política

Na região Sudeste, Caiado revisita ações de sua gestão e se compromete a levar mais benefícios

“Vai escrever na história de Goiás sua passagem como o maior governador de todos”, afirmou Adib Elias, prefeito de Catalão, ao defender a reeleição de Ronaldo Caiado durante carreata deste sábado.

Publicados

Polo de moda, escolas reformadas, casas populares e rodovias bem cuidadas. Estas foram algumas das realizações da atual gestão destacadas neste sábado, durante carreata do governador e candidato à reeleição, Ronaldo Caiado, na Região Sudeste de Goiás. A comitiva percorreu os municípios de Catalão, Três Ranchos, Ouvidor, Goiandira, Cumari e Anhanguera.

“O carinho que recebi neste sábado impõe muito mais obrigações para que eu possa retribuir a todo esse povo. As pessoas veem como eu tenho trabalhado pelo nosso Estado de Goiás”, disse Caiado. O governador citou as ações de habitação, infraestrutura, educação, segurança pública, e, ainda, a importância dos benefícios sociais como Mães de Goiás, Bolsa Auxílio para estudantes, Aluguel Social e o Bolsa Dignidade, que, a partir de 2023, vai conceder R$ 300 a idosos em situação de vulnerabilidade que tenham entre 60 e 65 anos.

Em Catalão, a funcionária pública Daniela Nogueira, 40 anos, se emocionou ao falar com Caiado e gravar um vídeo com o governador. “Estou aqui de coração, ele é o melhor! Por mais 4 anos com ele!”, disse Daniela. Ela conta que fez o vídeo especialmente para a sua mãe, uma senhora de 70 anos que é apoiadora de Caiado há muito tempo e, agora, já declarou voto pela reeleição do governador.

Para o prefeito da cidade, Adib Elias (Progressistas), a parceria do Governo de Goiás com a prefeitura criou um novo modelo de administração estadual e municipal. “Em sua segunda administração, o senhor vai escrever na história de Goiás sua passagem como o maior governador de todos”, afirmou Adib.  Entre os benefícios do Governo de Goiás recebidos pela cidade, o prefeito destacou obras estruturantes como anéis viários e a reconstrução da entrada da cidade, regionalização da saúde com parceria com a Santa Casa e o Hospital Regional de Catalão, em construção, além dos programas sociais.

Leia Também:  Em Inhumas, vereador afastado em operação da PC alega inocência e perseguição política

Em seguida, a carreata chegou à cidade de Três Ranchos, onde o governador foi recepcionado com muita festa pela população e pelo prefeito Hugo de Leon (Cidadania). “Caiado tem feito uma bela administração, séria, honesta e de palavra”, disse o prefeito.

O clima de animação se repetiu em Ouvidor, onde a população se reuniu em frente às casas e comércios de diversos pontos da cidade, como, por exemplo, a Avenida Irapuã. “Sou parceiro do governador e o governador é um grande parceiro de Ouvidor”, disse o prefeito Cebinha (MDB), que destacou entre as ações do governo a construção de 50 casas populares, que serão entregues a custo zero para a população carente, e o Goiás em Movimento – Eixo Municípios, programa administrado pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, que promove a recuperação de ruas e avenidas das cidades goianas.

Em Goiandira, o percurso da carreata foi iniciado na GO-210, em frente ao portal da entrada da cidade e passou por diversos pontos, entre eles, o Cinturão da Moda da cidade, e terminou na GO-305. Um dos destaques do percurso foi o Colégio Estadual Amélia de Castro, que foi reformado na atual gestão. Caiado recebeu o carinho da população e o apoio do prefeito Alisson do Posto (UB).

“O governador que acabou com a corrupção”, disse o prefeito de Cumari, João Rios (PDT), ao recepcionar Caiado. Entre os benefícios recebidos pela cidade da gestão estadual, Rios destacou o recapeamento de avenidas e rodovias e a construção de casas populares.

Leia Também:  Justiça manda bloquear bens de ex-governador pela 2ª vez

Em Anhanguera, Caiado foi acompanhado pelo prefeito Marcelo Paiva (MDB), que agradeceu pelas 30 casas populares que estão sendo construídas no município. O prefeito doou a Caiado uma muda de limão taiti, produção da cidade que é conhecida no Estado como a capital da fruta. Também na cidade, o enfermeiro Ric Wake Alves cumprimentou Caiado pela maneira de governar. “Um gestor excelente, que modificou o Estado e colocou Goiás nos trilhos”, disse Ric.

A cidade possui o menor número de habitantes do Estado, é a quarta menor do país e ficou esquecida pelas gestões anteriores do Governo de Goiás. O governador conta que fez questão de levar ao município asfaltamento com sinalização, casas populares, reconstruir a escola e dar dignidade a alunos e professores. “Continuo acreditando nessa cidade e no potencial do seu povo, isso é governar para todos os 246 municípios goianos”, finalizou Caiado.

Acompanharam a carreata deste sábado o candidato ao senado Alexandre Baldy (Progressistas); o deputado federal e candidato à reeleição José Nelto (Progressistas); o candidato a deputado estadual Luiz Sampaio; os prefeitos de Marzagão, Solimar Cardoso (PSC), de Ipameri, Jânio Pacheco (Podemos), e a prefeita de Bela Vista, Nárcia Kelly (PP).

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Aumenta o uso de nome social entre eleitores trans no Brasil

A quantidade de pessoas trans que solicitaram a inclusão dessa identificação no título pulou de 9.900 para 37,6 mil em apenas dois anos.

Publicados

em

Um levantamento da Folha de São Paulo, baseado em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revelou que o uso do nome social por eleitores transexuais e travestis disparou neste ano no Brasil.

Conforme a pesquisa, a quantidade de pessoas trans que solicitaram a inclusão dessa identificação no título pulou de 9.900 para 37,6 mil em apenas dois anos, aumento de 277% na comparação com o último pleito municipal.

A lista de localidades com eleitores registrados também aumentou. Ao menos um brasileiro está apto a votar com o nome social em 3.245 cidades de todos os estados. Há dois anos, eram 1.973 municípios.

Através de resolução do TSE, o direito foi conquistado em 2018. Pessoas não identificadas com o sexo biológico podem incluir no título de eleitor o nome com o qual são reconhecidas socialmente e serem assim tratadas nos locais de votação.

Esse grupo, que em sua maioria se identifica com o gênero feminino e tem menos de 30 anos de idade, corresponde a 0,02% do eleitorado, ou 1 a cada 4.156 pessoas habilitadas para o pleito deste ano.

Leia Também:  “Qualquer partido e qualquer Estado quer ter um político da qualidade de Henrique Meirelles. Quem ganha é a gestão pública e a população”, disse Vanderlan

Em decorrência das limitações nos dados das inscrições entregues ao TSE, é difícil, no entanto, traçar um perfil dessas candidaturas. Em 2022, 35 postulantes informaram um nome social, ante 29 nas últimas eleições nacionais, em 2018. Isso não significa, no entanto, que todos eles sejam transexuais nem que todos os candidatos trans aparecem nesses registros.

As candidaturas

Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) identificou 65 pessoas trans disputando o pleito deste ano, sem contar aquelas que integram candidaturas coletivas, mas não como titulares. Esse número representa 0,2% do total de registros, ou um a cada 435 postulantes inscritos.

O levantamento indica que há a possibilidade de que alguns candidatos ainda desconhecem o direito válido desde 2018, porque não preencheram o campo reservado ao nome social, enquanto se registraram com nome civil e nome de urna associados a gêneros diferentes.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE,

através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA