O mês de novembro contará com três feriados nacionais importantes: no dia 2, celebra-se o Finados, dia dedicado à memória dos mortos; no dia 15, ocorre a Proclamação da República, marcando a mudança do regime imperial para a república no Brasil; e no dia 20, comemora-se o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, feriado que pode ser emendado para ampliar o descanso dos trabalhadores.
Em São Paulo, a Prefeitura decretou a suspensão dos expedientes no dia 21 de novembro, sexta-feira, para reforçar a valorização da cultura afro-brasileira. O Dia de Zumbi e da Consciência Negra foi oficialmente instituído como feriado nacional em 2023, após sanção do projeto de lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A data homenageia a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que faleceu em 1695. Ele é um símbolo da luta contra a escravidão e da resistência negra no período colonial brasileiro. Desde 2003, as escolas brasileiras são obrigadas a incluir no currículo a história e cultura afro-brasileira, e em 2011, a então presidenta Dilma Rousseff oficializou o dia 20 como data nacional para essa celebração.
Além disso, o calendário de fim de ano prevê pontos facultativos em 24 e 31 de dezembro, e feriado nacional em 25 de dezembro, Dia de Natal.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192












































