Infraestrutura
Pavimentação da GO-230, entre Mimosa e Água Fria de Goiás deve ser entregue pelo governo em outubro
Com investimentos de R$ 12,73 milhões do Tesouro Estadual, a autarquia executou os últimos sete quilômetros de implantação do asfalto
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2021/08/WhatsApp-Image-2021-08-23-at-12.50.00.jpeg)
O Governo de Goiás entregará mais uma obra estruturante para a região do Entorno do Distrito Federal neste segundo semestre. Trata-se da conclusão da pavimentação asfáltica da GO-230, entre Mimoso de Goiás e Água Fria de Goiás, que foi retomada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) em agosto de 2020 e deve ficar pronta em outubro. Com investimentos de R$ 12,73 milhões do Tesouro Estadual, a autarquia executou os últimos sete quilômetros de implantação do asfalto e trabalha na construção da ponte sobre o Rio Mangabeiras.
O canteiro de obras foi paralisado em outubro de 2018 pela gestão estadual passada, que deixou o trecho incompleto e uma precária ponte de madeira sobre o ribeirão. Uma realidade que está em transformação há um ano. “Na Goinfra, o recurso público é para investir em asfalto e outras infraestruturas que melhoram a vida das pessoas”, ressalta o governador Ronaldo Caiado, que determinou a conclusão dos serviços para a inauguração dos 53 quilômetros da nova rodovia.
Durante a conclusão da pavimentação pela atual gestão estadual, a Goinfra precisou também fazer adequações e restaurações no trecho executado anteriormente, que já apresentava problemas estruturais similares ao de estradas com vida útil exaurida. Segundo os relatórios de vistorias técnicas, havia buracos, extensa área de trinca e borrachudos longitudinais, apesar do pouco tempo de uso. “Retomamos a obra para entregar a rodovia de forma definitiva à população da região, mas agora com o padrão de qualidade da Goinfra, com pavimento que suporta o tráfego de caminhões e feito para durar”, ressalta o presidente da agência, Pedro Sales.
A GO-230 é um corredor de acesso entre o norte do Entorno do Distrito Federal e o Vale do São Patrício, sendo rota de escoamento da produção agropecuária. É ainda trajeto alternativo para quem segue de Pirenópolis e Corumbá de Goiás até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que fica na região de Alto Paraíso de Goiás; também para o distrito de São Jorge e Teresina de Goiás.
A pavimentação era um pedido antigo dos produtores e da população local. Antes, um caminhão de escoamento de soja tinha de passar por Brasília para chegar a Anápolis, na Ferrovia Norte-Sul, um desvio considerável para as cargas. “Era um trecho bastante difícil. Agora, vai ficar muito mais rápido para os produtores da região, com esse novo trajeto, teremos trânsito menor e um trecho mais curto”, resume o engenheiro agrônomo Juliano Vaz. “Com o asfalto e a ponte executados e sinalizados, a via ganha em trafegabilidade e oferecerá mais segurança para os motoristas.”
A pavimentação em tratamento superficial duplo (TSD) já foi concluída, e a substituição da ponte de madeira por uma ponte de concreto armado de 90 metros de extensão está em fase final. Falta o encabeçamento da nova estrutura. Além disso, a Goinfra finalizará algumas adequações da pista e executará sinalização e o sistema de drenagem.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
![JORNAL DO VALE](https://jornaldovale.com/wp-content/themes/zox-news/images/logos/logo-nav.png)
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2021/06/neguinho_750.jpg)
CIDADES
Em Goiás, 62 cidades estão em alerta por causa de chuvas intensas
Os municípios estão, principalmente, nas regiões Centro-Norte e Nordeste de Goiás. O volume acumulado de chuvas pode alcançar até 1.500 mm em 3 meses.
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2025/01/Em-Goias-62-cidades-estao-em-alerta-por-causa-de-chuvas-intensas.jpeg)
No Estado de Goiás há 62 cidades com alerta de enchentes e conforme a Defesa Civil, as regiões Centro-Norte e Nordeste devem ser as mais afetadas. Niquelândia, Cavalcante e Santa Terezinha de Goiás já registraram alagamentos. Já em outras regiões do Estado, incluindo Goiânia, já foram observadas situações semelhantes. Na última terça-feira (14), uma tempestade deixou cerca de 120 pessoas com casas alagadas em Planaltina de Goiás.
A definição dos municípios em alerta para enchentes ocorreu por meio de informações fornecidas pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). O centro analisou anomalias de chuvas que apontam para volume acumulado entre 1.000 mm e 1.500 mm acima da climatologia quando considerado o período entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. De acordo com o Cimehgo, a previsão do tempo para Goiás neste fim de semana é de mais chuvas intensas, com possibilidade de raios e rajadas de vento de até 70 km/h.
Não bastando as cidades em alerta, até o momento, dois municípios goianos estão em situação de emergência, são: Três Ranchos, no extremo Sudoeste de Goiás, e Uruana, no Noroeste, cidade que fica no Vale do São Patrício. Para enfrentar as consequências das chuvas intensas, o governo estadual montou a Operação Goiás Alerta e Solidário. Em um primeiro momento, foram feitas ações preventivas, como a distribuição de cestas básicas e a instalação de dez postos de prevenção em todo Goiás.
“Entramos na fase quente, de resposta. Várias cidades, como Planaltina de Goiás, Niquelândia, dentre outras cidades, já estão nos acionando (…) Estamos diante de um cenário climático um pouco diverso não só em Goiás, mas em todo o território nacional”, explicou Washington Vaz, que é comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO) e coordenador estadual de Defesa Civil.
Em Cavalcante, na região Nordeste de Goiás, a chuva não dá trégua desde o dia 3 de janeiro. O prefeito do município, Vilmar Kalunga (PSB), conta que a água avançou sobre uma das pontes do Rio Montes Claros e deixou em torno de 30 famílias isoladas na zona rural do município. Já em outra região da cidade, a comunidade quilombola Vão de Almas, onde moram cerca de 300 famílias, corre o risco de ficar isolada porque a ponte que dá acesso a ela está ameaçada. “O Corpo de Bombeiros está lá, ajudando”, esclareceu Kalunga.
Na região Norte, a prefeitura de Santa Terezinha de Goiás no Vale do São Patrício, monitora alagamentos na zona rural, onde já choveu mais de 50% do esperado para todo o mês de janeiro, e informou, pelas redes sociais, que trabalha para minimizar os impactos das chuvas. No último domingo (12), Niquelândia, que fica na mesma região, também enfrentou um episódio de alagamento. Segundo a prefeitura da cidade, todas as medidas emergenciais e preventivas para minimizar os impactos do período chuvoso estão sendo adotadas.
No Entorno do Distrito Federal, uma tempestade que caiu em Planaltina de Goiás deixou 120 pessoas afetadas após a água ter invadido 30 casas. A prefeitura informou que oferece alojamentos coletivos em ginásios e escolas, enquanto são realizadas as avaliações socioeconômicas para o auxílio aluguel.
Na cidade de Goiânia, a Defesa Civil já monitora 126 áreas com potencial de alagamentos, inundação e enxurrada. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade foi a capital brasileira com maior volume de chuvas no Brasil em janeiro. Na segunda-feira (13), moradores precisaram ser resgatados por um bote dos Bombeiros no setor Vila Maria Rosa, na região Norte da capital, após uma rua ficar alagada. De acordo com a corporação, nove pessoas e dois cachorros foram resgatados.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- CIDADES4 dias atrás
Em Goiás, morador confunde cortina com corpo pendurado e chama os bombeiros
- Acidente4 dias atrás
Pai e filha estão entre as vítimas de acidente que matou motorista de prefeitura e pacientes na BR-153, em São Luiz do Norte
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Polícia recupera parte de armas furtadas de delegacia de Aruanã e realiza prisão de três suspeitos
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Veja quem foi a vítima encontrada dentro de represa, em Itapaci
- Acidente2 dias atrás
Colisão traseira deixa três mortos na BR-158
- CIDADES5 dias atrás
Mulher passa mal, vai ao hospital e descobre gravidez horas antes do parto
- POLÍTICA3 dias atrás
Assista a posse Osvaldo José Seabra Júnior, conhecido como “Cabal”, na Câmara Municipal de Ceres
- VALE DO SÃO PATRÍCIO5 dias atrás
Corpo é encontrado dentro de represa, em Itapaci