Opinião

O espelho

A atividade do pensar é pré-condição ao agir e assim, cada um se encontra onde mesmo se colocou. Não como sorte ou azar do destino, mas decisões e resultados.

Publicados

O mundo é um grande espelho onde são refletidos nossos próprios pensamentos e sentimentos. Reagimos às repercussões e interdependências da vida, todavia o reflexo vai depender de nossa interpretação e reação. Como autêntico lago que reflete os impulsos da pedra na água, nossos pensamentos criam as imagens mentais e as identificações favoráveis ou não à adaptação. Para alguns, as ideias desabrocham em legítima flor de esperança e de brilho; para outros, todo impulso é negativo. Por meio da mente adaptamos nossa vida e criação as consequências que nos enovelamos devido as nossas escolhas. A atividade do pensar é pré-condição ao agir e assim, cada um se encontra onde mesmo se colocou. Não como sorte ou azar do destino, mas decisões e resultados. Como diria o Nobel de literatura, Pablo Neruda: “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”. Para que o destino seja feliz, é vital que os pensamentos sejam afirmativos. É preciso que as ideias tenham as luzes da esperança e confiança. Quem almeja bons resultados deve alimentar suas concepções de leituras edificantes com propósitos para uma vida melhor para todos. É a bondade no olhar e no pensar que faz com que o pensamento se torne verdadeiro sol que dissipa as trevas da ignorância. Uma abordagem positiva apenas reforça tais tipos de concepções. Caso contrário, corre-se o risco das direções enganosas e erradas. Ou nas palavras do Salmo (36:9): “Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz”.

Paulo Hayashi Jr é doutor em administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Lázaro Barbosa – serial killer ou psicopata?
Propaganda

ARTIGO

O poder da vontade

O universo conspira a favor dos que fazem o bem.

Publicados

em

Pessoas com vontades fortes e fracas é a divisão proposta por Friedrich Nietzsche, o filósofo alemão da vontade de potência e realização. Apesar de que ele deixa também como lição a importância do equilíbrio emocional como fiel da balança para a superação dos obstáculos. Esta última como prova da própria vivência. Sem disposição para equilibrar-se no bem, a vida derrapa nos desejos e nos cantos de sereia do mundo moderno. É vital força de vontade para ajustar-se às tentações do mundo, assim como suas facilidades, principalmente em termos de zona de conforto. “Quem não se arrisca, não petisca” diz o ditado. Não seria à vontade este botão interno que faz ativar o movimento e a superar a inércia? Quem educa desde cedo o hábito do bom ânimo consegue ir mais longe. De realizar não aquilo que se quer para alegrar o ego, mas o que é necessário. É a prova de maturidade do ser. De se ajustar tanto conforme as situações como também de mobilizar os recursos internos da imaginação, da inteligência, dos desejos e da memória para cumprir as tarefas certas para as realizações. Como leme do indivíduo, representa a vontade pequeno objeto que move toda a embarcação. São Francisco de Assis resume em sua oração o papel desta disposição. De agir e ser protagonista de sua própria vida na construção do bem, da paz e do amor para todos. Com vontade forte tudo se torna possível, em especial quando revestida de boas intenções. O universo conspira a favor dos que fazem o bem.

Leia Também:  Como usar a sua voz para compartilhar as suas ideias?

Paulo Hayashi Jr – doutor em administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA