Pesquisar
Close this search box.

Medida que cria serviço de teleassistência em Goiás é avalizada pela Comissão de Atenção à Pessoa Idosa nesta terça-feira

publicidade

A Comissão de Atenção à Pessoa Idosa, presidida pelo deputado Ricardo Quirino (Republicanos), se reuniu, na tarde desta terça-feira, 7, quando avalizou a criação de serviço de teleassistência para esse público.

A proposta nº 17426/24, de autoria de Virmondes Cruvinel (UB), dispõe sobre a criação do serviço de teleassistência para idosos no Estado de Goiás. Foi relatada pela deputada Rosângela Rezende (Agir), com parecer favorável acatado pelo colegiado.

A matéria, que segue para as duas fases de votação do Plenário, sugere que, a partir do uso de tecnologias, seja implantado um serviço para monitorar a saúde e o estado geral do público-alvo de forma contínua e remota.

A medida se apresenta, segundo o autor da propositura, como uma solução inovadora e eficiente para promover a segurança, a autonomia e o bem-estar dos idosos. “Através do uso de tecnologias de informação e comunicação, é possível monitorar a saúde e o estado geral dos idosos de forma contínua e remota”, frisa.

Cruvinel ressalta que serviço pleiteado permite a detecção precoce de problemas de saúde, a prestação de orientações e o acionamento de serviços de emergência quando necessário, reduzindo, assim, os riscos associados ao isolamento e à falta de assistência imediata.

Leia Também:  Agro é Social chega a Rio Verde com benefícios e novo edital do PAA

“Em suma, a criação do Serviço de Teleassistência para Idosos no Estado de Goiás é uma medida necessária e benéfica, que vai ao encontro das demandas de uma sociedade que envelhece e precisa de soluções inovadoras para garantir a dignidade, a segurança e o bem-estar de seus idosos. Este projeto de lei representa um avanço significativo na construção de uma rede de proteção e cuidado para a população idosa, reafirmando o compromisso do Estado de Goiás com a saúde e a qualidade de vida de todos os seus cidadãos”, pontua o parlamentar.

Requerimentos

O encontro também contou com a aprovação de quatro requerimentos. Um deles solicita a discussão e a votação do Regimento Interno da Ouvidoria de Proteção à Pessoa Idosa.

Os outros três visam à realização de três audiências públicas, a serem promovidas pelo colegiado, para a apresentação da Informação Estadual para Instituição de Longa Permanência (Sistema Ilpis) e do Roteiro Objetivo de Inspeção (Sistema ROI), bem como para discussão de medidas para prevenção de queda em pessoas idosas.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Leia Também:  Produção de grãos em Goiás tem alta de 18,95%

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade