Política
Sem provas Bolsonaro volta a fazer afirmações de fraudes durante visita a Goiás
O presidente ainda voltou a defender tratamento sem eficácia comprovada contra Covid-19, questionou vacinas e registros do número de mortes na pandemia
Em visita a Anápolis nesta quarta-feira (9), o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), defendeu o tratamento precoce contra a Covid-19, levantou dúvidas sobre a eficácia da vacina contra a doença e voltou a citar fraude na eleição de 2018 e no registro de mortes e infectados pelo coronavírus no Brasil. O presidente também provocou aglomerações ao cumprimentar dezenas de apoiadores que o esperavam na entrada e saída de compromissos na cidade.
Bolsonaro participou de culto na igreja Church In Connection. Em discurso, Bolsonaro disse que é possível “buscar uma maneira de diminuir drasticamente o número de mortes no Brasil pelo tratamento precoce”. Ele relatou visita recente a duas tribos indígenas quando, segundo ele, foi informado de que as comunidades foram acometidas pelo coronavírus, mas não houve mortes. De acordo com o presidente, os indígenas disseram que tomaram “chá de casca de árvore”.
O relato foi feito na defesa do uso de medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina contra a Covid-19, estratégia que não tem comprovação cientifica. “Não veio da minha cabeça o que eu falo sobre essa doença, veio de conversas com pessoas que realmente se preocupam e pesquisam sobre o assunto”, afirmou. O presidente não disse quem são as pessoas às quais se referiu.
No Senado, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid investiga a existência de gabinete paralelo ao Ministério da Saúde, que supostamente orienta o presidente em relação ao enfrentamento à pandemia.
Ao sair em defesa do tratamento precoce, Bolsonaro questionou a eficácia da vacina contra a Covid-19, afirmando que as doses estão em fase experimental, o que não é verdade. Os imunizantes aplicados atualmente no Brasil receberam aval, após testes, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A CPI também foi alvo de ataques do presidente durante o discurso. “Quem mata gente? Quem manda o dinheiro, que sou eu, ou quem desvia o dinheiro na ponta da linha?”, questionou, com referência a prefeitos e governadores. A CPI da Covid foi instalada no Senado com a previsão de que os chefes dos Executivos estaduais também sejam investigados.
Isso ocorreu após intensa articulação do Palácio do Planalto. “Que CPI é essa? De Renan Calheiros (MDB-AL)? De Omar Aziz (PSD-AM)? Daquela pessoa alegre do Amapá?” O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão, é o único parlamentar do Estado na CPI.
Ainda no discurso, Bolsonaro disse que foi eleito em primeiro turno e afirmou que tem “provas materiais disso”. “Mas o sistema, a fraude, que existiu, sim, me jogou para o segundo turno. Outras coisas aconteceram e eu só acabei ganhando porque tive muito voto.” O presidente também citou a participação “de algumas pessoas” que entendiam como inibir a suposta fraude. Como ocorreu em outras oportunidades de denúncias de Bolsonaro contra a eleição de 2018, o presidente não apresentou provas. Bolsonaro também voltou a afirmar que há supernotificação de casos da Covid-19 no Brasil.
A visita do presidente a Goiás começou por volta das 12h, quando Bolsonaro chegou à fazenda do cantor Amado Batista, em Goianápolis, onde ele almoçou. Em seguida, a comitiva foi para o Aeroporto de Anápolis, local em que houve rápido encontro com empresários e entidades que representam a segurança pública. Antes do culto na Church In Connection, ocorreu outro encontro com empresários e lideranças políticas do Estado, mas sem representantes do Palácio das Esmeraldas.
Entre as autoridades que acompanharam o presidente estavam o deputado federal Vitor Hugo (PSL), os ministros da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, e da Educação, Milton Ribeiro e o filho e vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos).
Sem máscara, Bolsonaro tirou fotos, pegou uma criança no colo e falou com apoiadores. A aglomeração ocorreu tanto em frente ao aeroporto quanto na porta da igreja. Parte do público que o esperava usava máscara. Antes de deixar a cidade, Bolsonaro cumprimentou policiais militares que se organizaram em fila e desfilou por parte da Avenida Brasil com metade do corpo para fora do carro.
“Todas as cartas estão na mesa’, diz Vitor Hugo sobre eleição em 2022
Deputado federal por Goiás e um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Câmara, Vitor Hugo (PSL) afirma que fica “feliz e orgulhoso” e se sente lisonjeado por ter seu nome em discussões relacionadas à disputa pelo governo de Goiás e por cadeira no Senado, mas alega que ainda é prematuro falar sobre a candidatura de 2022. Ao POPULAR, o parlamentar diz que sua linha de ação principal é a busca pela reeleição, “mas todas as cartas estão na mesa”.
Visita de Bolsonaro a Anápolis
Durante encontro com o presidente no aeroporto da cidade, empresários aproveitaram para fundar a Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, Serviços, Tecnologia, Turismo e Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest-GO), que terá como presidente Rubens Fileti, que atualmente comanda a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg). Também houve breve reunião com representantes de associações que representam militares estaduais.
Em reunião em uma sala privada da igreja que recebeu o presidente no compromisso seguinte, o deputado diz ter apresentado ao chefe do Executivo 60 vereadores e 20 prefeitos e secretários de suas bases. No local, também houve breve encontro com empresários, que apresentaram demandas relacionadas à reforma tributária. De acordo com o deputado, Bolsonaro solicitou que seja organizada visita do grupo a Brasília, quando o tema será discutido com a equipe econômica. O encontro deve ocorrer no fim de junho.
A articulação de Vitor Hugo para visita do presidente a Anápolis foi avaliada como consolidação do nome do deputado federal para disputa pelo Palácio das Esmeraldas em 2022, diante da presença de lideranças políticas que apoiam o parlamentar no interior do Estado.
Questionado sobre falta do governador Ronaldo Caiado (DEM) nos compromissos do presidente em Goiás ontem, Vitor Hugo disse que não tem problemas de relacionamento com Caiado, mas não soube informar por qual motivo o democrata não compareceu aos eventos.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
ESTADO
PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiás
A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.
PC participa de apresentação da redução dos índices criminais em Goiá
A Polícia Civil (PC), representada pelo Delegado-Geral André Ganga, participou, na tarde desta segunda-feira (14), da apresentação da nova redução em todos os índices de criminalidade em Goiás, a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). A queda chega a até 97,31%, no caso de roubo de carga, de janeiro a setembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano de 2018. Os homicídios dolosos recuaram 56,07%, o roubo de veículos caiu 93,18% e o roubo a instituições financeiras teve queda de 100%, no período mencionado.
A PC apontou como as investigações criminais foram fundamentais para redução da estatística dos crimes no estado. No comparativo de janeiro a setembro de 2023 e neste mesmo período de 2024, houve um aumento de 13,18% no número de inquéritos policiais remetidos ao Judiciário com autoria; a quantidade de operações saltou, no mesmo período, para 43,57%; e o aumento do número prisões foi de 45,67%. A PCGO também aumentou em 37,2% a quantidade de carteiras de identidades emitidas no período mencionado.
A apresentação foi conduzida pelo governador Ronaldo Caiado; acompanhado pelo vice-governador Daniel Vilela, pela primeira dama Gracinha Caiado, pelo secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, e demais chefes das forças de segurança pública.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Musa do Império Serrano rouba cena vestida de ‘cupido sexy’: ‘Homenagem’
- ENTRETENIMENTO3 dias atrás
Wanessa Camargo fala sobre aprendizado no BBB e chegada de Clara: ‘Sou irmã-tia’
- Agronegócio7 dias atrás
Agronegócio brasileiro bate recorde com mais de R$ 83 bilhões
- ENTRETENIMENTO4 dias atrás
Rafa Kalimann aproveita feriadão carioca com muito sol e milho cozido: ‘Praia’
- Agronegócio4 dias atrás
Goiás deve se tornar líder na produção de trigo no Brasil
- ARTIGO4 dias atrás
Cresce a violência no Brasil
- Agronegócio5 dias atrás
Mercado de terras agrícolas no Brasil passa por transformação com aumento da seletividade e avanço da agricultura
- Agronegócio6 dias atrás
Brasil amplia importações, mas tem previsão de recorde histórico