ESTADO
Governo de Goiás inicia emissão do novo RG nacional
Mais de 100 goianos já solicitaram documento que adota número de inscrição do CPF como registro geral, emitido em modelo único, com validade para todo território nacional.

O Governo de Goiás, por meio do Instituto de Identificação da Polícia Civil, começou nesta segunda-feira (22/08), em um projeto piloto do Governo Federal, a emitir o novo Registro Geral (RG) Nacional. A nova Carteira de Identidade, prevista pelo Decreto nº 10.977/2022, adota o número de inscrição do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país.
Neste primeiro dia de atendimento no Estado – iniciado ao meio-dia -, o Instituto de Identificação atendeu mais de 100 pessoas que já estavam agendadas para esta segunda-feira. A solicitação do documento, seja ele o RG nacional ou tradicional, depende de agendamento prévio no site www.vaptvupt.go.gov.br.
Neste primeiro momento, somente as pessoas que ainda não possuem RG em Goiás poderão solicitar o RG Nacional. E é imprescindível que dados como o nome completo, nome da mãe e data de nascimento estejam iguais aos constantes na base de dados da Receita Federal. Cidadãos que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento da Receita Federal para resolver sua situação.
Para solicitar o RG nacional continua obrigatória a apresentação de certidão de nascimento para os solteiros e casamento para as pessoas casadas, separadas ou divorciadas, desde que constem suas devidas averbações.
Inicialmente, os atendimentos estão concentrados na unidade do Vapt-Vupt da Praça Cívica, em Goiânia e no Vapt-Vupt de Anápolis. Em Alexânia, o serviço está disponível no posto da prefeitura que atende o Programa RG para Todos. “No prazo de 15 dias, o serviço será expandido para todo o Estado de Goiás”, explica a delegada titular do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Caroline Paim.
A solicitação da primeira via do documento é gratuita e leva cerca de 15 dias úteis para ficar pronta na capital e até 20 dias úteis para as solicitações feitas no interior.
Mudanças
A nova identidade vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado. A nova versão servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.
O novo RG terá validade de 5 anos para quem tem até 11 anos de idade. Para a faixa etária entre 12 e 59 anos, o documento vale por 10 anos e para os maiores de 60, o RG tem validade indeterminada.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192


ESTADO
Especialista internacional em empreendedorismo dá palestra gratuita no Hub Goiás

O Hub Goiás realiza, nesta sexta-feira (14/03), a partir das 16h30, a primeira edição da Paradinha da Inovação, um happy hour para todos que se interessam por empreendedorismo, inovação, tecnologia e cultura.
O evento será no auditório do Hub Goiás, e uma das atrações será a palestra com o argentino Alan Zettelmann, consultor estratégico com mais de 15 anos de experiência em inovação e empreendedorismo tecnológico na Europa, América Latina e Dubai. Ele vai discutir Gestão da inovação e IA para líderes.
Após a palestra, Zettelmann se juntará a um painel com parceiros do ecossistema goiano de inovação, com representantes do CampoLab, Sebrae, PUC Goiás e Startup Cheers, que discutirão as principais iniciativas para fomentar a inovação nos negócios.

Também haverá a divulgação de oportunidades do ecossistema e o lançamento da nova marca Hub Goiás.
O público ainda vai conferir mais informações sobre a próxima edição da Estação da Inovação, evento criado pelo Hub Goiás no ano passado para comemorar um ano de operação. Na 1ª edição, foram 3 dias com mais de 80 atividades gratuitas como palestras, workshops, painéis e atrações musicais. A 2ª edição será realizada em junho deste ano, com ainda mais atrações gratuitas.
Além disso, o Hub Goiás terá um espaço descontraído, com música, área de convivência e opções gastronômicas para os participantes aproveitarem o evento ao máximo.
A entrada é gratuita e aberta a todos. Os ingressos podem ser retirados pelo site da sympla: abre.go.gov.br/paradinhadainovacao.
Hub Goiás
Primeiro Centro de Excelência público em Empreendedorismo Inovador do Centro-Oeste, o Hub Goiás é uma iniciativa do governo de Goiás, ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Gerido pelo Porto Digital, o Hub Goiás já apoiou mais de 120 startups e novos negócios inovadores de Goiás em pouco mais de um ano e desponta como referência na área.
Fonte: Governo de Goiás
- 5 dias atrás
Em São José dos Bandeirantes, guia de pesca pega peixe de 120 quilos e com cerca de 2 metros no Rio Araguaia
- ESTADO4 dias atrás
Como está a ponte que liga Rialma a Nova Glória na BR-153? Assista
- PLANTÃO POLICIAL3 dias atrás
Resgatados 40 cavalos em abatedouro clandestino especialista em “hambúrgueres”, em Anápolis
- PLANTÃO POLICIAL3 dias atrás
Homem mata esposa e se mata em seguida
- CIDADES4 dias atrás
Agricultora de Ceres colhe manga com 2 quilos
- Acidente1 dia atrás
Acidente com carro de luxo tira vida de médico na BR-060, em Anápolis; Assista
- ESTADO4 dias atrás
Nota de pesar pela morte do policial civil Rafael da Gama Pinheiro
- 6 dias atrás
Polícia encontra jornalista morto e com mãos amarradas e amordoçado