Pizzolato poderá ser extraditado para o Brasil a partir de quarta-feira

Publicados


O governo italiano autorizou que a polícia local entregue o ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato às autoridades brasileiras a partir da próxima quarta-feira (7). O Brasil terá 20 dias para montar a operação que irá trazê-lo de volta ao país.

Condenado no processo do mensalão do PT por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro, Pizzolato fugiu para a Itália em 2013, usando documentos de um irmão morto, para escapar da prisão. Desde então, o governo e o Ministério Público do Brasil protagonizam uma batalha jurídica para tentar extraditá-lo.

No dia 22 de setembro,  o Conselho de Estado da Itália, última instância da justiça administrativa do país europeu, autorizou a extradição do ex-dirigente do Banco do Brasil.

Apesar da decisão, a defesa de Pizzolato ainda pode apresentar um recurso à Corte Europeia de Direitos Humanos, sediada na França, o que poderia paralisar novamente o processo de extradição. No entanto, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, avalia que, desta vez, é mais difícil que ele volte a obter uma decisão que impeça seu retorno ao Brasil.

Leia Também:  Vereadores aprovam aumento de salário para R$ 34,7mil em Formosa; Teve vereador que disse que tinha de ser R$ 300 mil; Assista

“É improvável, na minha análise, que ele [Pizzolato] consiga alguma medida cautelar (provisória) para ali permanecer [na Itália]. Esse sistema de recursos, cada vez que você vai afinando, subindo a jurisdição, vai ficando cada vez mais difícil, exigente”, ressaltou Janot.

Na visão do chefe do Ministério Público, a conclusão do processo de extradição de Henrique Pizzolato servirá como “recado”.

“Essa decisão mostra que as decisões da Justiça brasileira não têm mais fronteiras para alcançar, não só nesse aspecto da prisão, como também no aspecto das evasões de divisas. Nós alcançamos réus e bem que foram ilegalmente mandados para fora do país. É um recado com certeza muito forte”, destacou Janot.

O próximo passo do rito de extradição é o Ministério da Justiça italiano comunicar oficialmente a embaixada brasileira em Roma de que irá entregar o ex-dirigente do Banco do Brasil. Agentes da Polícia Federal irão à Itália para escoltar Pizzolato de volta ao país.

Ao retornar ao Brasil, Pizzolato será encaminhado para cumprir pena em regime fechado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O tempo que ele ficou detido na Itália será descontado da pena de 12 anos e 7 meses de prisão.

Leia Também:  Vereador Paulinelly Carneiro recebe comenda do Mérito Anhanguera durante solenidade na cidade de Goiás

Com isso, informaram integrantes da Procuradoria Geral da República, o ex-diretor do BB poderá solicitar a progressão para o regime semiaberto a partir de junho de 2016.

 

Informações G1

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Caiado dá nova demonstração de força e União Brasil conquista 94 prefeituras em Goiás

Publicados

em

Governador Ronaldo Caiado e Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil. Foto: Divulgação

O União Brasil, partido presidido em Goiás pelo governador Ronaldo Caiado, elegeu 589 prefeitos em todo o Brasil nas eleições municipais deste ano. Deste total, 94 estão em Goiás, o que representa quase 16% de todas as vitórias do partido no País. O número expressivo renova a força da legenda no estado, onde pode ainda conquistar a capital — a definição ficou para o segundo turno.

A eleição deste ano marca um crescimento significativo no número de prefeituras conquistadas pelo União Brasil em Goiás. Em 2020, antes da fusão que criou o partido, o DEM de Ronaldo Caiado conquistou 62 prefeituras. Já o PSL, que viria a se unir ao DEM para formar o União Brasil em 2022, elegeu 5 prefeitos. Em 2024, portanto, o União Brasil avança mais de 40% em relação às últimas eleições municipais em Goiás.

Com a conquista de municípios importantes, o União Brasil fortaleceu sua presença em todas as regiões do estado. No Entorno de Brasília, por exemplo, vai comandar Águas Lindas e Luziânia; na Região Metropolitana de Goiânia, Trindade e Senador Canedo. O partido também sagrou-se vitorioso em cidades estratégicas como Ceres, Rialma, Jaraguá, Goianésia no Vale do São Patrício, além de Porangatu, Iaciara, Simolândia, Inhumas e Itumbiara.

Leia Também:  Decreto que flexibiliza posse de arma sai este mês, diz Bolsonaro

O governador Ronaldo Caiado celebrou os resultados obtidos no cenário estadual. “O União Brasil mostrou sua força em Goiás. Elegemos 94 prefeitos em todo o estado, fortalecendo nosso compromisso com o desenvolvimento local, por meio de parceiras para continuar com o avanço da qualidade de vida para os mais de sete milhões de goianos”, afirmou o governador. Presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda esteve em Goiânia no domingo de eleições e, antes do resultado, afirmou que esperava que o partido fizesse cerca se 500 municípios, número que foi superado após a apuração.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA