saídas temporárias de presos

Ronaldo Caiado defende fim das saídas temporárias de presos em feriados: “Não tem que ter”

Caiado afirma que as “saidinhas” são momentos onde as pessoas se acham no direito de voltar à prática do crime.

Publicados

Governador Ronaldo Caiado. Foto: Secom.

O governador do estado, Ronaldo Caiado (UB), durante coletiva de imprensa sobre o balanço anula da Secretaria de Segurança Pública de Goiás, afirmou ser contra as saídas temporárias de presos em feriados, as também conhecidas como “saidinhas”, permitidas pela Lei de Execução Penal.

Caiado confirmou que as últimas “saidinhas” não resultaram em um impacto nos crimes em Goiás, mas segundo ele, as ‘saidinhas’ dão chance para que os bandidos retornem às práticas que poderão ser irreversíveis. “Não tem que ter, as pessoas têm que cumprir a pena e pronto, acabou”, defendeu.

O governador destacou um caso recente que aconteceu em Minas Gerais. Um homem, de 25 anos, e que tem diversas passagens pela polícia, por crimes como tráfico de drogas, agressão e falsidade ideológica, e recebeu o benefício da saída temporária no Natal, não retornou e se tornou suspeito de outro crime. Segundo as autoridades mineiras ele seria o responsável da morte do sargento Roger Dias, baleado no último sábado (6), em Belo Horizonte.

Leia Também:  Marconi pode ser candidato a vice-presidente na chapa de Alckimin

“Os fatos comprovam que são momentos onde as pessoas se acham no direito de voltar à prática do crime. Todo mundo está ali com a família e de repente vem aquele cidadão que acha que, ao ter aquela ‘saidinha’, ele pode voltar à rotina dele, de poder matar alguém ou de querer praticar um assalto”, destacou o governador.

Importante lembrar que os presos no regime semiaberto têm direito a quatro “saidinhas” por ano. Isso porque o benefício é uma forma encontrada pela Justiça para a ressocialização dos presos e a manutenção de vínculo deles com o mundo fora do sistema prisional. A autorização é concedida aos detentos que tenham cumprido ao menos um sexto da pena, no caso de primeira condenação, e um quarto, quando reincidentes.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Primeira-dama Gracinha Caiado participa da 6ª edição do Agro é Social em Itaberaí

Serão entregues mais de R$ 2 milhões em Crédito Social a 438 participantes de 19 municípios da região.

Publicados

em

A primeira-dama Gracinha Caiado participa, nesta sexta-feira (26), às 8h30, em Itaberaí, do encerramento da 6ª edição do Agro é Social da região Rio Vermelho. O evento será realizado no Espaço Municipal de Eventos Dorival José da Silva, no centro do município. As capacitações foram realizadas de 7 a 29 de maio, com 25 cursos oferecidos a 573 alunos.

O Agro é Social é uma iniciativa do Governo de Goiás, em parceria com a Emater Goiás, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), voltada ao setor rural, com foco no desenvolvimento social, empreendedorismo, inclusão produtiva para geração de emprego e renda.

O presidente da Emater, Rafael Gouveia, afirma que a instituição está empenhada em levar cada vez mais conhecimento técnico e incentivo financeiro a toda a população do estado. “O objetivo do Governo de Goiás é oferecer cursos profissionalizantes e proporcionar meios para que os alunos possam empreender, gerar renda e alcançar a independência financeira”, revela.

Nesta edição, serão entregues 438 cartões do Crédito Social a alunos que participaram dos cursos profissionalizantes promovidos em março, pela Emater Goiás na região Rio Vermelho. O valor investido ultrapassa R$ 2,1 milhões, beneficiando centenas de famílias.

Leia Também:  Site nacional destaca comportamento inconsequente de Caiado no caso Votorantim

Para facilitar a mobilização dos alunos dos cursos realizados no Agro é Social, o encerramento da 6ª edição acontecerá em duas etapas. Os primeiros municípios contemplados, no dia 26 de julho, são Faina, Cidade de Goiás, Guaraíta, Heitoraí, Itaberaí, Itaguari, Itaguaru, Itapirapuã, Itapuranga, Matrinchã, Mossâmedes, Sanclerlândia e Taquaral. O segundo encerramento está previsto para o dia 30 de agosto, no município de Nova Crixás e atenderá as cidades de Bonópolis, Mozarlândia, Mundo Novo, São Miguel do Araguaia e Novo Planalto.

De acordo com a gerente de Ater e coordenadora do Agro é Social, Janete Rocha, 70% das pessoas atendidas trata-se de agricultores familiares, público prioritário do programa. “É um trabalho muito importante para a capacitação das famílias, desenvolvimento das comunidades rurais, além do fortalecimento de programas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ”, explica.

Outros serviços

Além da entrega de certificados e dos cartões do Crédito Social, a 7ª edição do Agro Social também vai oferecer serviços como plantão técnico da Emater, distribuição de mudas, emissão de documentos (Vapt Vupt Social), atendimento de saúde e espaço de lazer para crianças. Também estarão presentes para prestação de informações a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) e a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa).

Leia Também:  Marconi pode ser candidato a vice-presidente na chapa de Alckimin

Já a prefeitura de Itaberaí levará diversos serviços gratuitos para o Agro Social. A Secretaria de Saúde realizará vários tipos de atendimentos como consultas médicas, odontológicos e exames. Já na área ambiental, haverá doações de mudas e serviços de orientações quanto à legislação. A Vigilância Municipal também estará presente para orientar o cidadão quanto ao alvará municipal para ter liberação para trabalhar em feiras. Também na área social, a prefeitura oferecerá orientações para quem deseja realizar o cadastro no CadÚnico ou mesmo fazer uma avaliação sobre o registro.

A programação do evento conta ainda com o apoio da Secretaria da Retomada, que levará ao evento o Balcão de Empregos, com vagas de trabalho para a comunidade do município e região.

Serviço

Assunto: Primeira-dama Gracinha Caiado participa da 6ª edição do Agro é Social em Itaberaí

Quando: Sexta-feira (26/07), às 8h30

Onde: Espaço Municipal de Eventos Dorival José da Silva – Rua Marechal Castelo Branco, Centro, Itaberaí

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA