Previsão do Tempo

Previsão do tempo indica riscos de tempestades em Goiás e outros estados

Conforme o Inmet, as tempestades previstas para Goiás podem trazer chuvas de até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que variam entre 60 e 100 km/h. O alerta ainda menciona a possibilidade de queda de granizo, o que agrava ainda mais os riscos.

Publicados

Previsão do tempo indica riscos de tempestades em Goiás e outros estados. Foto: Arquivo Jornal do Vale

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de perigo para tempestades, abrangendo várias regiões do Brasil, incluindo o Estado de Goiás. Além de Goiás, outras regiões que estão sob o alerta do Inmet incluem Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O informativo engloba os Estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, é válido até esta sexta-feira (11) e poderá ser atualizado conforme as condições meteorológicas.

Conforme o Inmet, as tempestades previstas para Goiás podem trazer chuvas de até 100 milímetros por dia, além de ventos intensos que variam entre 60 e 100 km/h. O alerta ainda menciona a possibilidade de queda de granizo, o que agrava ainda mais os riscos.

Os possíveis impactos incluem queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica, alagamentos e danos em plantações.

As autoridades goianas recomendam que a população fique atenta às orientações e medidas de segurança.

O Inmet vai continuar monitorando a situação e poderá emitir novos avisos conforme necessário.

Leia Também:  Caçador é preso pela PRF na BR-153 com cães, arma, munições e animais abatidos; Assista

Neste momento é recomendado que a população evite áreas alagadas, não se abrigue debaixo de árvores durante a tempestade e esteja preparada para possíveis interrupções no fornecimento de energia elétrica.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Deputado quer garantir acesso e permanência de pessoas com diabetes em eventos

Projeto foi protocolado na última semana pelo médico, diabético e deputado federal Dr. Zacharias Calil e tem o objetivo de proteger o direito à saúde de pacientes que enfrentam restrições em eventos públicos e privados.

Publicados

em

Deputado federal Dr. Zacharias Calil (União Brasil). Foto: Divulgação

Projeto de lei do deputado federal Dr. Zacharias Calil (União Brasil) propõe que pessoas com diabetes e que fazem uso de insulina, insumos e dispositivos de monitoramento de glicemia tenham a garantia de acesso aos espaços e eventos públicos e privados tenham agulhas, aparelhos de monitoramento e até mesmo  alimentos, sem restrições ou constrangimentos.

O projeto foi apresentado na última terça-feira (5), no plenário da Câmara dos Deputados. A medida reconhece que o controle do diabetes é uma necessidade constante, envolvendo monitoramento e intervenções rápidas para evitar complicações de hipo ou hiperglicemia de pessoas com diabetes tipo I e II.

Caso seja aprovado e sancionado, a lei vai assegurar o acesso de pessoas com diabetes com insulinas, seus insumos – como seringas e agulhas, canetas de aplicação, materiais necessários para aplicação e conservação da insulina, pequenas porções de alimentos e bebidas que não são vendidas no local, mas que são utilizadas para corrigir quadros de hipo ou hiperglicemia.

Diabetes

Como médico, diabético e deputado federal reeleito como principal representante da Saúde, Dr. Zacharias Calil afirma que a proposta tem o objetivo de proteger o direito à saúde e dignidade de pessoas de todos que possuem esta condição crônica. Conforme Calil, essa condição exige monitoramento e cuidados contínuos e garante o acesso e a permanência destes pacientes com estes dispositivos de monitoramento de glicemia em todos os locais, públicos e privados.

Leia Também:  Vazamento de amônia em frigorífico faz funcionários passarem mal em Mozarlândia

São os casos de estádios de futebol, arena, cinemas, feiras, shows, teatros, estabelecimentos de ensino, concursos, que são exemplos de eventos públicos e privados que constam com restrições de ingresso de pessoas com proibição de alimentos, bebidas e aparelhos pessoais. “Sou diabético e sei quais são as restrições sofridas por nós. Sei que muitos estudantes e candidatos enfrentam dificuldades para utilizar esses dispositivos durante aulas e provas, o que pode comprometer sua saúde e desempenho acadêmico”, explicou.

Diante desses fatores citados por Dr. Zacharias Calil, ele buscou apresentar a proposta, para garantir o uso destes dispositivos médicos e eletrônicos, e também de alimentos. “É uma medida para assegurar o monitoramento contínuo como uma prática essencial e que não deve ser restringido por normas gerais de silêncio ou exclusão de eletrônicos, além de promover a inclusão nos espaços públicos e privados e proteger o direito à saúde e à dignidade das pessoas com diabetes”, justifica o autor.

Quanto à alimentação, o médico reitera que “a pessoa tem que ter um monitoramento regular da glicemia e, no caso, intervenções rápidas. A pessoa pode fazer uma hipoglicemia e ter que procurar, naquele momento, um açúcar, um adoçante, um refrigerante adocicado para aumentar sua taxa de glicemia no sangue, porque pode levar a complicações severas, desde convulsões a coma”.

Leia Também:  Em Goiânia, motorista joga carro contra motocicleta de entregador após discussão no trânsito; Assista

Após sua apresentação, o projeto aguarda o despacho do Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para seguir para as comissões responsáveis, onde será avaliado em caráter técnico e legal.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA