Pesquisar
Close this search box.
estado

IBGE reforça censos com 39 mil contratações emergenciais

A distribuição prioriza operações práticas e supervisão, distribuídas nacionalmente para cobrir áreas rurais, urbanas e de vulnerabilidade social.
IBGE reforça censos com 39 mil contratações emergenciais. Foto: Divulgação/IBGE

publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ganhou autorização oficial para contratar 39.108 profissionais temporários, visando reforçar os Censos Agropecuário, Florestal e Aquícola 2025, além do Censo da População em Situação de Rua. A portaria conjunta dos Ministérios da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento saiu no Diário Oficial da União em 17 de dezembro de 2025, com foco principal em recenseadores para coleta de dados em campo.

A distribuição prioriza operações práticas e supervisão, distribuídas nacionalmente para cobrir áreas rurais, urbanas e de vulnerabilidade social.
– Recenseador: 27.330 vagas, responsáveis pela coleta direta de informações.
– Agente Censitário Supervisor: 4.143 vagas, para coordenação de equipes.
– Agente Censitário Administrativo: 1.432 vagas, apoio logístico.
– Agente Censitário de Informática: 1.446 vagas, suporte tecnológico.
Outras funções incluem agentes regionais (1.286), de qualidade (1.165) e analistas (1.020), totalizando as 39.108 oportunidades.

O IBGE publicará edital em até seis meses, com processo seletivo simplificado de ampla divulgação e reserva de vagas por cotas legais. Contratos seguem a Lei nº 8.745/1993, com duração ligada às demandas censitárias e remunerações definidas pelo instituto conforme complexidade. Esses dados subsidiarão políticas públicas em agricultura, meio ambiente e assistência social.

Leia Também:  Confirmado primeiro caso de gripe aviária em aves de subsistência em Goiás

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade