Missão do Mapa nos Emirados Árabes fortalece exportações e abre novas oportunidades para o agro brasileiro

Publicados

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) concluiu com sucesso a missão oficial aos Emirados Árabes Unidos, realizada entre os dias 17 e 19 de fevereiro. A agenda foi marcada pela participação na Gulfood 2025 – a maior feira de alimentos e bebidas do mundo árabe – e por reuniões bilaterais estratégicas que reforçam a presença do Brasil no mercado internacional.

Abertura de pavilhões brasileiros na Gulfood

No primeiro dia da missão, a comitiva brasileira participou da inauguração do Pavilhão Brasil, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que reuniu mais de 120 empresas nacionais em sete pavilhões temáticos. A agenda incluiu também a abertura do Pavilhão Brazilian Beef, liderado pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), e do Pavilhão Superfoods, liderado pela Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), ambos em parceria com a ApexBrasil.

Outros projetos importantes, como o Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck, coordenados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), também foram lançados, destacando a diversidade e a qualidade dos produtos brasileiros no mercado árabe.

Leia Também:  Instituto de Pesca Realiza Estudo sobre o Vírus ISKNV, Ameaça à Sanidade dos Peixes e à Piscicultura Brasileira

Visitas técnicas e reuniões bilaterais

O segundo dia foi marcado por uma visita técnica à planta da BRF, localizada na zona industrial de Kizad, em Abu Dhabi. A delegação conheceu as operações da empresa na região e as linhas de produção que abastecem o mercado emirático e outros países do Oriente Médio, como Omã, Iraque e Kuwait.

Além disso, foi realizada uma reunião bilateral com autoridades dos Emirados Árabes, abordando temas estratégicos para o comércio bilateral, como: a apresentação da primeira adida agrícola do Brasil nos Emirados, Vanessa de Jesus; as expectativas em torno do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e os Emirados Árabes; questões técnicas relacionadas às certificações de exportação; e a retomada das exportações de estabelecimentos com SIFs suspensos.

No terceiro dia, a comitiva visitou a planta de processados da Seara Brasil e participou de reuniões estratégicas no âmbito da feira, reforçando o compromisso do Mapa em ampliar a presença brasileira no mercado árabe.

Compromisso com a expansão de mercados

A participação brasileira na Gulfood 2025 reafirma o alinhamento do Ministério da Agricultura e Pecuária com as diretrizes do ministro Carlos Fávaro, que prioriza a ampliação de mercados internacionais para o agro brasileiro, sempre com foco na sustentabilidade e na qualidade dos produtos exportados.

Leia Também:  Janeiro: Momento de Escolha Crucial para o Empregador Rural Pessoa Física

O Mapa segue trabalhando para abrir novos mercados, fortalecer as exportações e garantir que o agronegócio brasileiro continue conquistando espaço e reconhecimento global.

Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Ministério da Agricultura e Pecuária entrega maquinários agrícolas a municípios capixabas

Publicados

em

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Superintendência de Agricultura e Pecuária no Espírito Santo (SFA-ES), entregou, nesta sexta-feira (21), máquinas e equipamentos agrícolas para nove municípios capixabas. A cerimônia ocorreu no Pavilhão de Carapina, em Serra, na região metropolitana de Vitória.

Na ocasião, foram entregues cinco escavadeiras hidráulicas, três tratores e uma motoniveladora, totalizando um investimento de R$ 4,6 milhões. Os equipamentos beneficiarão os municípios de Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão, Ibiraçu, Ecoporanga, Pedro Canário, Itaguaçu, Mimoso do Sul, São Mateus e Rio Bananal, impulsionando a produção agrícola e a manutenção de estradas rurais.

As máquinas foram adquiridas com recursos oriundos de emendas parlamentares da bancada federal capixaba e liberadas pelo Mapa. “Esta é a segunda vez que o Mapa promove, no Espírito Santo, a entrega direta, e em tempo recorde, de maquinário agrícola às prefeituras, beneficiando, assim, os municípios e a agropecuária capixaba”, afirmou Guilherme Gomes de Souza, superintendente de Agricultura e Pecuária no Espírito Santo.

Leia Também:  Quebra da safra de cana não impede recorde histórico na oferta de etanol

Durante a cerimônia, o superintendente agradeceu o empenho do Ministério da Agricultura pela rápida liberação dos recursos e à bancada federal capixaba pelas importantes indicações de emendas parlamentares aos municípios capixabas. Guilherme ressaltou ainda que os equipamentos devem ser utilizados exclusivamente para atender o produtor rural e as estradas rurais.

O prefeito de Rio Bananal, Bruno Pella, afirmou que a motoniveladora recebida será importantíssima para dar manutenção às estradas rurais do município, que é um grande produtor de café conilon do Brasil. “Essa máquina é providencial para realizarmos o trabalho que a agricultura familiar e os produtores rurais precisam no município”.

Já o secretário de Agricultura de Ibiraçu, Carlos Peixoto, afirmou que a escavadeira recebida será de grande relevância para os agricultores. “Vamos conseguir abrir muitas estradas com essa máquina e atender os produtores da melhor forma possível”.

A solenidade também contou com as presenças do chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Mapa, Samoel de Almeida Barros, representando o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; de parlamentares da bancada federal capixaba, o senador Fabiano Contarato, a suplente do senador Magno Malta, Márcia Macedo, e a deputada federal Jack Rocha. Além de servidores do Mapa, prefeitos, secretários de Agricultura, vereadores e produtores rurais.

Leia Também:  Conab vai importar arroz para evitar desabastecimento

Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA