Governo de Goiás cria a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária

Publicados


O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (04) publica a Lei Nº 19.962 do Governo de Goiás que cria a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária e permite ao Executivo a gestão da vaga prisional, hoje exercida pelo Poder Judiciário. A criação do órgão aconteceu três dias depois da rebelião no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia que deixou nove mortos, 14 feridos e 242 foragidos.

Com a nova legislação, o sistema passa a contar com autonomia administrativa, orçamentária e financeira. A  Diretoria-Geral passa a ter gestão compartilhada, nos limites legais das unidades prisionais, mediante parcerias com organizações da sociedade civil ou privada. Também terá regionalização do sistema estadual de administração penitenciária, por intermédio de unidades prisionais que considerem os níveis de segurança, abrangência geográfica e perfil do encarcerado.

A lei, conforme observa o secretário de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, “é absolutamente revolucionária”. Ele explica que, atualmente, não se pode fazer a divisão dos presos por nível de periculosidade, uma vez que as vagas são geridas por uma fragmentação do Poder Judiciário, em que cada localidade faz uma gestão particular dos presos e dos presídios.

Leia Também:  PIB goiano apresenta crescimento de 1,7% em abril

A Diretoria-Geral será autônoma e independente do órgão estadual de administração penitenciária para gestão de vagas, implantação e movimentação dos encarcerados.

O novo diretor-geral de Administração Penitenciária é o coronel Edson Costa. A Diretoria-Geral Adjunta será ocupada pelo tenente-coronel Agnaldo Augusto da Cruz.  O tenente-coronel Newton Castilho assume a Superintendência Executiva da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Na composição da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, destacam-se: Secretaria-geral e Ouvidoria; Inteligência e Observatório; Advocacia Setorial; Comunicação Setorial; Ensino; Corregedoria; Assistência Policial Militar; Recursos Humanos; Engenharia; Contrato, Convênio e Licitação; Tecnologia, Informação e Comunicação; Patrimônio, Aprovisionamento e Gestão de Frota; Execução Financeira, Orçamentária e Fundo Penitenciário Estadual (Funpes); Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap); Cartório, Controle, Classificação, Implantação e Movimento de Vaga; Operações Penitenciárias Especiais.

Mais Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Governo de Goiás anuncia datas do Fica e Canto da Primavera 2025

Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental será realizado entre os dias 3 e 8 de junho na cidade de Goiás e a Mostra de Música de Pirenópolis será de 9 a 14 de setembro.

Publicados

em

Fica 2025 será realizado entre os dias 3 e 8 de junho na cidade de Goiás. Fotos: Secult Goiás

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), anunciou as datas dos maiores festivais de cinema e música do Estado em 2025. O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) será realizado entre os dias 3 e 8 de junho na cidade de Goiás. Já a Mostra de Música de Pirenópolis no Vale do São Patrício – Canto da Primavera – será de 9 a 14 de setembro.

A 26ª edição do Fica contará com uma extensa programação de cinema e cultural, com atividades formativas de cinema e meio ambiente, shows, exposições, feiras de artesanato e diversas apresentações artísticas. No próximo ano, o festival também irá inovar e instalar uma área destinada às crianças. O investimento do governo estadual é de R$ 6,1 milhões.

Festival Canto da Primavera será realizado de 9 a 14 de setembro de 2025.

O 24º do Canto da Primavera terá uma programação com mais de 50 atrações musicais em vários palcos espalhados pela cidade de Pirenópolis. O festival também continuará a oferecer oficinas e o Estúdio Primavera, que realiza gravações em áudio e vídeo de artistas goianos. A Secult está investindo R$ 3,9 milhões no evento.

Leia Também:  Em Goiás, 123 mil crianças e adolescentes ficaram excluídos da educação na pandemia, alertam UNICEF e CENPEC Educação

O Fica e o Canto da Primavera são realizados pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). Os eventos também possuem parceiros como as prefeituras municipais, o Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG – Campus Goiás), Sesc Goiás, entre outros.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA