é atendida, em Goiás

A fotógrafa registrou as Cavalhadas em 2023 para o Idheas, organização social que operacionalizou o Circuito Cavalhadas junto ao Governo de Goiás e também faz parte da equipe oficial de cobertura das Cavalhadas 2024. Seu trabalho tem como foco a beleza da diversidade. Além da cultura popular e de registros das manifestações culturais de Goiás, Michelly tem uma relação íntima com associações e instituições de atenção a pessoas com deficiência, em especial com o Instituto Nacional de Nanismo.

Você pode conferir mais registros de Michelly Matos em suas redes do instagram, no perfil @michellymatoss; e também no fotolivro do Circuito das Cavalhadas, disponibilizado pelo Governo de Goiás, no portal da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), pelo link abre.go.gov.br/eb9b025.

Fotolivro Circuito das Cavalhadas 2023

Produzido pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Idheas, o fotolivro traz 92 páginas com registros fotográficos das batalhas entre cristãos e mouros de 2023, com suas princesas e personagens, além de informações e curiosidades que retratam a grandiosidade das festas, a devoção religiosa e a vibração da comunidade durante as Cavalhadas.

Leia Também:  Goiás tem previsão de chuva em diversas regiões nesta segunda (10)

A publicação é produzida pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Idheas, e também um mapa das localidades que realizam os festejos.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA