Mortes e atentados atingem 8 advogados em 3 anos no Estado

Publicados


Pelo menos oito advogados sofreram atentados em Goiás nos últimos três anos. Há registros de ameaças, tentativa de homicídio e assassinatos. Destes oito, há a confirmação da polícia de pelo menos cinco terem sido assassinados em consequência do exercício profissional das vítimas. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Goiás afirma que tem acompanhado os casos e exigido apurações da polícia e do Poder Judiciário para que os responsáveis sejam punidos.

O caso mais recente aconteceu no último dia 2, no Conjunto Vera Cruz, em Goiânia. A advogada criminal Rina Mendes dos Santos foi assassinada com 12 tiros no rosto e pescoço. Rina era inscrita na OAB há 25 anos e sempre trabalhou na área criminal, atendendo clientes que, comprovadamente, atuam no tráfico de drogas e roubo de cargas e veículos. A vítima foi assassinada dentro do próprio carro quando ia para um encontro com um cliente para receber o pagamento de um caso.

O presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB, David Soares da Costa, afirma que a área criminal é uma das mais perigosas dentro do Direito. “Sempre foi uma área perigosa, a maioria dos casos envolvendo violência contra advogados é com profissionais da área criminal”, explica. “Os advogados ficam receosos em atuar nessa área, porque é uma zona que atua diretamente com o crime. Isso não quer dizer que os profissionais estejam envolvidos ou sejam criminosos, mas sempre foi perigoso”.

Leia Também:  Covid-19: Goiás recebe mais 228,5 mil doses de vacinas nessa segunda-feira (03)

Embora seja uma área perigosa, o presidente afirma que não é a única dentro do Direito a sofrer com retaliações. “A violência tem aumentado de forma geral. Tanto é que temos o caso de um advogado familiar, que sofreu um atentado”, relata Costa.

O caso citado por David é do advogado Walmir Oliveira da Cunha, que teve uma bomba enviada ao seu escritório por dois policiais federais que participaram de uma disputa de guarda familiar na qual o advogado estava atuando. Os irmãos Ovídio e Valdinho Rodrigues Chaveiro foram condenados a 11 anos e 9 meses de prisão por enviar o artefato para Walmir. A detonação também destruiu parte do escritório da vítima e feriu a mão do advogado, que precisou amputar três dedos.

Sérgio Beze Prates, outro profissional que atuava na área criminal, foi morto a tiros em julho deste ano, dentro de seu carro, em Goiânia, enquanto conversava com um cliente, que também foi baleado. Este cliente era Murillo Morais Lobo, de 32 anos. Em 2010, mesmo preso por tráfico de drogas, Murillo comandou uma operação de tráfico internacional de LSD, considerada a maior já detectada em território goiano. O delegado responsável pelo caso, Marco Aurélio Ferreira, afirmou que a polícia segue investigando o ocorrido. “É um caso delicado. Prefiro manter sigilo sobre as investigações”, disse.

 

Suspeito de crime é preso na capital

O suspeito de assassinar o advogado criminalista Wellington da Costa Souza, de 26 anos, em um bar de Anicuns, região Oeste do Estado, foi preso na madrugada de segunda-feira (12), no Residencial Green Park, em Goiânia. O crime ocorreu no último dia 27, quando dois homens chegaram em uma motocicleta e o garupa atirou no advogado, que morreu no local. Segundo as declarações dadas pelo suspeito para a polícia, foi um ato de acerto de contas, relacionado ao tráfico de drogas.

Leia Também:  Aruanã: Moradora encontra cobra enrolada em carregador de celular

Segundo a equipe da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Amaury Alves Pedroso, conhecido como Foguim, confessou ter matado a vítima.

Em um vídeo divulgado pela polícia, Amaury assume que atirou no advogado. A reportagem tentou contato com o delegado responsável pelo caso, mas as ligações não foram atendidas.

 

Registros ao longo do tempo

Novembro 2018
Rina Mendes dos Santos – Assassinada a tiros em Goiânia

 

Outubro de 2018
Wellington da Costa Souza – Assassinado em Anicuns

 

Junho de 2018
Manoel do Rosário dos Santos – Encontrado morto em cela em Goiânia

 

Julho de 2018
Sérgio Beze Prates – Assassinado a tiros em Goiânia

 

Fevereiro de 2018

Robinson Pereira Guedes – Morto por suposto cliente em Turvânia

 

Julho de 2016

Walmir Oliveira da Cunha – Perdeu três dedos da mão após uma bomba ser enviada ao seu escritório em Goiânia

 

Junho de 2017

Emerson Thadeu Vita – Ameaçado e teve a morte planejada por uma quadrilha

 

Dezembro de 2017

Edir Peter Corrêa Chartier – Assassinado a tiros na Cidade de Goiás

O Popular

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiás

A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.

Publicados

em

PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiás. Fotos: Divulgação

PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiá

A Polícia Civil (PC), representada pelo Delegado-Geral André Ganga, participou, na tarde desta segunda-feira (14), da apresentação da nova redução em todos os índices de criminalidade em Goiás, a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). A queda chega a até 97,31%, no caso de roubo de carga, de janeiro a setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano de 2018. Os homicídios dolosos recuaram 56,07%, o roubo de veículos caiu 93,18% e o roubo a instituições financeiras teve queda de 100%, no período mencionado.
A PC apontou como as investigações criminais foram fundamentais para redução da estatística dos crimes no estado. No comparativo de janeiro a setembro de 2023 e neste mesmo período de 2024, houve um aumento de 13,18% no número de inquéritos policiais remetidos ao Judiciário com autoria; a quantidade de operações saltou, no mesmo período, para 43,57%; e o aumento do número prisões foi de 45,67%. A PCGO também aumentou em 37,2% a quantidade de carteiras de identidades emitidas no período mencionado.
A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.

Leia Também:  Bombeiros encerram Operação Romaria com 379 ocorrências atendidas

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA