Ministério do Esporte e MPT assinam acordo para destinação dos recursos da Lei de Cota para o paradesporto

Publicados

O Ministro do Esporte, André Fufuca, e o Procurador-Geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, assinam nesta terça-feira (26/2) um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de reverter bens e recursos provenientes de multas e indenizações por descumprimento da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, art. 93) para a realização de projetos paradesportivos em nível nacional.

A parceria visa fomentar a prática esportiva entre pessoas com deficiência, promovendo inclusão social e desenvolvimento físico, emocional e social. O Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR), será responsável por fornecer subsídios técnicos, divulgar editais de chamamento público e monitorar as propostas e entidades cadastradas.

Já o Ministério Público do Trabalho fornecerá subsídios técnicos sobre o processo de reversão de bens e recursos, além de comunicar as Procuradorias Regionais do Trabalho sobre o acordo e a possibilidade de destinação de bens e valores para o fomento do paradesporto.

Leia Também:  Flamengo avança para as semifinais da Copa do Brasil com vitória sobre o Bahia

Serviço
Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre Ministério do Esporte e a Procuradoria Geral do Trabalho
Data: 26 de fevereiro, quarta-feira
Horário: às 10h
Local: Auditório do subsolo do Bloco A, Esplanada dos Ministério, Brasília, DF

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESPORTES

Alunos do Projeto Educa Tênis em Maranguape e Caucaia (CE) são contemplados com kits de material esportivo

Publicados

em

Os moradores dos municípios de Maranguape e Caucaia, na região metropolitana de Fortaleza, vivenciaram tardes bastantes movimentadas com a entrega de material esportivo aos alunos do Educa Tênis, projeto viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte. Desde a sua primeira edição, mais de 350 alunos dos dois municípios já foram beneficiados pelo projeto, que visa democratizar o acesso à prática e cultura do tênis de campo.

O kit esportivo foi entregue aos alunos dos núcleos de Maranguape na última quinta-feira (20/2) e de Caucaia no dia 24 de janeiro. Para praticar a modalidade, todos receberam raquetes, bolas, bambolês, cones e mini rede de tênis, além de mochila, camisa, boné, short e squeeze.

O Educa Tênis atende hoje a cem alunos entre crianças, adolescentes e jovens, na faixa etária de 7 a 17 anos, que praticam a modalidade em três dias da semana, distribuídos em dois núcleos, com 50 estudantes cada. A prioridade é para os alunos do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas, sendo três deles com deficiência.

Leia Também:  Campeonato Municipal de Rialma terá início no próximo dia 14 (segunda-feira)

Aluna do 6º ano do Centro Educacional Municipal Santa Rita, Maria Eliene Carvalho Paula, 13 anos, do núcleo de Maranguape, diz estar muito feliz em participar do projeto. “Ao praticar a modalidade meu comportamento e minhas atitudes mudaram. As aulas exigem muita concentração, e com a prática já observo as mudanças”, ressaltou a aluna.

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Responsável pela aluna Iatasha Lorrana, que antes vivia em um abrigo, Lindiana Lima afirmou que a estudante evoluiu muito. “Iatasha hoje tem mais compromisso com os estudos, além de ter aprendido a falar menos e ouvir mais, ser mais responsável e educada. Esse é um projeto que valoriza as crianças”, afirmou.

O estudante Kauan Virgílio de Sena, 11 anos, do 6º ano do Centro Educacional Santa Rita, disse estar muito feliz em praticar a modalidade. “É um projeto muito interessante e moderno, eu recomendo”, disse. “O Educa Tênis oferece aos alunos uma modalidade esportiva pouco praticada no ambiente escolar, proporcionando o seu desenvolvimento como pessoa. Junto aos familiares e alunos desenvolvemos um trabalho com profissionais de educação física e psicólogo com o objetivo de consolidar as políticas inclusivas, de combate ao racismo, à misoginia e todas as formas de preconceito, além de promover o esporte nas regiões mais vulneráveis”, afirmou o idealizador do projeto, o professor Emerson Lucas.

Leia Também:  Fluminense empata com o Cerro Porteño no Paraguai e mantém liderança do grupo A

A maioria dos beneficiados do Educa Tênis são contemplados pelo Bolsa Família, programa de transferência de renda instituído no governo do presidente Lula, que tem como objetivo quebrar o ciclo da pobreza. As aulas do projeto Educa Tênis começaram em outubro do ano passado e a previsão é que se encerram em julho deste ano.

Autoridades dos dois municípios, Federação Cearense de Tênis junto com os representantes das empresas apoiadoras e dirigentes da Escola Santa Rita e do Lar Beneficente Clara de Assis, e da Escola Santa Rita, estiveram presentes nos dois eventos.

 Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte 

Fonte: Ministério do Esporte

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA