A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Polícia Militar de Goiás (PM-GO) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/GO), deflagrou a Operação Scutum para investigar um grupo de cinco policiais militares suspeitos de corrupção passiva, facilitação de contrabando e descaminho, lavagem de dinheiro, agiotagem, extorsão e formação de quadrilha. A ação cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em Mineiros (GO) e um em Londrina (PR), incluindo empresas suspeitas de envolvimento.
A investigação teve início a partir de informações internas da PM-GO, que indicaram irregularidades como cooptação e desvio de cargas ilegais, revenda de produtos contrabandeados e uso de empresas de fachada para ocultação de valores. Movimentações financeiras incompatíveis com os salários dos policiais reforçam a suspeita de esquema estruturado de agiotagem e lavagem de dinheiro.
Os cinco policiais foram afastados cautelarmente de suas funções pela Justiça Federal, estando desde cerca de seis meses fora do policiamento operacional, atuando apenas em serviços administrativos com armas recolhidas. A Corregedoria da PM acompanhou toda a operação e adotará as medidas administrativas necessárias conforme a legislação e princípios éticos da corporação.
A Operação Scutum contou ainda com o apoio da Polícia Penal, Polícia Civil e Secretaria Nacional de Políticas Penais e segue em investigação para desdobramentos futuros. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados para preservar as apurações.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192












































