Sete estados e o DF têm tendência de queda nos casos de dengue

Publicados

Oito unidades federativas brasileiras já estão com tendência de queda consolidada no número de casos de dengue: Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e Distrito Federal. Os números foram divulgados nesta terça-feira (2) pelo Ministério da Saúde.

“Os estados que estão com queda foi onde houve o início da epidemia. Para esses, a gente pode dizer que o pior já passou”, disse a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, em entrevista coletiva.

Outros sete estados ainda permanecem com tendência de aumento: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os outros 12 estados apresentam tendência de estabilidade.

Apesar do cenário, o Ministério da Saúde diz que é preciso continuar a vigilância contra a doença. “Ainda requer atenção, precisamos que as pessoas continuem dedicando dez minutos contra a dengue, olhando os possíveis focos da larva. ainda é momento de acompanhamento”, alertou a secretária.

Leia Também:  Fiocruz: estudo sugere que variante Delta pode causar mais reinfecções

Ela também apelou para que pais e mães levem seus filhos para vacinar nos municípios onde a imunização está disponível.

Desde o início do ano, foram registradas 991 mortes por dengue em todo o país. Estão em investigação 1.483 óbitos.

O número de casos prováveis da doença chegou a 2.624.300. Os casos de dengue grave e com sinais de alarme chegam a 24.218.

De acordo com balanço divulgado pelo ministério, o coeficiente de incidência da doença está em 1.292,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Vacina

O Ministério da Saúde diz que já foram distribuídas 1.235.119 doses de vacinas contra a dengue aos estados. Até o dia 25 de março, os municípios registraram a aplicação de 663.338, o que representa 53,71% das doses encaminhadas. “Isso não quer dizer que as doses não foram aplicadas, os dados ainda podem não ter sido enviados”, explicou o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização, Eder Gatti.

Recentemente, o Ministério da Saúde ampliou a imunização para 165 municípios que serão contemplados com doses da vacina contra a dengue. O número anunciado anteriormente foi de 154 municípios, mas, segundo o diretor, houve um equívoco da pasta no cálculo.

Leia Também:  Distrito Federal volta a exigir máscaras em locais abertos

“O número de regiões de saúde não mudou, o que mudou foi a referência que usamos. A gente tinha o quantitativo correto de população, mas houve um equívoco no número de municípios. Nós corrigimos, então o total é 165, mantendo o mesmo número de regiões.”

Segundo ele, a distribuição das doses para esses novos municípios já começou, mas a data de chegada depende do processo logístico, que varia de acordo com a localidade. “A gente espera que até o fim da semana todos os estados tenham recebido”, disse. Na etapa anterior, 521 municípios haviam sido selecionados para receber as doses da vacina.

O imunizante é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo do governo federal, pois concentra a maior proporção de internação pela doença. O esquema vacinal é composto por duas doses que devem ser aplicadas com intervalo de três meses entre elas.

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Hecad recebe broncoscópio de última geração

O equipamento foi adquirido através de emenda parlamentar destinada pelo deputado Dr. Zacharias Calil.

Publicados

em

Hecad recebe broncoscópio de última geração. Foto: Ruber Couto

Nesta segunda-feira (14), o Hospital da Criança e do Adolescente (HECAD) recebeu um importante reforço para seu arsenal médico com a entrega de um broncoscópio de última geração. A aquisição do equipamento foi possível graças a uma emenda parlamentar do deputado federal Dr. Zacharias Calil, que destinou R$ 3 milhões ao hospital, incluindo o investimento de R$ 125 mil no broncoscópio.

Para o médico e deputado federal Zacharias Calil o investimento fortalece a estrutura do HECAD e irá aprimorar os atendimentos à saúde respiratória infantil.O médico avalia ainda que o novo broncoscópio não apenas oferece economia ao hospital, que anteriormente locava o equipamento, mas também proporciona maior precisão diagnóstica.

“A tecnologia avançada do equipamento otimiza a visualização das vias respiratórias, além de proporcionar maior conforto aos pacientes e reduzir o tempo de exames. Sua precisão auxilia no diagnóstico de doenças respiratórias, na realização de biópsias e na remoção de corpos estranhos, oferecendo um suporte crucial para tratamentos mais eficazes”, explica o médico.

Leia Também:  Ministro fala sobre aplicação de dose extra de vacina

Dentre os presentes no evento estavam o secretário estadual de saúde, Rasível dos Reis, o diretor geral do HECAD, Ronny Rezende, e o superintendente de operações e finanças da AGIR, Claudemiro Euzébio Dourado. Todos ressaltaram a importância desse investimento para a saúde pública e o compromisso do deputado federal Dr. Zacharias Calil em fortalecer a estrutura hospitalar voltada ao atendimento pediátrico.

Durante a cerimônia de entrega, Zacharias Calil que é coordenador  da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, destacou o impacto do equipamento para o hospital e os pacientes: “Estou comprometido em melhorar cada vez mais as condições de atendimento dos hospitais públicos, e este broncoscópio representa uma importante conquista. Ele garantirá diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes, sempre visando o bem-estar das crianças e adolescentes atendidos no HECAD. Meu objetivo é seguir trabalhando para destinar recursos que tragam melhorias estruturais e tecnológicas à saúde pública.”

O secretário estadual de Saúde, Rasível dos Reis, destacou que no Hospital da Criança e do Adolescente, o broncoscópio vai aprimorar o diagnóstico de problemas pulmonares em nossas crianças, reduzindo complicações e mortes evitáveis. “Agradeço ao deputado Zacarias Calil pela emenda parlamentar que viabilizou este equipamento. Estamos comprometidos com a valorização da saúde infantil no nosso estado”, enfatizou.

Leia Também:  Estresse por estupro pode afetar o sistema imunológico

“A chegada deste broncoscópio marca um avanço significativo para o HECAD, melhorando nossa capacidade de atendimento e proporcionando um tratamento mais eficaz às nossas crianças e adolescentes”, declarou Ronny Rezende, diretor geral do HECAD. Claudemiro Euzébio Dourado, superintendente da AGIR, também destacou o impacto positivo deste equipamento: “Este investimento contribui para a otimização dos recursos públicos e a melhoria dos serviços prestados pelo HECAD.”

A aquisição do broncoscópio da marca STORZ, reconhecida pela inovação e alta qualidade no setor hospitalar, reforça o compromisso do Dr. Zacharias Calil em promover melhorias estruturais e tecnológicas nos hospitais públicos, garantindo atendimento de qualidade às crianças e adolescentes de Goiás.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA