Cultura

MIS inaugura exposição sobre padrões estéticos femininos nesta sexta-feira (14)

Mostra “Belezas em Foco” aborda questões sobre auto aceitação, significado de beleza e a particularidade de cada mulher.

Publicados

MIS inaugura exposição sobre padrões estéticos femininos nesta sexta-feira (14). Fotos: Sabrina Schreiner

O Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), inaugura a exposição fotográfica “Belezas em Foco”, por Sabrina Schreiner, nesta sexta-feira (14), às 19h. A mostra fica em cartaz até 14 de agosto para visitação do público, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Com curadoria de Ana Rita Vidica, “Belezas em Foco” mostra a diversidade e a singularidade das mulheres. Ao apresentar fotografias íntimas externas para o cotidiano que retratam as histórias das três participantes, que são praticantes de pole dance, a exposição busca inspirar outras mulheres ao amor próprio e à beleza dentro do seu dia a dia.

O projeto foi desenvolvido a partir da temática do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em publicidade de Sabrina Schreiner, na UFG, e foi escolhido devido à crescente importância da autoestima feminina na sociedade contemporânea. “Acredito que a fotografia tem o poder único de capturar a beleza, a modernidade e a individualidade de cada pessoa, promovendo uma reflexão positiva sobre a própria imagem e contribuindo para o fortalecimento da autoestima”, comenta Sabrina Schreiner.

Leia Também:  Jornalista Waldir Marques recebe Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira

Sobre a fotógrafa

Sabrina, 23 anos, é formada em publicidade e se especializou em fotografia de retratos. Apaixonada pela arte e como ela pode mudar a visão das pessoas, a fotografia sempre esteve presente em sua vida. Aos 13 anos comprou sua primeira câmera e aos 15 começou seu trabalho como fotógrafa.

A autoestima foi sempre um desafio ao longo da sua trajetória pessoal e com a fotografia, por pressão de um corpo idealizado pelas propagandas e pela sociedade. “Ao fazer terapia, estudar mais sobre o assunto, entrar no mundo do pole dance e produzir autorretratos, entendi meu verdadeiro valor. E além disso, ao trabalhar na área da fotografia, observei de perto que muitas mulheres que estão juntas lutando a favor da autoestima, mas perceberam também, o quanto a fotografia desempenha um papel transformador nesse processo”, conta Sabrina.

Serviço

Exposição fotográfica “Belezas em Foco”

Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h

Visitação: De 14/06 a 14/08/2024

Local: Museu da Imagem e Som (Praça Cívica, 2 – St. Central, Goiânia – GO)

Leia Também:  Em Goiás, Operação Paz registra 39.839 ações de forças integradas visando segurança

Entrada gratuita

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Pirenópolis recebe Circuito Cavalhadas neste fim de semana

Com apoio do Governo de Goiás, o evento inova em acessibilidade e segurança. Espetáculo terá como palco o Módulo Esportivo da cidade.

Publicados

em

Pirenópolis recebe Circuito Cavalhadas neste fim de semana. Fotos: Secut Goiás

As tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis no Vale do São Patrício serão realizadas neste fim de semana, de 19 a 21 de maio. A manifestação, uma das mais ricas e populares do calendário cultural goiano, terá como palco o Módulo Esportivo de Pirenópolis e faz parte do Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás.

Este ano, uma das prioridades do Governo de Goiás foi reforçar a estrutura e possibilitar que a representação da batalha entre mouros e cristãos seja acompanhada por todos com conforto. Para isso, uma estrutura especial foi montada em Pirenópolis para receber a encenação. Um camarote para pessoas com deficiências e necessidades especiais, conduzido por uma equipe de apoio, será o ponto alto das ações de acessibilidade do evento. Cadeirantes, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, idosos e outras particularidades serão amparadas por este suporte inovador oferecido ao evento pela gestão estadual.

Outra novidade é a estrutura de banheiros contêineres para garantir melhor locomoção e usabilidade para todos que participarem do evento. Para a segurança do público, câmeras de monitoramento estão sendo instaladas em toda a extensão dos camarotes e arquibancadas, para coibir roubos e demais crimes e auxiliar no trabalho da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), que este ano atuará com um reforço no efetivo para melhor atender a programação.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressalta que, este ano, a festa em Pirenópolis promete ser ainda mais especial. “Contaremos com uma estrutura reforçada e de fácil acesso para garantir que os moradores e público visitante possam prestigiar o evento. Acreditamos que a cultura deve ser acessível a todos, por isso, trabalhamos incansavelmente para garantir que as Cavalhadas de Pirenópolis sejam uma experiência inesquecível para todos os públicos”.

Leia Também:  Usina Uruaçu doa cestas básicas

Programação

A encenação é parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo, que na cidade é composta também por missas, o levantamento do mastro, a distribuição dos doces tradicionais alfenins e verônicas, a apresentação do grupo Pastorinhas, as Cavalhadinhas e, por fim, as Cavalhadas, acompanhada pela centenária e festiva Banda Phoenix.

Esta é a maior edição do Circuito das Cavalhadas que segue até outubro, com participação de 15 cidades e um investimento de R$ 4 milhões, levando ao público um dos mais belos espetáculos a céu aberto.

O festejo reúne religiosidade e cultura e já ocorre há pelo menos 200 anos em várias cidades do Estado. O espetáculo, que surpreende pela organização, beleza e grande participação da população, é prestigiado por milhares de pessoas do entorno dos municípios e de várias partes do país e até do exterior.

Raízes portuguesas em solo goiano

As Cavalhadas transcendem a simples encenação de uma batalha épica, representando a história, fé e tradição, que se entrelaça com a própria identidade cultural das cidades participantes.

Sua origem remonta a Portugal medieval, onde as “Cavalhadas” narravam a luta entre o Imperador Carlos Magno e os mouros. Introduzidas no Brasil pelos jesuítas no século XVIII, com o objetivo de catequizar indígenas e escravos, as Cavalhadas ganharam um novo significado em solo brasileiro.

Patrimônio cultural

As Cavalhadas de Pirenópolis foi a primeira a conseguir o título de Patrimônio Cultural do Brasil. A festividade se enraizou em 1826, pelas mãos do Padre Manuel Amâncio da Luz. Inicialmente conhecida como “O Batalhão de Carlos Magno”, a encenação se consolidou como um dos principais eventos da Festa do Divino Espírito Santo, atraindo fiéis e visitantes de toda a região.

Leia Também:  Confira quais serviços de saúde funcionam no feriado prolongado de Carnaval

Acompanhe a programação do final de semana em Pirenópolis:

17/05 (sexta-feira)

22h – Apresentação da Peça As Pastorinhas no Theatro de Pirenópolis

18/05 (sábado)

22h – Apresentação da Peça As Pastorinhas no Theatro de Pirenópolis

19/05 (domingo)

4h – Alvorada com a Banda de Couro

5h – Alvorada com a Banda de Música Phoênix

8h – Cortejo do Imperador saindo da Casa do Imperador até a Igreja Matriz

9h – Missa solene na Igreja Matriz, cantada pelo Coral Nossa Senhora do Rosário e sorteio do novo Imperador. Cortejo levando o Imperador até sua residência onde serão distribuídos Verônicas e Pãezinhos do Divino

13h – 1° dia das CAVALHADAS

20/05 (segunda-feira)

8h – Reinado de Nossa Senhora do Rosário – Cortejo conduzindo o Rei e Rainha de suas residências até a Igreja Matriz, acompanhados pela Banda de Couro.

9h – Missa na Igreja Matriz.

13h – 2° dia de CAVALHADAS (batismo dos Mouros)

21/05 (terça-feira)

9h – Missa na Igreja Matriz

13h – 3° e último dia de CAVALHADAS (confraternização entre Mouros e Cristãos). Após o espetáculo os Cavaleiros seguem até a porta da Igreja do Bonfim para a oração final de agradecimento e a última salva de tiros

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA