Governo suspende oito lotes de vacina animal contra Leishmaniose

O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou a suspensão da fabricação e venda da vacina Leish-Tec, contra a doença Leishmaniose. A justificativa é evitar riscos à saúde animal e humana. A decisão do vale para 8 lotes da vacina e foi tomada depois de uma fiscalização que identificou a possibilidade de riscos à saúde.
As fiscalizações ocorrem em fábricas de produtos veterinários, de forma rotineira. O objetivo é verificar as práticas de fabricação, controle de qualidade e os relatos de eventos adversos enviados para os fabricantes.
De acordo com a pasta, a empresa fabricante já iniciou o recolhimento dos lotes em questão, que são: 29, 37 43, 44 e 60, de 2022; e os lotes 004, 006 e 17 de 2023. Esses produtos apresentam teor de proteína chamada A2, abaixo do mínimo exigido.
A chamada leishmaniose visceral é uma doença animal e causa grave problema para toda a saúde pública. Essa zoonose é transmitida para animais e até humanos, através da picada de insetos fêmeas infectadas. Esses vetores são conhecidos popularmente como “mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui”, entre outros. No Brasil, as transmissões mais comuns ocorrem com os mosquitos-palha.
Fonte: EBC GERAL


GERAL
PF investiga lavagem de dinheiro roubado no Aeroporto de Viracopos

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta terça-feira (6) a segunda etapa da Operação Occulta Pecunia, que investiga a ocultação e lavagem de aproximadamente US$ 5 milhões roubados no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no início de março de 2018.
Os policiais cumprem três mandados de busca e apreensão em endereços residenciais nas cidades de Indaiatuba e Campinas. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal em Campinas. Segundo a PF, a ocultação do dinheiro do roubo ocorreu principalmente por meio da aquisição de um imóvel residencial na cidade e pelo repasse de parte dos recursos a dois empresários que, em período subsequente ao roubo, movimentaram cerca de R$ 10 milhões.
“Até o momento, foram identificadas e estão sendo investigadas nove pessoas físicas e uma jurídica, além das transações de aquisição de oito imóveis residenciais, vários terrenos em Furnas (MG) e veículos automotores”, informou a PF em nota.
De acordo com a polícia, os envolvidos responderão pelos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, cujas penas somadas podem chegar a mais de 14 de anos de prisão.
Fonte: EBC GERAL
-
Acidente7 dias atrás
Bombeiros de São Miguel do Araguaia atuam em acidente entre ônibus e carreta na GO-164
-
Acidente5 dias atrás
Corpo de Bombeiros atende acidente na BR-452 com vítima fatal; Assista
-
Acidente5 dias atrás
Uma pessoa morre e duas ficam feridas em acidente na BR-452 envolvendo três veículos
-
PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Jaraguá, homem é morto a tiros em bar
-
VALE DO SÃO PATRÍCIO5 dias atrás
CRV Industrial recebe recertificação da norma FSSC 22000
-
JUDICIÁRIO6 dias atrás
Em Goiânia, júri condena dois dos três réus acusados de matar advogados
-
Acidente6 dias atrás
Acidente em estrada vicinal deixa uma vítima fatal em Ipiranga de Goiás
-
PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Em Ceres, PM realiza prisão de motociclista após perseguição e colisão durante “racha”