política

Na região Sudeste, Caiado revisita ações de sua gestão e se compromete a levar mais benefícios

“Vai escrever na história de Goiás sua passagem como o maior governador de todos”, afirmou Adib Elias, prefeito de Catalão, ao defender a reeleição de Ronaldo Caiado durante carreata deste sábado.

Publicados

Polo de moda, escolas reformadas, casas populares e rodovias bem cuidadas. Estas foram algumas das realizações da atual gestão destacadas neste sábado, durante carreata do governador e candidato à reeleição, Ronaldo Caiado, na Região Sudeste de Goiás. A comitiva percorreu os municípios de Catalão, Três Ranchos, Ouvidor, Goiandira, Cumari e Anhanguera.

“O carinho que recebi neste sábado impõe muito mais obrigações para que eu possa retribuir a todo esse povo. As pessoas veem como eu tenho trabalhado pelo nosso Estado de Goiás”, disse Caiado. O governador citou as ações de habitação, infraestrutura, educação, segurança pública, e, ainda, a importância dos benefícios sociais como Mães de Goiás, Bolsa Auxílio para estudantes, Aluguel Social e o Bolsa Dignidade, que, a partir de 2023, vai conceder R$ 300 a idosos em situação de vulnerabilidade que tenham entre 60 e 65 anos.

Em Catalão, a funcionária pública Daniela Nogueira, 40 anos, se emocionou ao falar com Caiado e gravar um vídeo com o governador. “Estou aqui de coração, ele é o melhor! Por mais 4 anos com ele!”, disse Daniela. Ela conta que fez o vídeo especialmente para a sua mãe, uma senhora de 70 anos que é apoiadora de Caiado há muito tempo e, agora, já declarou voto pela reeleição do governador.

Para o prefeito da cidade, Adib Elias (Progressistas), a parceria do Governo de Goiás com a prefeitura criou um novo modelo de administração estadual e municipal. “Em sua segunda administração, o senhor vai escrever na história de Goiás sua passagem como o maior governador de todos”, afirmou Adib.  Entre os benefícios do Governo de Goiás recebidos pela cidade, o prefeito destacou obras estruturantes como anéis viários e a reconstrução da entrada da cidade, regionalização da saúde com parceria com a Santa Casa e o Hospital Regional de Catalão, em construção, além dos programas sociais.

Leia Também:  Governador em exercício, José Eliton cumpre agenda de inaugurações hoje em Itapuranga

Em seguida, a carreata chegou à cidade de Três Ranchos, onde o governador foi recepcionado com muita festa pela população e pelo prefeito Hugo de Leon (Cidadania). “Caiado tem feito uma bela administração, séria, honesta e de palavra”, disse o prefeito.

O clima de animação se repetiu em Ouvidor, onde a população se reuniu em frente às casas e comércios de diversos pontos da cidade, como, por exemplo, a Avenida Irapuã. “Sou parceiro do governador e o governador é um grande parceiro de Ouvidor”, disse o prefeito Cebinha (MDB), que destacou entre as ações do governo a construção de 50 casas populares, que serão entregues a custo zero para a população carente, e o Goiás em Movimento – Eixo Municípios, programa administrado pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, que promove a recuperação de ruas e avenidas das cidades goianas.

Em Goiandira, o percurso da carreata foi iniciado na GO-210, em frente ao portal da entrada da cidade e passou por diversos pontos, entre eles, o Cinturão da Moda da cidade, e terminou na GO-305. Um dos destaques do percurso foi o Colégio Estadual Amélia de Castro, que foi reformado na atual gestão. Caiado recebeu o carinho da população e o apoio do prefeito Alisson do Posto (UB).

“O governador que acabou com a corrupção”, disse o prefeito de Cumari, João Rios (PDT), ao recepcionar Caiado. Entre os benefícios recebidos pela cidade da gestão estadual, Rios destacou o recapeamento de avenidas e rodovias e a construção de casas populares.

Leia Também:  Jovair Arantes: “PTB terá posição de independência”

Em Anhanguera, Caiado foi acompanhado pelo prefeito Marcelo Paiva (MDB), que agradeceu pelas 30 casas populares que estão sendo construídas no município. O prefeito doou a Caiado uma muda de limão taiti, produção da cidade que é conhecida no Estado como a capital da fruta. Também na cidade, o enfermeiro Ric Wake Alves cumprimentou Caiado pela maneira de governar. “Um gestor excelente, que modificou o Estado e colocou Goiás nos trilhos”, disse Ric.

A cidade possui o menor número de habitantes do Estado, é a quarta menor do país e ficou esquecida pelas gestões anteriores do Governo de Goiás. O governador conta que fez questão de levar ao município asfaltamento com sinalização, casas populares, reconstruir a escola e dar dignidade a alunos e professores. “Continuo acreditando nessa cidade e no potencial do seu povo, isso é governar para todos os 246 municípios goianos”, finalizou Caiado.

Acompanharam a carreata deste sábado o candidato ao senado Alexandre Baldy (Progressistas); o deputado federal e candidato à reeleição José Nelto (Progressistas); o candidato a deputado estadual Luiz Sampaio; os prefeitos de Marzagão, Solimar Cardoso (PSC), de Ipameri, Jânio Pacheco (Podemos), e a prefeita de Bela Vista, Nárcia Kelly (PP).

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Caiado propõe indexação da dívida dos estados a IPCA mais 1%

Encontro de governadores e representantes de cincos estados com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, em Brasília, resulta em acordo para apresentação de proposta de reajuste no IPCA ao Ministério da Fazenda.

Publicados

em

Governador Ronaldo Caiado, se reúne com Rodrigo Pacheco, em Brasília, para apresentar proposta de indexação de dívida dos estados. Foto: Cristiano Borges

O governador Ronaldo Caiado apresentou nesta segunda-feira (15) propostas para renegociação das dívidas dos estados, com foco na indexação. A reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em Brasília, contou com a participação de governadores e representantes de outros quatro estados. No encontro ficou acordado que os governadores vão propor ao Ministério da Fazenda a correção das dívidas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 1% ao ano.

“O que nós estamos pedindo são indexadores justos e uma renegociação também para que haja flexibilização no teto de investimento e não sejamos engessados, como está hoje a maioria dos estados brasileiros”, pontuou Caiado ao final do encontro.

O indexador da dívida atualmente é o CAM que, somado a mais 4% de juros ao ano, dá a taxa Selic de 11% ao ano. Já a proposta apresentada pelo gestor goiano, em parceria com os governadores Cláudio Castro (RJ), Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema, (MG), além do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, visa a redução do indexador para IPCA mais 1% ao ano, tornando o índice mais vantajoso para a correção dos valores devidos pelos estados à União, possibilitando o investimento em outras áreas.

Leia Também:  Governador Ronaldo Caiado passa por procedimento cirúrgico

Ronaldo Caiado ressaltou que dívidas acrescidas por indexadores extorsivos inviabilizam o investimento nos estados. “O parcelamento da dívida chega a percentuais que impossibilitam investir em infraestrutura. Os entes federativos estão imobilizados devido a essas correções das dívidas que chegam a níveis estratosféricos, não restando nada para que os governos possam atender à necessidade de crescimento”, disse.

“Temos que exigir responsabilidade fiscal dos estados, mas também ficar bloqueado com teto de gastos e com esse indexador, com a dívida sendo reajustada nessa proporção, nos inviabiliza de caminhar”, finalizou o governador de Goiás.

A proposta discutida com o presidente do Senado prevê que os estados menos endividados poderão obter acesso a novas operações de crédito. Os que cumprirem todos os compromissos estabelecidos terão reduções de juros permanentes até o prazo final da vigência dos contratos aditivados. Ficam afastados também todos os limites e condições para a realização de operação de crédito ou para a contratação com a União nas celebrações de acordo.

O texto destaca que os estados que apresentarem boa capacidade de pagamento terão tratamento prioritário e célere quanto às análises e avaliações dos pleitos de operação de crédito. Outro item acrescenta pelo menos 50% do PIB ao teto, e exclui as despesas de saúde e educação da limitação de crescimento prevista em Regimes de Recuperação ou de Reequilíbrio Fiscal dos Estados e do Distrito Federal.

Leia Também:  Jovair Arantes: “PTB terá posição de independência”

O Ministério da Fazenda deve apresentar um projeto até a próxima semana. Entretanto, o presidente do Senado convocou os governadores para ouvir suas sugestões e apresentar seus pontos de vista. Caiado ressaltou que Pacheco deve encaminhar uma proposta que seja compatível com o crescimento dos estados em breve.

Segurança

Durante o almoço, o Chefe do Executivo goiano discutiu também a possibilidade de uma contrapartida financeira às UFs por ações de segurança pública. “Estamos diante de uma luta contra a criminalidade em que assumimos o trabalho sozinhos”, argumentou Caiado, ao lembrar que os estados combatem diretamente crimes federais e não recebem compensação pela atuação das forças policiais. Além disso, os governadores colocaram em pauta a possibilidade de federalização de ativos dos estados.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA