Pandemia

Primeiro caso da variante da Covid-19 indiana é confirmado em Goiânia

Publicados

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia confirmou nesta sexta-feira (18) o primeiro caso da variante Delta de Covid-19 em Goiânia. Conhecida como cepa indiana ou B.1.617.2, ela foi identificada em uma paciente de 18 anos, residente na capital, que relatou não ter feito nenhuma viagem nem ter tido contato com pessoas de outros Estados ou países.

A paciente apresentou sintomas leves e não precisou ser internada. Ela é uma das participantes da pesquisa de sequenciamento genético que está mapeando as variações do Coronavírus (SARS-COV-2) em Goiás, projeto de pesquisa financiado pela Fapeg (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás) e INCT-EECBio da Universidade Federal de Goiás (UFG).

A amostra foi detectada em um dos 62 indivíduos que integraram esta etapa da pesquisa. Imediatamente após a identificação do caso, a SMS concluiu que trata de uma transmissão comunitária.

 

Xepa

A SMS também endereçou a questão das sobras de doses das vacinas, chamada popularmente de “xepa” das vacinas. “Cada local faz uma relação das pessoas, dentro dos grupos prioritários, interessadas em tomar a vacina e, quando sobra alguma dose, elas são avisadas por telefone”, esclarece a nota.

Leia Também:  Mulher de Maurílio diz que ele chorou em visita: "Batimento aumentou"

O texto também informa que diariamente sobram “pouquíssimas doses, uma vez que a vacinação ocorre por agendamento e no caso da AstraZeneca, ela retorna para a Rede de Frio, pois o frasco pode ficar até 48 horas aberto”.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Morre Otoniel Machado, irmão de Iris Rezende

As causas da morte foi Insuficiência respiratória e parada cardíaca, após 25 anos sob cuidados especiais.

Publicados

em

Otoniel Machado tinha 85 anos. Foto: Senado Federal

Na tarde desta quarta-feira (15) por volta de 16h00, morreu em Goiânia, o médico, agropecuarista e ex-senador Otoniel Machado, irmão do ex-governador Iris Rezende Machado. A causa da morte foi uma insuficiência respiratória e parada cardíaca. Há 25 anos ele recebia cuidados especiais, desde que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC).

“Morreu como passarinho, em casa”, disse o filho Leonardo Carneiro Canedo, também médico, assim como as irmãs Ângela Carneiro Canedo de Paulo e Cristina Carneiro Canedo. Além deles, Otoniel, viúvo desde abril do ano passado, deixa nove netos e três bisnetos.

Conforme Leonardo, não haverá velório e o sepultamento será nesta quinta-feira (16), às 8 horas, no Cemitério Jardim Palmeiras.

Otoniel foi diagnosticado com câncer de próstata há 25 anos, que foi evoluindo, com metástase e complicações, relata o filho Leonardo. “Depois teve um AVC e demência, exigindo cuidados especiais”.

Quem era

Da primeira turma de Faculdade de Medicina de Goiás, fundada em abril de 1960, o médico ginecologista obstetra fundou em 1966 o Hospital Samaritano. Foi secretário de Governo na década de 1990, quando era governador seu irmão Iris Rezende. Filiado ao MDB, foi eleito suplente e chegou a assumir a vaga, atuando como senador por Goiás.

Leia Também:  Goiânia: Após a morte de Maguito, Câmara Municipal convoca vice para tomar posse como prefeito nesta sexta-feira

Nota do governador Ronaldo Caiado

Através de nota, o governador Ronaldo Caiado se manifestou ainda na noite desta quinta-feira:

“Foi com pesar que Gracinha e eu recebemos a notícia do falecimento do médico e agropecuarista Otoniel Machado Carneiro, aos 85 anos, ocorrido nesta quarta-feira (15/05). Irmão caçula do ex-governador, ex-prefeito e meu grande amigo Iris Rezende, Otoniel se formou em Medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1965, e exerceu a profissão com notória dedicação. Lembro do carinho e cuidado que Iris tinha pelo irmão. Otoniel foi seu secretário de Governo no segundo mandato como governador. Também foi suplente de senador e chegou a exercer o mandato entre 1997 e 1998. Neste momento de dor, rogamos para que Deus conforte a família e os amigos. Direcionamos a vocês nossos sinceros sentimentos e orações”.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA