GT de Agricultura dos BRICS realiza primeira reunião de trabalho

Publicados

Nesta semana, o Grupo de Trabalho de Agricultura dos BRICS realizou a primeira reunião para iniciar as atividades de discussão sobre assuntos pertinentes à agropecuária nos países do bloco. As reuniões aconteceram nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21), coordenadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), juntamente com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), do Ministerio das Relações Exteriores (MRE) e dos demais países membros do bloco.

Após as reuniões, foi realizada uma coletiva de imprensa com o balanço, conduzida pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, na sede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em Brasília.

Na ocasião, o secretário destacou a relevância internacional do Brasil neste ano: “A gente entende que é um ano muito importante, porque nós vamos ter, além da Cúpula dos BRICS, a questão da COP30, a presidência do Mercosul, a reunião com Ministros da Agricultura da África e a Junta Interamericana. Uma representatividade muito grande”, disse Rua.

Durante o encontro, foi lido o documento preparatório que será apresentado e servirá para a declaração conjunta na reunião dos ministros da Agricultura do bloco em abril deste ano. Os representantes iniciaram as discussões e ações para o enfrentamento de desafios como mudanças climáticas, degradação do solo, práticas agrícolas sustentáveis, incremento do comércio, desigualdade econômica e volatilidade dos preços dos alimentos.

“Além disso, teremos reuniões bilaterais. Um momento muito único, em que podemos discutir temas de caráter sanitário, fitossanitário, e colocar algumas questões que eventualmente levam anos para avançar. Com a possibilidade da vinda dos ministros e dos seus representantes para cá, a gente possivelmente destravará alguns temas bastante relevantes para a pauta exportadora do Brasil, mas também dos outros países que querem exportar seus produtos para o nosso país”, evidenciou o secretário Luís Rua.

Leia Também:  Milho inicia quarta-feira em alta na B3 e em Chicago

O bloco representa 30% das terras agrícolas mundiais, sendo responsável por grande parte das exportações de produtos como carnes, arroz, soja, trigo e milho. Em 2024, o Brasil exportou US$ 165 bilhões em produtos agropecuários, sendo 41% para os países membros do BRICS.

Ainda durante a coletiva de imprensa, o secretário Rua anunciou os principais tópicos para o GT de Agricultura, sendo eles: segurança alimentar e nutricional; produção agrícola sustentável; comércio agrícola e infraestrutura; acordos e entregas planejadas, entre outros.

A certificação eletrônica também é tema de discussão do GT. Essa iniciativa visa agilizar e facilitar a rastreabilidade e a segurança no processo de certificação dos produtos.

Um evento importante que tem conexão com o BRICS é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O GT da Agricultura irá discutir temas pertinentes à COP30, como a degradação de pastagens e a elaboração de soluções, como, por exemplo, o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestas Sustentáveis (PNCPD).

GRUPO DE TRABALHO DE AGRICULTURA DOS BRICS

O GT é formado por especialistas dos países membros que discutem estratégias para enfrentar desafios agrícolas globais e fortalecer a cooperação no setor.

O grupo debate assuntos pertinentes à elaboração do plano de ação 2025-2028, que incluirá iniciativas como o fortalecimento de sistemas alimentares aquáticos, a modernização de práticas agrícolas com tecnologias de baixo carbono, a recuperação de áreas degradadas e o incentivo à produção de bioinsumos e bioenergia.

Leia Também:  Taxa de juros alta desafia crédito rural e ameaça plano safra 2025/26

Entre os dias 27 e 28 de fevereiro e 6 e 7 de março, serão realizadas conferências virtuais técnicas do GT. Já nos dias 12 e 14 de março e 14 e 15 de abril, serão realizadas duas reuniões técnicas com os representantes.

No dia 16 de abril, será realizada a visita de campo e reuniões bilaterais entre os países presencialmente em Brasília. E no dia 17, acontecerá a Reunião de Ministros da Agricultura.

BRICS

O BRICS é um bloco econômico e político formado pelos países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Indonésia, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Sua relevância está em promover a cooperação em áreas como comércio, investimento, desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e combate à pobreza.

O bloco representa 50% da população mundial, cerca de 4 bilhões de pessoas; 30% da pesca extrativa e 70% da produção aquícola; 80% da produção mundial de alimentos por valor, com mais da metade das 550 milhões de propriedades agrícolas familiares do planeta; 25% do PIB global, com uma participação crescente no comércio internacional.

É uma plataforma para que os países membros impulsionem mudanças nas instituições financeiras globais, como o FMI e o Banco Mundial, buscando mais representatividade das economias emergentes.

O BRICS 2025 no Brasil tem como tema central “Cooperando para um mundo inclusivo e sustentável”. Marcará o fortalecimento da cooperação agrícola global, promovendo sistemas alimentares resilientes e avançando em soluções sustentáveis que beneficiarão milhões de pessoas, especialmente em países em desenvolvimento.

Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Ministério da Agricultura e Pecuária entrega maquinários agrícolas a municípios capixabas

Publicados

em

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Superintendência de Agricultura e Pecuária no Espírito Santo (SFA-ES), entregou, nesta sexta-feira (21), máquinas e equipamentos agrícolas para nove municípios capixabas. A cerimônia ocorreu no Pavilhão de Carapina, em Serra, na região metropolitana de Vitória.

Na ocasião, foram entregues cinco escavadeiras hidráulicas, três tratores e uma motoniveladora, totalizando um investimento de R$ 4,6 milhões. Os equipamentos beneficiarão os municípios de Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão, Ibiraçu, Ecoporanga, Pedro Canário, Itaguaçu, Mimoso do Sul, São Mateus e Rio Bananal, impulsionando a produção agrícola e a manutenção de estradas rurais.

As máquinas foram adquiridas com recursos oriundos de emendas parlamentares da bancada federal capixaba e liberadas pelo Mapa. “Esta é a segunda vez que o Mapa promove, no Espírito Santo, a entrega direta, e em tempo recorde, de maquinário agrícola às prefeituras, beneficiando, assim, os municípios e a agropecuária capixaba”, afirmou Guilherme Gomes de Souza, superintendente de Agricultura e Pecuária no Espírito Santo.

Leia Também:  Autorizado plantio em fazenda embargada pelo Ibama no Matopiba

Durante a cerimônia, o superintendente agradeceu o empenho do Ministério da Agricultura pela rápida liberação dos recursos e à bancada federal capixaba pelas importantes indicações de emendas parlamentares aos municípios capixabas. Guilherme ressaltou ainda que os equipamentos devem ser utilizados exclusivamente para atender o produtor rural e as estradas rurais.

O prefeito de Rio Bananal, Bruno Pella, afirmou que a motoniveladora recebida será importantíssima para dar manutenção às estradas rurais do município, que é um grande produtor de café conilon do Brasil. “Essa máquina é providencial para realizarmos o trabalho que a agricultura familiar e os produtores rurais precisam no município”.

Já o secretário de Agricultura de Ibiraçu, Carlos Peixoto, afirmou que a escavadeira recebida será de grande relevância para os agricultores. “Vamos conseguir abrir muitas estradas com essa máquina e atender os produtores da melhor forma possível”.

A solenidade também contou com as presenças do chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Mapa, Samoel de Almeida Barros, representando o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; de parlamentares da bancada federal capixaba, o senador Fabiano Contarato, a suplente do senador Magno Malta, Márcia Macedo, e a deputada federal Jack Rocha. Além de servidores do Mapa, prefeitos, secretários de Agricultura, vereadores e produtores rurais.

Leia Também:  Carne de Búfalo Ganha Espaço e Prestígio no Paleta Atlântida 2025

Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA