Vale do São Patrício

Realizada a 2ª Sessão Ordinária de abril da Câmara de Vereadores de Ceres

Publicados

Câmara de Vereadores de Ceres. Foto: Jornal do Vale

Na última terça-feira (9), sob a presidência do Vereador Frederico de Oliveira Santos, foi realizada a 2ª Sessão Ordinária do mês de abril de 2024. Na oportunidade foram apreciadas e votadas as seguintes matérias:

Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Zacarias Oliveira da Silva.

Moção de Pesar pelo falecimento da Srª. Vanilda Maria de Oliveira Paiva.

Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Noel Martins de Barcelos.

Aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 002/2024 de autoria do Poder Legislativo que “Cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher (FMDM) e dá outras providências.”

Aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 003/2024 de autoria do Poder Legislativo que “Considera como Entidade de Utilidade Pública o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Ceres, Rialma, Rianápolis, Santa Isabel e Ipiranga de Goiás-Go e dá outras providências”.

Aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 007/2024 de autoria do Poder Legislativo que “Institui a Criação do Selo Empresa Amiga dos Autistas e dos Portadores de TDAH, destinado dos Estabelecimentos Comerciais que adotem Política Interna de Inserção de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH no Município de Ceres e dá outras providências”.

Aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 011/2024 de autoria do Poder Legislativo que “Dispõe sobre o custeio, pelo Município de Ceres/GO, quanto à realização de casamento civil coletivo de casais declarados hipossuficientes, e dá outras providências”.

Leia Também:  Com cerca de 3 mil acessos diários, plataforma de videoaulas do Governo de Goiás possibilita retomada de conteúdos perdidos durante a pandemia

REQUERIMENTOS

Nº.060/2024: De autoria do vereador Juliano Garcia Rosa, requer à Secretaria Municipal de Trânsito que seja colocado uma placa de identificação com os trajetos indicando a saída para Carmo do Rio Verde, Rialma, e o Centro da cidade de Ceres.

Justificativa: A indicação é para que os motoristas tenham orientação quanto a saída e chegada em nosso município.

Nº.061/2024: De autoria do vereador Reiller Seabra de Brito, requer do Poder Executivo e à Secretaria de Administração e Recursos Humanos a prorrogação da validade do Concurso Público de 2020 por igual período após o vencimento dos 2 anos, a contar da data da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado.

Justificativa: Conforme o capítulo XIX (dezenove) – Das Disposições Gerais, no Item 205, o concurso terá validade de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. A prorrogação se mostra necessária devido ao déficit de efetivos atualmente enfrentado em diversos setores da administração pública, o que tem impactado negativamente na prestação de serviços essenciais à população. Portanto, a extensão do prazo de validade do concurso permitirá a continuidade do processo de reposição de pessoal de forma eficiente e em conformidade com os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, previstos na Constituição Federal.

Nº.062/2024: De autoria do vereador Reiller Seabra de Brito, requer ao Chefe do Poder Executivo, Secretaria de Educação e à Secretaria de Administração e Recursos Humanos, a revisão das horas extras de 30 para 60 horas para os monitores de ônibus e motoristas da Secretaria de Educação.

Leia Também:  Atriz e modelo morre após ser atropelada na rodovia GO-217

Justificativa: A carga horária atualmente estabelecida para os monitores de ônibus e motoristas da Secretaria de Educação não reflete fielmente a realidade operacional do município. É notório que esses profissionais frequentemente executam suas funções de maneira fragmentada, enfrentando demandas imprevistas e horários flexíveis, o que resulta em um tempo de trabalho muito além das horas contratadas. Dessa forma, a revisão para 60 horas de horas extras se faz imprescindível para adequar a remuneração desses colaboradores à efetiva carga horária desempenhada, garantindo justiça e equidade nas condições de trabalho. Além disso, ao reconhecer e remunerar adequadamente o esforço adicional desses profissionais, estaremos promovendo a valorização de suas atividades e incentivando o comprometimento com a excelência na prestação dos serviços de transporte escolar.

Nº.063/2024: De autoria da vereadora Simone Rosa de Oliveira, requer ao Chefe do Poder Executivo, Secretaria de Meio Ambiente e Secretária de Obras e Desenvolvimento Urbano, uma análise e estudo para a retirada de algumas árvores e até mesmo realizar a poda dos canteiros centrais. Próximo a rotatória das “Casas Populares” para haver uma melhor visualização da sinalização dos motoristas que trafegam por na região.

Justificativa: São inúmeras queixas dos moradores devido a quantidade de acidente, e enquanto o município não consegue viabilizar um sinaleiro para a região, é adequado e prudente haver medidas que minimizam os acidentes.

Vereador FREDERICO DE OLIVEIRA SANTOS

– Presidente da Câmara Municipal –

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Pirenópolis recebe Circuito Cavalhadas neste fim de semana

Com apoio do Governo de Goiás, o evento inova em acessibilidade e segurança. Espetáculo terá como palco o Módulo Esportivo da cidade.

Publicados

em

Pirenópolis recebe Circuito Cavalhadas neste fim de semana. Fotos: Secut Goiás

As tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis no Vale do São Patrício serão realizadas neste fim de semana, de 19 a 21 de maio. A manifestação, uma das mais ricas e populares do calendário cultural goiano, terá como palco o Módulo Esportivo de Pirenópolis e faz parte do Circuito das Cavalhadas do Governo de Goiás.

Este ano, uma das prioridades do Governo de Goiás foi reforçar a estrutura e possibilitar que a representação da batalha entre mouros e cristãos seja acompanhada por todos com conforto. Para isso, uma estrutura especial foi montada em Pirenópolis para receber a encenação. Um camarote para pessoas com deficiências e necessidades especiais, conduzido por uma equipe de apoio, será o ponto alto das ações de acessibilidade do evento. Cadeirantes, crianças e pessoas com mobilidade reduzida, idosos e outras particularidades serão amparadas por este suporte inovador oferecido ao evento pela gestão estadual.

Outra novidade é a estrutura de banheiros contêineres para garantir melhor locomoção e usabilidade para todos que participarem do evento. Para a segurança do público, câmeras de monitoramento estão sendo instaladas em toda a extensão dos camarotes e arquibancadas, para coibir roubos e demais crimes e auxiliar no trabalho da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), que este ano atuará com um reforço no efetivo para melhor atender a programação.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ressalta que, este ano, a festa em Pirenópolis promete ser ainda mais especial. “Contaremos com uma estrutura reforçada e de fácil acesso para garantir que os moradores e público visitante possam prestigiar o evento. Acreditamos que a cultura deve ser acessível a todos, por isso, trabalhamos incansavelmente para garantir que as Cavalhadas de Pirenópolis sejam uma experiência inesquecível para todos os públicos”.

Leia Também:  Homem é preso após ostentar arma de fogo em bar

Programação

A encenação é parte da programação da Festa do Divino Espírito Santo, que na cidade é composta também por missas, o levantamento do mastro, a distribuição dos doces tradicionais alfenins e verônicas, a apresentação do grupo Pastorinhas, as Cavalhadinhas e, por fim, as Cavalhadas, acompanhada pela centenária e festiva Banda Phoenix.

Esta é a maior edição do Circuito das Cavalhadas que segue até outubro, com participação de 15 cidades e um investimento de R$ 4 milhões, levando ao público um dos mais belos espetáculos a céu aberto.

O festejo reúne religiosidade e cultura e já ocorre há pelo menos 200 anos em várias cidades do Estado. O espetáculo, que surpreende pela organização, beleza e grande participação da população, é prestigiado por milhares de pessoas do entorno dos municípios e de várias partes do país e até do exterior.

Raízes portuguesas em solo goiano

As Cavalhadas transcendem a simples encenação de uma batalha épica, representando a história, fé e tradição, que se entrelaça com a própria identidade cultural das cidades participantes.

Sua origem remonta a Portugal medieval, onde as “Cavalhadas” narravam a luta entre o Imperador Carlos Magno e os mouros. Introduzidas no Brasil pelos jesuítas no século XVIII, com o objetivo de catequizar indígenas e escravos, as Cavalhadas ganharam um novo significado em solo brasileiro.

Patrimônio cultural

As Cavalhadas de Pirenópolis foi a primeira a conseguir o título de Patrimônio Cultural do Brasil. A festividade se enraizou em 1826, pelas mãos do Padre Manuel Amâncio da Luz. Inicialmente conhecida como “O Batalhão de Carlos Magno”, a encenação se consolidou como um dos principais eventos da Festa do Divino Espírito Santo, atraindo fiéis e visitantes de toda a região.

Leia Também:  Morre Dr. Silas Avelar, médico pioneiro de Ceres

Acompanhe a programação do final de semana em Pirenópolis:

17/05 (sexta-feira)

22h – Apresentação da Peça As Pastorinhas no Theatro de Pirenópolis

18/05 (sábado)

22h – Apresentação da Peça As Pastorinhas no Theatro de Pirenópolis

19/05 (domingo)

4h – Alvorada com a Banda de Couro

5h – Alvorada com a Banda de Música Phoênix

8h – Cortejo do Imperador saindo da Casa do Imperador até a Igreja Matriz

9h – Missa solene na Igreja Matriz, cantada pelo Coral Nossa Senhora do Rosário e sorteio do novo Imperador. Cortejo levando o Imperador até sua residência onde serão distribuídos Verônicas e Pãezinhos do Divino

13h – 1° dia das CAVALHADAS

20/05 (segunda-feira)

8h – Reinado de Nossa Senhora do Rosário – Cortejo conduzindo o Rei e Rainha de suas residências até a Igreja Matriz, acompanhados pela Banda de Couro.

9h – Missa na Igreja Matriz.

13h – 2° dia de CAVALHADAS (batismo dos Mouros)

21/05 (terça-feira)

9h – Missa na Igreja Matriz

13h – 3° e último dia de CAVALHADAS (confraternização entre Mouros e Cristãos). Após o espetáculo os Cavaleiros seguem até a porta da Igreja do Bonfim para a oração final de agradecimento e a última salva de tiros

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA