A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Pessoa Idosa e à Pessoa co Deficiência (Deapd), acompanhada por auditores da Vigilância Sanitária Municipal, realizou nesta quarta-feira (5), uma ação de fiscalização na Instituição de Longa Permanência para Idosos Amar Mais Lar para Idosos Ltda, conhecida como “Metamorfose”, localizada em Goiânia.
Durante a inspeção, foram constatadas diversas irregularidades, entre as quais falta de higiene e limpeza adequada nos ambientes internos, presença de insetos, incluindo baratas e focos propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue , acomodação inadequada de idosos, com quartos superlotados e ventilação insuficiente; ausência de equipe técnica qualificada para o atendimento de idosos dependentes e/ou acamados no momento da visita; documentação irregular referente ao funcionamento e gestão institucional; inadequações estruturais e ausência de medidas de segurança e engenharia, como barras de apoio, sinalização, acessibilidade e condições sanitárias compatíveis com as exigências legais.
Ressalta-se que, em 21 de outubro de 2025, a Vigilância Sanitária já havia realizado vistoria no estabelecimento, resultando na emissão do Termo de Intimação nº 671571, no qual foram listadas diversas inconformidades, concedendo-se prazo até 22 de novembro de 2025 para a regularização.
Diante da persistência de situações que podem caracterizar possíveis maus-tratos, risco à saúde, violação da dignidade e eventual situação de cárcere privado, os proprietários e responsáveis pela instituição foram conduzidos à Delegacia do Idoso, onde prestaram declarações e foram orientados acerca da continuidade das investigações e das medidas administrativas e criminais cabíveis, caso as adequações não sejam efetivamente realizadas.
A Polícia Civil de Goiás reforça seu compromisso com a proteção integral da pessoa idosa, conforme previsto no Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), e informa que nova vistoria será realizada ao final do prazo de regularização para verificar se as correções foram cumpridas.
PCGO
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192












































