Junho Laranja
Hugol promove imersão sobre atendimento a pacientes queimados para profissionais da saúde
O evento reúne diversos especialistas na área para compartilhar todo o conhecimento aplicado no hospital, que é referência nacional nos cuidados de pacientes queimados. A programação acontece entre os dias 5 e 7 de junho, voltada à comunidade da área de saúde.

O mês de junho é tradicionalmente marcado pelas festas juninas. Entre as danças e comidas típicas, as fogueiras compõem a lista de itens básicos da comemoração. Não por acaso, o mês também é marcado pelo Junho Laranja, em referência à prevenção de queimaduras.
Aproveitando o simbolismo da data, o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) promove a Semana de Imersão Multidisciplinar no Atendimento ao Paciente Queimado.
O evento reúne diversos especialistas na área para compartilhar todo o conhecimento aplicado no hospital, que é referência nacional nos cuidados de pacientes queimados. A programação acontece entre os dias 5 e 7 de junho, voltada à comunidade da área de saúde.
Segundo Fabiano Calixto Fortes de Arruda, Cirurgião Plástico, Supervisor Médico da Unidade de Queimados, o Hugol está preparado para tratar pacientes que necessitam de atendimentos com alto nível de complexibilidade, como vítimas de queimaduras de segundo e terceiro grau, que necessitam de internação. “Queimaduras de segundo grau, formam uma bolha e, frequentemente, são causadas por líquidos inflamáveis, como álcool ou gasolina, ou até mesmo líquidos quentes, como café, sopa e óleo. Queimaduras de terceiro grau, normalmente, atingem áreas maiores da pele, causam danos mais profundos que precisam de cuidados sofisticados, como enxertos. São esses tratamentos que realizamos aqui Hugol”, destacou.
Os casos menos graves, como as queimaduras de primeiro grau, podem ser tratadas em unidades ambulatoriais ou em Unidades Básicas de Saúde (UBS). De toda forma, as vítimas devem ir primeiro a essas unidades para passarem por uma avaliação e, se for o caso, serão encaminhadas para o Hugol.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192


ESTADO
Caiado é homenageado pela Frente Parlamentar da Agropecuária
Governador, que já ocupou presidência da bancada, destaca a importância da defesa histórica dos produtores rurais para desenvolvimento nacional

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) homenageou o governador Ronaldo Caiado, nesta quarta-feira (20), em Brasília, por sua contribuição histórica para a evolução do setor. Considerada uma das mais influentes no Congresso Nacional, a FPA reuniu seus ex-presidentes para a entrega das honrarias. Caiado, que se notabilizou desde a década de 1980 como uma das principais lideranças nacionais em defesa do produtor rural, presidiu a Frente em 2003, quando era deputado federal.
“Imaginem que iniciei essa luta em uma fase bem anterior, onde mobilizamos o Brasil no movimento da UDR (União Democrática Ruralista) para garantir o direito de propriedade na Constituinte. A partir dali, entramos no Congresso Nacional com a mesma garra e determinação, soubemos representar o nosso setor e promover grandes debates”, lembrou o governador, que recebeu a honraria da deputada federal por Goiás Marussa Boldrin, integrante da FPA.
A cerimônia de entrega de homenagens em Brasília marcou ainda a inauguração da nova sede do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), organização sem fins lucrativos, formada por mais de 50 entidades do setor produtivo rural, voltada à prestação de assessoria à FPA, por meio de acordo de cooperação técnica.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, avalia que a atuação da Frente foi decisiva para a posição do agro na economia nacional. “Se não fosse essa bancada, podem ter certeza que não estaríamos onde estamos. Caiado sabe disso, pela importância que ele dá para o setor agropecuário e pelo salto que Goiás vem dando na produtividade”, ressaltou. Em 2022, as exportações goianas no agro cresceram 62,8%.
O governador lembrou ainda do desenvolvimento tecnológico que a agropecuária passou ao longo dos últimos anos, a partir da credibilidade conquistada pela atuação da FPA. “A agricultura hoje é 5G, tecnificada, tem drone, robô, tecnologia de plantio, plantadeiras com máximo de capacidade para fazer a mensuração da acidez e da quantidade de adubo”, exemplificou.
Além de Caiado, outros 13 ex-presidentes foram homenageados: os ex-deputados Nelson Marquezelli, Odacir Zonta, Silas Brasileiro, Aberlado Lupion e Valdir Colatto; os senadores Luiz Carlos Heinze e Tereza Cristina; os deputados federais Sérgio Souza (PR), Dilceu Sperafico (PR) e Alceu Moreira (RS); Augusto Nardes, atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU); Marcos Montes, ex-ministro da Agricultura; e Nilson Leitão, atual presidente do Instituto Pensar Agropecuária.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
-
PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Carreta que realizava manobras perigosas é retida pela PRF na BR-153, em Uruaçu; Assista
-
VALE DO SÃO PATRÍCIO5 dias atrás
“É a comemoração do desenvolvimento do agronegócio de Goiás”, diz Daniel Vilela em festa da melancia de Uruana
-
VALE DO SÃO PATRÍCIO6 dias atrás
Uruana: Festa da Melancia movimenta economia e turismo
-
PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Goiás, empresário é preso depois de fechar estagiária de 16 anos em sala e se masturbar na frente dela
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Em Caldas Novas, turista finge ser instrutor de dança em clube e recebe aplausos de hóspedes; Assista
-
Acidente7 dias atrás
Duas mulheres ficam feridas após acidente na rodovia BR-153 envolvendo carro e moto em Rialma
-
ESTADO4 dias atrás
Goiás abre inscrições do Aluguel Social para 18 municípios
-
SAÚDE7 dias atrás
Ceres: Venha curtir um domingo diferente?