Pesquisar
Close this search box.
Operação Platinum

Operação Platinum: PF e Receita desmantelam esquema bilionário de contrabando em Jaraguá e outros 6 estados

As investigações, conduzidas pela Delegacia da PF em Guaíra (PR) e com mandados da Justiça Federal local, resultaram em 21 prisões preventivas e 32 buscas e apreensões – totalizando 53 mandados cumpridos.
Operação Platinum:. Foto: Reprodução

publicidade

A Polícia Federal (PF), em operação conjunta com a Receita Federal, deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação Platinum para desarticular uma organização criminosa altamente estruturada, investigada por contrabando, descaminho, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. O grupo, com suporte logístico e financeiro profissional, movimentou cerca de R$ 1 bilhão em mercadorias ilícitas e operações de lavagem, usando mais de 300 empresas de fachada, “laranjas” e contadores especializados.

As investigações, conduzidas pela Delegacia da PF em Guaíra (PR) e com mandados da Justiça Federal local, resultaram em 21 prisões preventivas e 32 buscas e apreensões – totalizando 53 mandados cumpridos. As ações ocorreram em sete estados: Paraná (Santa Terezinha de Itaipu, Céu Azul e Foz do Iguaçu), Mato Grosso do Sul (Dourados), São Paulo (capital, Presidente Prudente e Campinas), Goiás (Goiânia e Jaraguá), Pernambuco (Recife) e Minas Gerais (Contagem).

Em Jaraguá e Goiânia, buscas visaram estruturas usadas para ocultar fluxos financeiros incompatíveis e simulações de atividades econômicas. Análises fiscais, contábeis e cadastrais revelaram vínculos ocultos e empresas criadas só para encobrir crimes reiterados.

Leia Também:  Laudo aponta que advogada acusada de matar ex-sogro e a mãe dele envenenados tinha consciência dos atos

Dos 21 alvos com prisão decretada, 20 foram detidos. Um investigado permanece foragido, e as buscas continuam. Dois flagrantes marcaram a ação: em Recife, prisão por posse irregular de arma de fogo; em São Paulo, por descaminho e contrabando.

Os nomes dos envolvidos não foram divulgados para não comprometer as investigações.

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade