Eleições 2020
Itaberaí: MDB nacional quer anulação de candidatura de Welington Baiano à prefeitura
Após decisão da 15ª Zona Eleitoral de Itaberaí, que tornou inelegível o nome de Welinton Rodrigues da Silva, conhecido como Welington Baiano, à disputa pela prefeitura do Município nessas eleições municipais, o MDB Nacional decidiu por anular a convenção que oficializou o candidato, além de outros oito postulantes a vereadores.
Conforme o MDB Goiás, em resposta ao pedido do presidente nacional do partido, Baleia Rossi, Welington possui condenações por ato de improbidade administrativa, certidão positiva expedida pelo CNJ, a sentença e o acórdão condenatórios e informação do cadastro de contas irregulares no Tribunal de Contas da União (TCU).
Já o MDB de Itaberaí, também atendendo solicitação do presidente, respondeu que causou estranheza receber decisão que contraria frontalmente o que foi aprovado democraticamente pela convenção municipal, tendo em vista que o candidato está com 70% de intenção de voto nas pesquisas eleitorais. Segundo o diretório municipal foi respeitado integralmente as orientações estatuárias da sigla, bem como a legislação eleitoral.
O diretório municipal acrescentou, ainda, que está tramitando uma ação de querella nullitatis para a anulação da sentença que condenou Welington por improbidade e que o candidato aguarda tutela de urgência, que dará condições do registro de candidatura, diplomação e posse. Ainda, Welington teria renunciado ao Fundo Eleitoral e Fundo Especial de Financiamento de Campanha.
Segundo Jean Carlo, suplente de deputado estadual, que era um dos nomes cotados para disputar a prefeitura em Itaberaí, o registro de candidatura de Welington foi realizado junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ele segue candidato pelo partido. A inelegibilidade tentará ser revertida na Justiça.
Para a nacional, não faz sentido concentrar esforços em um candidato que não pode concorrer ao pleito por melhor que esteja avaliado nas pesquisas. Além disso, a nota assinada por Baleia diz que a escolha de um candidato sabidamente inelegível prejudica a imagem do partido e afronta a legislação eleitoral, confunde o eleitor e atrapalha o processo eleitoral, a ponto de inviabilizar, em alguns casos, o resultado da eleição.
Também, por meio da nota, informou que a querela nullitatis foi indeferida no último dia 15 de setembro, afastando o argumento das plenas condições de registro de candidatura. Ainda, solicitou ao MDB Goiás para proceder junto à Justiça Eleitoral para comunicar a anulação da convenção do MDB de Itaberaí e registrar nova deliberação.
JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
POLÍTICA
Caiado dá nova demonstração de força e União Brasil conquista 94 prefeituras em Goiás
O União Brasil, partido presidido em Goiás pelo governador Ronaldo Caiado, elegeu 589 prefeitos em todo o Brasil nas eleições municipais deste ano. Deste total, 94 estão em Goiás, o que representa quase 16% de todas as vitórias do partido no País. O número expressivo renova a força da legenda no estado, onde pode ainda conquistar a capital — a definição ficou para o segundo turno.
A eleição deste ano marca um crescimento significativo no número de prefeituras conquistadas pelo União Brasil em Goiás. Em 2020, antes da fusão que criou o partido, o DEM de Ronaldo Caiado conquistou 62 prefeituras. Já o PSL, que viria a se unir ao DEM para formar o União Brasil em 2022, elegeu 5 prefeitos. Em 2024, portanto, o União Brasil avança mais de 40% em relação às últimas eleições municipais em Goiás.
Com a conquista de municípios importantes, o União Brasil fortaleceu sua presença em todas as regiões do estado. No Entorno de Brasília, por exemplo, vai comandar Águas Lindas e Luziânia; na Região Metropolitana de Goiânia, Trindade e Senador Canedo. O partido também sagrou-se vitorioso em cidades estratégicas como Ceres, Rialma, Jaraguá, Goianésia no Vale do São Patrício, além de Porangatu, Iaciara, Simolândia, Inhumas e Itumbiara.
O governador Ronaldo Caiado celebrou os resultados obtidos no cenário estadual. “O União Brasil mostrou sua força em Goiás. Elegemos 94 prefeitos em todo o estado, fortalecendo nosso compromisso com o desenvolvimento local, por meio de parceiras para continuar com o avanço da qualidade de vida para os mais de sete milhões de goianos”, afirmou o governador. Presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda esteve em Goiânia no domingo de eleições e, antes do resultado, afirmou que esperava que o partido fizesse cerca se 500 municípios, número que foi superado após a apuração.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- ENTRETENIMENTO5 dias atrás
Musa do Império Serrano rouba cena vestida de ‘cupido sexy’: ‘Homenagem’
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Wanessa Camargo fala sobre aprendizado no BBB e chegada de Clara: ‘Sou irmã-tia’
- Agronegócio7 dias atrás
Agronegócio brasileiro bate recorde com mais de R$ 83 bilhões
- Agronegócio4 dias atrás
Goiás deve se tornar líder na produção de trigo no Brasil
- Agronegócio6 dias atrás
Brasil amplia importações, mas tem previsão de recorde histórico
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Rafa Kalimann aproveita feriadão carioca com muito sol e milho cozido: ‘Praia’
- Agronegócio5 dias atrás
Mercado de terras agrícolas no Brasil passa por transformação com aumento da seletividade e avanço da agricultura
- ARTIGO4 dias atrás
Cresce a violência no Brasil