Secretário da Saúde vistoria Hospital Estadual de Aparecida após incêndio

Publicados

O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e o secretário municipal de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, realizaram, no final da tarde desta segunda-feira (03/02), uma vistoria no Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (Heapa), após o incêndio ocorrido na madrugada anterior.

A inspeção, acompanhada pela diretora-geral do hospital, Cristiane Pavão, teve como objetivo avaliar os impactos do incidente e os danos estruturais da unidade.

A visita também serviu para definir as próximas etapas que garantam a retomada integral dos atendimentos o mais rapidamente possível. O município e o Estado seguem alinhados para reforçar a segurança e a infraestrutura da rede hospitalar de Aparecida de Goiânia.

“Estado e prefeitura atuando juntos, logo a unidade volta a operar em sua totalidade”, garantiu o prefeito Leandro Vilela.

O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, elogiou a atuação da equipe do hospital durante o incidente, destacando a eficiência na evacuação dos pacientes e a contenção do fogo.

“A agilidade e o profissionalismo da equipe foram essenciais para evitar uma tragédia maior. O trabalho rápido e coordenado fez toda a diferença”, ressaltou.

Já o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, reforçou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está à disposição para auxiliar no que for necessário.

“Estamos atentos a essa situação e prontos para apoiar o hospital. Inclusive, o HMAP já cedeu alguns leitos para receber pacientes do Heapa, garantindo que ninguém fique sem atendimento”, afirmou.

Incêndio no Hospital Estadual de Aparecida

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o incêndio foi causado por um curto-circuito no aparelho de ar-condicionado da Central de Material e Esterilização (CME) da unidade. O incidente resultou na transferência de pacientes, enquanto equipes assistenciais evacuaram algumas alas preventivamente, devido à fumaça, para garantir a segurança de pacientes e acompanhantes.

Leia Também:  Governo de Goiás dá posse a sete novos integrantes da equipe

Nenhum paciente ou colaborador se feriu em decorrência do incidente.

A SES-GO informou que o atendimento na unidade já foi retomado, mas o centro cirúrgico precisou ser interditado, temporariamente, resultando na suspensão das cirurgias eletivas e de emergência.

Dezesseis pacientes do Heapa que precisavam passar por procedimentos de urgência foram transferidos para outras unidades, como Hospital de Urgências de Goiás (Hugo), Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), Hospital Estadual de Itumbiara e Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP). Já as cirurgias eletivas serão reagendadas posteriormente.

Bombeiros controlam incêndio no Hospital de Aparecida de Goiânia

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Governo lança Programa Goiás Feito à Mão 2025

Publicados

em

O Programa Goiás Feito à Mão 2025, uma iniciativa do Goiás Social, foi lançado nesta terça-feira (04/02), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O trabalho, conduzido pela Secretaria de Estado da Retomada, busca ampliar as oportunidades de mercado para os artesãos locais, promovendo a cultura e a economia criativa do estado.

Durante o evento, também foram premiados os vencedores do concurso Natal do Bem 2024, que destacou a criatividade e a tradição dos artistas goianos.

O secretário-executivo de Políticas Sociais, Alexandre Parrode, falou do Goiás Feito à Mão, lembrando quando surgiu a ideia de mapear os artesãos goianos.

“Ainda no começo do governo, a coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, definiu que iria sair de Goiânia para conhecer as cidades e as potencialidades dos municípios goianos. Em Mineiros, quando visitamos a casa de um artesão, ela ficou encantada e disse sobre a necessidade de mapear e garantir que os artesãos goianos tivessem seus trabalhos vistos e valorizados”, relatou.

O evento reuniu autoridades, artesãos e representantes de diversas instituições envolvidas na valorização do setor artesanal no estado. O secretário da Retomada, César Moura, destacou a importância do programa para a preservação das tradições goianas.

“Nós não medimos esforços para apoiar e incentivar o artesanato goiano. Por isso o Programa Goiás Feito à Mão vem para incrementar nossas ações, como uma estratégia fundamental para fortalecer a identidade cultural do estado, garantindo visibilidade, apoio e novas oportunidades para os artesãos goianos em 2025″, afirmou.

O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos, ressaltou a importância da parceria com a iniciativa privada.

“Todo o trabalho de apoio, fomento e desenvolvimento que tem sido realizado pelo Governo de Goiás em prol do artesão goiano, especialmente por meio do grande programa Goiás Feito à Mão, que celebra a grande união de esforços, nós realmente identificamos uma grande oportunidade para o Sebrae de apoio, de articulação institucional e, acima de tudo, de fomento ao empreendedorismo e ao negócio”, destacou.

Premiação do Natal do Bem 2024

O evento também marcou a entrega da premiação do concurso Natal do Bem 2024, que homenageia artistas cujos trabalhos foram escolhidos por votação popular. Os vencedores, de diferentes municípios, como Goiânia, Anápolis, Itapuranga, Trindade e Novo Gama, receberam prêmios em dinheiro, como forma de reconhecimento ao talento e dedicação ao artesanato goiano.

Leia Também:  Goiás mantém equilíbrio fiscal mesmo com queda de arrecadação, segundo dados da Secretaria de Economia

Goiás Feito à Mão para 2025

Durante a cerimônia, o secretário César Moura apresentou o calendário oficial de eventos do Goiás Feito à Mão para 2025, que inclui participações em feiras estaduais, nacionais e internacionais.

Eventos estaduais:

  • Goiás Feito à Mão Oscar Niemeyer — Goiânia: 29 e 30 de março / 16 e 17 de agosto
  • Goiás Feito à Mão Cidade de Goiás (Fica): 10 a 15 de junho
  • Encontro dos Artesãos Olhos d’Água — Alexânia: data a definir
  • Goiás Feito à Mão — Chapadão do Céu: data a definir
  • Goiás Feito à Mão — Rio Verde: data a definir
  • Goiás Feito à Mão Pirenópolis (Canto da Primavera): 9 a 14 de setembro
  • Feira Regional — Centro de Convenções de Anápolis: 18 a 21 de outubro
  • Feira do Entorno — Novo Gama: data a definir
  • Expo Joias — Pirenópolis: data a definir

Eventos nacionais:

  • FENABA — Salvador (BA): 24 a 27 de abril
  • FENEARTE — Recife (PE): 9 a 20 de julho
  • Salão do Artesanato Raízes Brasileiras — São Paulo (SP): 21 a 25 de maio
  • FENACCE — Fortaleza (CE): 9 a 14 de setembro
  • Salão do Artesanato Raízes Brasileiras — Brasília (DF): 15 a 19 de novembro
  • Feira Nacional do Artesanato — Belo Horizonte (MG): 3 a 7 de dezembro
Leia Também:  Especialistas debatem em live crimes contra a saúde pública

Eventos internacionais:

  • Feira Internacional do Artesanato (FIA) — Lisboa, Portugal: 28 de junho a 6 de julho
  • ExpoArtesanías — Bogotá, Colômbia: 2 a 15 de dezembro

Goiânia recebe mais uma edição da Goiás Feito à Mão

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA