Infraestrutura

Pavimentação da GO-230, entre Mimosa e Água Fria de Goiás deve ser entregue pelo governo em outubro

Com investimentos de R$ 12,73 milhões do Tesouro Estadual, a autarquia executou os últimos sete quilômetros de implantação do asfalto

Publicados

O Governo de Goiás entregará mais uma obra estruturante para a região do Entorno do Distrito Federal neste segundo semestre. Trata-se da conclusão da pavimentação asfáltica da GO-230, entre Mimoso de Goiás e Água Fria de Goiás, que foi retomada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) em agosto de 2020 e deve ficar pronta em outubro. Com investimentos de R$ 12,73 milhões do Tesouro Estadual, a autarquia executou os últimos sete quilômetros de implantação do asfalto e trabalha na construção da ponte sobre o Rio Mangabeiras.

O canteiro de obras foi paralisado em outubro de 2018 pela gestão estadual passada, que deixou o trecho incompleto e uma precária ponte de madeira sobre o ribeirão. Uma realidade que está em transformação há um ano. “Na Goinfra, o recurso público é para investir em asfalto e outras infraestruturas que melhoram a vida das pessoas”, ressalta o governador Ronaldo Caiado, que determinou a conclusão dos serviços para a inauguração dos 53 quilômetros da nova rodovia.

Leia Também:  Novo registro de profissional da saúde não injetando vacina é feito em Rio Verde; Vídeo

Durante a conclusão da pavimentação pela atual gestão estadual, a Goinfra precisou também fazer adequações e restaurações no trecho executado anteriormente, que já apresentava problemas estruturais similares ao de estradas com vida útil exaurida. Segundo os relatórios de vistorias técnicas, havia buracos, extensa área de trinca e borrachudos longitudinais, apesar do pouco tempo de uso. “Retomamos a obra para entregar a rodovia de forma definitiva à população da região, mas agora com o padrão de qualidade da Goinfra, com pavimento que suporta o tráfego de caminhões e feito para durar”, ressalta o presidente da agência, Pedro Sales.

A GO-230 é um corredor de acesso entre o norte do Entorno do Distrito Federal e o Vale do São Patrício, sendo rota de escoamento da produção agropecuária. É ainda trajeto alternativo para quem segue de Pirenópolis e Corumbá de Goiás até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que fica na região de Alto Paraíso de Goiás; também para o distrito de São Jorge e Teresina de Goiás.

A pavimentação era um pedido antigo dos produtores e da população local. Antes, um caminhão de escoamento de soja tinha de passar por Brasília para chegar a Anápolis, na Ferrovia Norte-Sul, um desvio considerável para as cargas. “Era um trecho bastante difícil. Agora, vai ficar muito mais rápido para os produtores da região, com esse novo trajeto, teremos trânsito menor e um trecho mais curto”, resume o engenheiro agrônomo Juliano Vaz. “Com o asfalto e a ponte executados e sinalizados, a via ganha em trafegabilidade e oferecerá mais segurança para os motoristas.”

Leia Também:  Polícia tenta combater incêndio em loja de materiais de construção, em Caçu; Assista

A pavimentação em tratamento superficial duplo (TSD) já foi concluída, e a substituição da ponte de madeira por uma ponte de concreto armado de 90 metros de extensão está em fase final. Falta o encabeçamento da nova estrutura. Além disso, a Goinfra finalizará algumas adequações da pista e executará sinalização e o sistema de drenagem.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Feminicídios caem 31% no primeiro trimestre de 2024 em Goiás

Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam redução do assassinato de mulheres e de outros crimes no estado.

Publicados

em

Trabalho integrado das forças de segurança resultou na queda de indicadores relacionados a feminicídios e outros crimes violentos. Foto: Secom

Os casos de feminicídio (assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou aversão ao gênero) caíram 31% em Goiás no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023. Levantamento recente da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) revela que, nos primeiros três meses do ano passado, houve 13 casos registrados; este ano, nove.

Em discurso durante a apresentação dos números, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, frisou a importância da união de forças para reduzir o número de feminicídios. “É um trabalho integrado das forças de segurança, em especial as especializadas, o Batalhão Maria da Penha, as Deams, o Ministério Público, o Judiciário e a imprensa fazendo a divulgação”. Brum destacou que o objetivo é continuar reduzindo esta modalidade de crime no estado.

De acordo com a SSP-GO, os crimes violentos letais intencionais (CVLI) também registraram redução de janeiro a março deste ano no estado, em relação ao mesmo período de 2023. Os homicídios dolosos, por exemplo, recuaram 24%. No primeiro trimestre do ano passado foram registrados 274 casos; este ano, 209.

Leia Também:  Busca por emagrecimento aumenta, com a chegada do Carnaval

Outras modalidades de delitos seguiram a mesma tendência de retração. Entre os crimes violentos contra o patrimônio, os casos de roubos em residência caíram 14% no primeiro trimestre do ano; roubos de cargas, 92%. Mais uma vez, não houve qualquer registro de roubo a instituição financeira.

Integração

O bom desempenho se deve, em grande parte, às ações integradas das Forças de Segurança do Estado. Segundo o Observatório de Segurança Pública, da SSP-GO, de janeiro a março de 2024 foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão. Também foram verificados 274.383 veículos, resultando na recuperação de 974 automóveis com registro de furto ou roubo. As abordagens a pessoas somaram 401.562 registros.

A atuação conjunta das polícias Civil e Militar resultou em 7.352 prisões em flagrante, desarticulação de 69 quadrilhas, apreensão de 1.158 armas de fogo e recaptura de 1.911 foragidos da justiça. Além disso, mais de 3 toneladas de drogas foram apreendidas, contribuindo para a redução da criminalidade no estado.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA