qualidade de vida

Programa Capacitar da Cooper-Rubi oferece melhor qualidade de vida para os alunos

Francislaudo era motorista estradeiro há quase uma década, desde 2013, mas em 2022, fez o curso de capacitação oferecido pela Cooper-Rubi, em Rubiataba no Vale do São Patrício, mudou o rumo da profissão e o tirou dos perigos da vida da estrada. “Depois do curso, pela primeira vez, eu estava na cidade e pude acompanhar a apresentação do Dia dos Pais da minha filha de oito anos. Foi muito emocionante”, revela.

Publicados

Programa Capacitar da Cooper-Rubi oferece melhor qualidade de vida para os alunos. Fotos: Divulgação/Cooper-Rubi.

Ficar mais de sessenta dias sem ver os filhos era a rotina para Francislaudo Silva Vitorino, de 34 anos, que é pai de duas crianças.  Mas agora, depois de participar do Programa Capacitar, isso não é mais realidade. “Não durmo mais na estrada ou no caminhão, sempre em casa, trabalho apenas oito horas por dia”, conta feliz.

Francislaudo Silva Vitorino tem 34 anos.

Francislaudo era motorista estradeiro há quase uma década, desde 2013, mas em 2022, fez o curso de capacitação oferecido pela Cooper-Rubi, em Rubiataba no Vale do São Patrício, mudou o rumo da profissão e o tirou dos perigos da vida da estrada. “Depois do curso, pela primeira vez, eu estava na cidade e pude acompanhar a apresentação do Dia dos Pais da minha filha de oito anos. Foi muito emocionante”, revela.

Francislaudo Silva Vitorino no Programa Capacitar em 2022.

Para ele, o Capacitar não melhorou apenas a sua vida familiar, mas também aprimorou o currículo. “Comparar dirigir no asfalto e estrada não pavimentada são bem diferentes, em especial, com o caminhão cheio de cana. As aulas teóricas ajudam muito, mas ter um monitor nas aulas práticas para tirar nossas dúvidas, passar conhecimento e segurança para todos os alunos, potencializando a informação oferecida”, conta.

Leia Também:  Em Porangatu, acidente entre carro e ônibus deixa três pessoas mortas na BR 153

O Programa

Para promover a qualificação da população da comunidade de Rubiataba e região, a Cooper-Rubi desenvolve o Programa Capacitar. Todos os cursos são gratuitos.

Neste ano, a unidade está desenvolvendo três capacitações – motorista canavieiro, operador de maquinas e auxiliar de mecânico.

As primeiras turmas iniciaram na entressafra de 2022 e Francislaudo foi um dos 25 alunos da unidade – 13 fizeram o curso de motorista e outros 12 de mecânica básica de veículos automotores, máquinas e implementos agrícolas.

Capacitação

No Brasil, o setor de produção de biocombustíveis é um dos que mais enfrenta dificuldades com a falta de mão de obra qualificada. A conclusão está na Sondagem Especial – Falta de Trabalhador Qualificado, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). No caso específico do setor sucroenergético, muitas usinas procuram resolver o problema capacitando trabalhadores através da oferta de cursos nas mais diversas áreas, como é o caso da Cooper. Dos profissionais capacitados em 2022, nove fazem parte do quadro de funcionários.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VALE DO SÃO PATRÍCIO

Realizada a 3ª Sessão Ordinária de abril da Câmara de Vereadores de Ceres

Publicados

em

Realizada a 3ª Sessão Ordinária de abril da Câmara de Vereadores de Ceres

Na última terça-feira (16), sob a presidência do Vereador Frederico de Oliveira Santos, foi realizada a 3ª Sessão Ordinária do mês de abril de 2024. Na oportunidade foram apreciadas e votadas as seguintes matérias:

Tribuna LivreWarlley Felipe de Oliveira.

Assunto: “Campanha Imposto de Renda Solidário” – Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Moção de Pesar pelo falecimento da Srª. Perpétua Maria Rodrigues.

Moção de Congratulação à Senhorita – Heloisy Pereira Rodrigues.

Moções de Congratulação às Policiais Femininas do 44 º BPM e 10º CRPM:

2º Sargento PM – Emilene Nunes do Carmo;

Soldado PM – Danielly Pereira Ribeiro;

Soldado PM – Isabella Barbosa Siqueira;

Soldado PM – Caroline Rabelo da Silva;

Soldado PM – Késia Karita Pereira do Vale;

Soldado PM – Larah Alves da Silva;

Soldado PM – Ana Raquel de Lima Pires.

REQUERIMENTOS

Nº. 065/2024: De autoria do vereador Juliano Garcia Rosa, requer à Secretária de Obras e Desenvolvimento Urbano e a Secretaria de Infraestrutura que seja feito o cascalhamento de via sem pavimentação, que se estende do final da rua 262 até a rua 257, no setor Jardim Tropical.

JUSTIFICATIVA: A condição atual desta via tem causado transtornos aos moradores locais, prejudicando o tráfego de veículos e pedestres. Além disso, durante períodos chuvosos a falta de cascalho torna a rua praticamente intransitável, colocando em risco a segurança dos moradores.

Leia Também:  Dupla filmada em Barro Alto dançando funk sobre túmulo de criança faz acordo na Justiça

Nº. 066/2024: De autoria do vereador Weder Rubens da Silva, requer à Secretária de Obras e Desenvolvimento Urbano e a Secretaria de Infraestrutura que seja feito a manutenção e a limpeza, incluindo a roçagem do mato na estrada do córrego da Fartura.

JUSTIFICATIVA: A falta de manutenção nessa via, pode causar transtornos e colocar em risco a segurança os moradores e todos que por ali trafegam, visto que o crescimento do mato reduz a visibilidade e dificulta o tráfego de veículos.

Nº.067/2024: De autoria dos vereadores Frederico de Oliveira Santos e Gaspar José Alves, requerem à Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano e a Secretaria de Infraestrutura que realize operação tapa-buracos na Av. Rui Barbosa, no trecho que dá acesso ao setor Aldeia do Vale até a estrada Federal.

JUSTIFICATIVA: Devido a quantidade de buracos nesse trecho que estão causando transtornos e risco à segurança de motoristas e pedestres que transitam por este local diariamente.

Nº.068/2024: De autoria do vereador Sergio Ferreira dos Passos, requer ao Chefe do Poder Executivo que tome providências sobre a isenção em relação à cobrança da taxa de corte do asfalto para ligação da rede de água encanada.

JUSTIFICATIVA: Esta solicitação se faz necessária, devido as condições financeiras de diversos munícipes que aqui residem. No entanto, esta cobrança representa ônus financeiro significativo, o que dificulta o acesso a esse serviço básico.

Leia Também:  Em Itapuranga, cortador de cana acha carteira com R$ 8 mil e devolve ao dono

Nº.069/2024: De autoria do vereador Elian Bernadete de Faria Oliveira, requer ao Chefe do Poder Executivo e à Secretaria de Desenvolvimento Social a criação do Conselho Municipal dos Direitos da pessoa com deficiência para ser utilizado como um espaço de participação democrática que acompanhará, monitorará, avaliará e fiscalizará as políticas destinadas às pessoas com deficiência.

JUSTIFICATIVA: Criar instrumentos de participação social promovendo os direitos de cidadania e da qualidade de vida da população com deficiência.

Nº.070/2024: De autoria do vereador Elian Bernadete de Faria Oliveira, requer ao Chefe do Poder Executivo, à Secretaria de Administração e Recursos Humanos e à Secretaria Municipal de Educação que seja cumprida a Lei 2.108, de 03 de maio de 2022 que regulamenta a utilização dos veículos do Programa Caminhos da Escola a efetuarem o transporte de estudantes do Ensino Superior.

Justificativa: Um anseio dos pais e dos alunos que necessitam desse “direito” garantido por Lei.

Ver. FREDERICO DE OLIVEIRA SANTOS

– Presidente da Câmara Municipal –

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA