Hoje é dia: confira fatos e datas de 20 a 26 de setembro
Datas de conscientização de temas relacionados à saúde e inclusão de pessoas marcam a semana que começa neste domingo (20). A temática de preservação do meio ambiente também vai ser lembrada. O 21 de setembro (segunda-feira) é reconhecido como o Dia Nacional de Luta da Pessoa com deficiência (assista aqui Programa Especial sobre o tema) e também de conscientização da Doença de Alzheimer (leia mais sobre a evolução dos tratamentos).
Na terça (22), a celebração é do Dia do Atleta Paralímpico, que representa exemplos de superação (confira reportagens sobre o assunto) e também especial com entrevistas com campeões de diferentes modalidades). Brasileiros são destaques tanto no âmbito da América do Sul e também nas Paralimpíadas. Na quarta-feira (23) , ainda no âmbito da inclusão, o Dia da Língua Brasileira de Sinais. O Dia dos Surdos é no sábado (26). Para saber mais sobre acessibilidade, clique aqui.
Preservação, história e cultura
A semana ainda comemora a natureza e a conscientização para preservação do meio ambiente (ouça materiais especiais sobre meio ambiente em programas da Nacional da Amazônia, como o Viva Maria. Se nesta segunda-feira é Dia da Árvore, na quarta os brasileiros se inspiram com a chegada da Primavera. Aliás, leia matérias sobre o tema na Agência Brasil e assista na TV Brasil como as estações do ano transformam o planeta. Nesse mesmo clima, há iniciativas na terça (22) para um Dia Mundial sem Carro, (ouça entrevistas sobre o tema).
Tempo também para conhecer mais sobre a história do Brasil e do mundo. A semana começa com a memória dos 185 anos da Guerra dos Farrapos, celebrado neste domingo (20). A batalha começou no Rio Grande do Sul, e é a mais importante da história do estado. Entre os heróis, Giuseppe Garibaldi e o General Canabarro que lideraram a tomada do porto de Laguna, em Santa Catarina, onde proclamaram a República Juliana. Comemorada até hoje pelos gaúchos, a Revolução Farroupilha colocou de um lado os estancieiros gaúchos, e, do outro, o Império.
O dia 22 também é de memória internacional, pois há 40 anos teve início a guerra entre Irã e Iraque. Por outro lado, o Dia Internacional da Paz é celebrado na segunda (21). Nesse mesmo âmbito, dia 24 celebra a conscientização para a eliminação das armas nucleares.
A semana celebra a música internacional, dos 90 anos do nascimento de Ray Charles (dia 23). Ele morreu em 2004. Ainda na música, o Brasil comemora os 75 anos de nascimento e talento da cantora baiana Gal Costa (confira programas completos de um dos principais ícones da música brasileira).
Inauguração da TV Cultura em São Paulo (60 anos)
Início da Guerra dos Farrapos, no sul do Brasil (185 anos)
Dia Internacional da Paz – data reconhecida pela ONU
Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência
Dia da Árvore
Dia Mundial do Doente de Mal de Alzheimer – comemoração que foi instituída em 1994 e que está oficializada no Brasil como Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer ; tem por finalidade marcar a data da fundação da Doente de Mal de Alzheimer Internacional, criada com apoio da Organização Mundial da Saúde
Dia Mundial Sem Carro
Dia do Atleta Paralímpico – instituído a partir do decreto de lei nº 12.622, de 8 de maio de 2012. Esta data é celebrada em sequência ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência
Início da Guerra Irã-Iraque (40 anos)
Nascimento do pianista estadunidense Ray Charles (90 anos)
Equinócio de Primavera no Hemisfério Sul
Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres, Meninas e Meninos – comemoração instituída em 1999 a partir da cidade bangladeshiana de Dhaka pela Conferência Mundial da Coalizão contra o Tráfego de Mulheres ou Crianças
Dia Internacional das Línguas de Sinais – data reconhecida pela ONU
Dia Nacional da Radiodifusão – comemorado extraoficialmente por brasileiros, para marcar a data do nascimento do médico legista, professor, antropólogo, etnólogo, ensaísta e pioneiro do rádio brasileiro, Edgard Roquete Pinto, que veio ao mundo em 25 de setembro de 1884, e que é considerado o Pai da radiodifusão no Brasil
Dia de São Cosme e Damião (Catolicismo)
Dia Internacional para Eliminação Total das Armas Nucleares – data reconhecida pela ONU
Dia Nacional dos Surdos – comemoração instituída pela Lei Nº 11.796 de 29 de outubro de 2008; tem por meta marcar a data da criação da 1ª escola brasileira para surdos, que foi fundada em 26 de setembro de 1857 com o nome de Colégio Nacional para Surdos-Mudos, na cidade do Rio de Janeiro e que atualmente é conhecida por Instituto Nacional de Educação de Surdos
Fundação da Federação Amazonense de Futebol (60 anos)
Morte do violonista fluminense Baden Powell (20 anos)
Nascimento da cantora baiana Gal Costa (75 anos)
Todas as semanas divulgamos as principais datas em conjunto com o projeto Efemérides da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Neste espaço, o leitor tem acesso aos episódios e personalidades que tiveram presença no cenário nacional e mundial com os links do material produzido sobre os assuntos.
Edição: Beatriz Arcoverde
GERAL
Deputado quer garantir acesso e permanência de pessoas com diabetes em eventos
Projeto foi protocolado na última semana pelo médico, diabético e deputado federal Dr. Zacharias Calil e tem o objetivo de proteger o direito à saúde de pacientes que enfrentam restrições em eventos públicos e privados.
Projeto de lei do deputado federal Dr. Zacharias Calil (União Brasil) propõe que pessoas com diabetes e que fazem uso de insulina, insumos e dispositivos de monitoramento de glicemia tenham a garantia de acesso aos espaços e eventos públicos e privados tenham agulhas, aparelhos de monitoramento e até mesmo alimentos, sem restrições ou constrangimentos.
O projeto foi apresentado na última terça-feira (5), no plenário da Câmara dos Deputados. A medida reconhece que o controle do diabetes é uma necessidade constante, envolvendo monitoramento e intervenções rápidas para evitar complicações de hipo ou hiperglicemia de pessoas com diabetes tipo I e II.
Caso seja aprovado e sancionado, a lei vai assegurar o acesso de pessoas com diabetes com insulinas, seus insumos – como seringas e agulhas, canetas de aplicação, materiais necessários para aplicação e conservação da insulina, pequenas porções de alimentos e bebidas que não são vendidas no local, mas que são utilizadas para corrigir quadros de hipo ou hiperglicemia.
Diabetes
Como médico, diabético e deputado federal reeleito como principal representante da Saúde, Dr. Zacharias Calil afirma que a proposta tem o objetivo de proteger o direito à saúde e dignidade de pessoas de todos que possuem esta condição crônica. Conforme Calil, essa condição exige monitoramento e cuidados contínuos e garante o acesso e a permanência destes pacientes com estes dispositivos de monitoramento de glicemia em todos os locais, públicos e privados.
São os casos de estádios de futebol, arena, cinemas, feiras, shows, teatros, estabelecimentos de ensino, concursos, que são exemplos de eventos públicos e privados que constam com restrições de ingresso de pessoas com proibição de alimentos, bebidas e aparelhos pessoais. “Sou diabético e sei quais são as restrições sofridas por nós. Sei que muitos estudantes e candidatos enfrentam dificuldades para utilizar esses dispositivos durante aulas e provas, o que pode comprometer sua saúde e desempenho acadêmico”, explicou.
Diante desses fatores citados por Dr. Zacharias Calil, ele buscou apresentar a proposta, para garantir o uso destes dispositivos médicos e eletrônicos, e também de alimentos. “É uma medida para assegurar o monitoramento contínuo como uma prática essencial e que não deve ser restringido por normas gerais de silêncio ou exclusão de eletrônicos, além de promover a inclusão nos espaços públicos e privados e proteger o direito à saúde e à dignidade das pessoas com diabetes”, justifica o autor.
Quanto à alimentação, o médico reitera que “a pessoa tem que ter um monitoramento regular da glicemia e, no caso, intervenções rápidas. A pessoa pode fazer uma hipoglicemia e ter que procurar, naquele momento, um açúcar, um adoçante, um refrigerante adocicado para aumentar sua taxa de glicemia no sangue, porque pode levar a complicações severas, desde convulsões a coma”.
Após sua apresentação, o projeto aguarda o despacho do Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para seguir para as comissões responsáveis, onde será avaliado em caráter técnico e legal.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- ENTRETENIMENTO5 dias atrás
Musa do Império Serrano rouba cena vestida de ‘cupido sexy’: ‘Homenagem’
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Wanessa Camargo fala sobre aprendizado no BBB e chegada de Clara: ‘Sou irmã-tia’
- Agronegócio7 dias atrás
Agronegócio brasileiro bate recorde com mais de R$ 83 bilhões
- Agronegócio4 dias atrás
Goiás deve se tornar líder na produção de trigo no Brasil
- Agronegócio6 dias atrás
Brasil amplia importações, mas tem previsão de recorde histórico
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Rafa Kalimann aproveita feriadão carioca com muito sol e milho cozido: ‘Praia’
- Agronegócio5 dias atrás
Mercado de terras agrícolas no Brasil passa por transformação com aumento da seletividade e avanço da agricultura
- ARTIGO4 dias atrás
Cresce a violência no Brasil