Saúde

HDT orienta população sobre como agir em acidentes com aranhas

Publicados

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) mostram que, apenas entre 1º de janeiro e 14 de fevereiro de 2025, já foram contabilizados 121 acidentes com aranhas em Goiás – 50 deles na capital.

Boa parte das vítimas (57) foi atendida no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), unidade do Governo de Goiás gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG). O número representa um aumento de 235,29% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram verificados apenas 17 casos.

“Prevenção e cuidados são fundamentais para evitar acidentes”, pontua a diretora técnica do HDT, Vivian Furtado. De acordo com a médica, em caso de picada, deve-se lavar a área afetada com água e sabão e procurar atendimento imediatamente.

As unidades básicas de saúde devem ser as primeiras a serem procuradas; se necessário, o paciente é encaminhado à rede estadual. O HDT é referência no tratamento desses casos em Goiás.

Leia Também:  PRF registra 25 pontos de interdição em rodovias goianas

Em 2024, o Hospital registrou um total de 323 atendimentos de casos de picadas por aranhas. A espécie com maior número de registros foi a aranha-marrom (Loxosceles), com 115 casos; seguida por espécies não identificadas (104); aranha-armadeira (Phoneutria), com 58 registros; e outras espécies, que somam 46 casos.

Peçonhentos

HDT orienta população sobre como agir em acidentes com aranhas e animais peçonhentos
Saúde já registrou 1.088 acidentes com animais peçonhentos em 2025 (Foto: SES)

Diversos animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões, lagartas, abelhas, entre outros, podem causar acidentes. A SES-GO registrou, até o momento, 1.088 acidentes com esses animais em 2025. Em 2024, o total foi de 11.910 casos.

Em áreas rurais, os hospitais locais podem solicitar o antiveneno, se disponível. Caso contrário, o paciente deve ser encaminhado para um centro especializado. O soro antiaracnídico deve ser preferencialmente aplicado em até́ 36 horas, mas, quanto mais rápido for o tratamento, menores as chances de complicações.

HDT completa 48 anos de cuidado à população

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Governo consegue suspender aumento das tarifas do transporte no Entorno do DF

Publicados

em

O Governo de Goiás conseguiu suspender o reajuste de 2,91% nas tarifas do transporte público na região do Entorno, que entraria em vigor neste domingo (23/02).

A decisão foi comunicada pelo Ministério dos Transportes à Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF) neste sábado (22/02), após pedidos encaminhados pelos executivos de Goiás e do Distrito Federal (GDF).

O governador Ronaldo Caiado comemorou a decisão.

“É mais um passo nessa luta que estamos travando desde 2023. Conseguimos agora evitar um aumento que pesaria no bolso do usuário e vamos seguir em frente para consolidar o consórcio com o GDF”, disse ele.

De acordo com Caiado, o objetivo é garantir um transporte digno, eficiente e acessível para a população do Entorno.

Com validade inicial de seis meses, a suspensão do aumento da tarifa foi motivada pelo acordo negociado pelo vice-governador Daniel Vilela junto ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, na quinta-feira (20/02). Eles concordaram em instituir um novo modelo de subsídio ao transporte da região, dividido pelos dois entes federativos, enquanto a infraestrutura do serviço ficará sob a responsabilidade do Governo Federal.

Governo de Goiás consegue suspender aumento das tarifas do transporte no Entorno do DF
Vilela em reunião com o governador do DF, Ibaneis Rocha, na quinta-feira (20/2) (Foto: Vice-governadoria)

“Nossa prioridade é garantir que a população não seja prejudicada durante esse processo de transição. Estamos avançando com uma solução definitiva para o transporte do Entorno, e a suspensão do reajuste é um passo essencial para isso”, afirma Daniel Vilela, que desde o ano passado conduz tratativas com o Governo Federal e o GDF.

Leia Também:  Ocupação de UTI para Covid-19 sobe em 13 das 18 regiões de Goiás

O pedido de adiamento do reajuste, que seria aplicado independentemente da decisão sobre o subsídio, foi encaminhado ao ministro dos Transportes, Renan Filho, e ao diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio, na sexta-feira (21/02).

O documento destacou a necessidade de evitar impactos financeiros imediatos para os passageiros, uma vez que a implementação do consórcio e do subsídio exige um período de adaptação.

Histórico

Vilela em reunião com o governador do DF, Ibaneis Rocha, na quinta-feira (20/2)
Ônibus do transporte coletivo na região do Entorno do DF: reajuste da tarifa suspenso (Foto: SEDF)

A proposta de criação do consórcio interfederativo para a gestão do transporte no Entorno foi apresentada pelo governador Ronaldo Caiado em 2023.

Desde então, as negociações avançaram para garantir uma solução definitiva aos milhares de usuários do transporte público da região. Além do subsídio tarifário, Caiado incluiu a construção do BRT entre Luziânia e Brasília como um dos três projetos prioritários do Estado no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Por meio da Secretaria do Entorno do DF e da Secretaria-Geral de Governo (SGG), Goiás também negocia a implantação do BRT entre Águas Lindas e Brasília, além do VLT entre Valparaíso e Brasília.

Leia Também:  Caiado fala sobre missão de cuidar das famílias goianas em mensagem

A secretária de Estado do Entorno, Caroline Fleury, destacou a relevância do momento. “Após mais de 50 reuniões, estamos concluindo o trabalho do grupo técnico e assinando o relatório que consolida essa nova fase. É um marco para a região do Entorno”, afirmou.

Os próximos passos envolvem a formalização do consórcio e a concretização das melhorias estruturais no transporte público, por meio de uma ação conjunta entre os governos estadual, distrital e federal.

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA