O ex-prefeito de Jaraguá, Lineu Olímpio de Souza (PTB) foi oficialmente aprovado como candidato na convenção dos partidos de base, que aconteceu na noite do dia 5, na Câmara de Vereadores.
Com 15 partidos que formam a base com três coligações proporcionais, que juntas, laçam 63 candidatos a vereadores. Os partidos de base são: PTB, PPS, PRB, PTN, PMB, PR, DEM, PSD, PROS, SD, PV, PTC, PEN, e PT do B.
Conforme informações do Portal JusBrasil, as campanhas cheias de santinhos, placas, carros de som, carros envelopados, comícios, TV e rádio, são coisas do passado. Com isso, o candidato de 2016 tem que pensar numa nova forma de fazer política. O que temos pela frente é uma campanha que deverá cativar a atenção do eleitor por meios muito mais ágeis e baratos: postura séria e uso de veículos gratuitos (internet).
A propaganda eleitoral começa no dia 16 de agosto, e somente a partir desta data pode-se pedir votos, utilizar números de campanha, fazer materiais gráficos (santinhos, adesivos, placas, etc.), organizar carreatas, passeatas, comícios, circular com carros de som, fazer jingles, abrir comitês de campanha, fazer anúncios em jornais e revistas, etc.
Os pré-candidatos travaram um duelo na busca e disputa por partidos para formaram suas bases, ou seja, quanto mais candidatos a vereadores, maiores as chances de alcançar o quociente eleitoral necessário para eleição.
É uma matemática não muito fácil de entender, porém, essas são as regras de uma disputa eleitoral. O candidato que tiver mais partidos, recebe mais votos, e mais votos representa pontos no quociente eleitoral.











































