Política

TRE-GO define nova eleição para Prefeitura de Iaciara para março

O prefeito Haicer Sebastião Lima e seu vice, Marcos Pereira de Macedo, tiveram os mandatos cassados após ficar comprovado que houve irregularidades no processo de prestação de contas da campanha eleitoral de 2020, quando foram eleitos

Publicados

Prefeitura de Iaciara. Foto: Reprodução.

O município de Iaciara em Goiás, vai ter novas eleições para a escolha dos novos prefeito e vice-prefeito na data provável de 5 de março deste ano, conforme definido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Haicer Sebastião Pereira Lima (PL), vulgo Mano, e o seu vice, Marcos Pereira de Macedo (Solidariedade), tiveram seus mandatos cassados por ordem da Justiça – que acolheu a denúncia feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) – pela prática de captação ilícita de recursos financeiros durante a campanha, em 2020.

De acordo com a resolução, as convenções para a escolha dos candidatos e deliberação sobre coligações deverão ser feitas pelos partidos políticos e pelas federações, no período de 19 a 20 de janeiro de 2023. Em seguida, os nomes definidos deverão solicitar o registro até as 19h do dia 24 de janeiro.

O Cartório Eleitoral do município, por sua vez, deverá publicar, até o dia 26 de janeiro, no Diário da Justiça Eletrônico, o edital contendo os pedidos de registro para ciência dos interessados. A partir daí, passa a correr o prazo de cinco dias para impugnações e apresentação de notícias de inelegibilidade.

Leia Também:  Ninguém acerta as dezenas da Mega-Sena; Concurso de sábado (19) pode pagar 190 milhões

 

Motivação

A cassação dos mandatos de Haicer Sebastião Pereira Lima e Marcos Pereira de Macedo, ocorreu após ficar comprovado que houve irregularidades no processo de prestação de contas da campanha eleitoral dos políticos. Segundo a decisão, foram identificadas doações por parte de funcionários da prefeitura de Iaciara, inclusive de alguns que não apresentavam condições financeiras, no valor total de R$ 48.140,00. A quantia, segundo o MPE, representa quase metade do total de recursos financeiros arrecadados em campanha.

Em setembro de 2022, o TRE-GO negou o recurso eleitoral interposto pelos acusados e manteve a sentença do juiz da 29ª Zona Eleitoral de Goiás, Denis Lima Bonfim, que cassou os diplomas dos políticos. Em novembro do mesmo ano, o TRE-GO determinou a realização de novas eleições.

À época, o magistrado alegou ser clara a fraude nas doações, acrescentando que não se tratava de mera suposição, uma vez que vários indícios concluíram a existência de uma “engenhosa sistemática de fraude na realização das doações, no intuito de ocultar o real doador da campanha”.

Leia Também:  Expurgo dos prefeitos do PMDB

Bonfim também ponderou que os dois candidatos eram os gestores e disputavam a reeleição, portanto, esse vínculo funcional, por si só, já facilitava a movimentação financeira. Além disso, é claro, estavam interessados em assumir a futura administração.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Em Uruaçu, Lago Serra da Mesa transborda e invade casas; Assista

Essa é a maior cheia desde 2012, disse a Secretaria de Meio Ambiente de Uruaçu. A prefeitura informou que as casas foram construídas de forma irregular.

Publicados

em

Em Uruaçu, Lago Serra da Mesa transborda e invade casas. Fotos: Reprodução.

O Lago Serra da Mesa transbordou e invadiu casas de ranchos nesta quinta-feira (2), em Uruaçu. Os moradores da região relataram que o nível do lago subiu muito na região após as chuvas. A Secretaria de Meio Ambiente de Uruaçu disse que o nível do lago já atingiu 67% da cota máxima. Ainda que esta é a maior cheia desde 2012 e que essa marca já era esperada pela quantidade de chuvas previstas para a região.

Um dos donos de uma casa à beira do rio, que optou em não se identificar, disse que ficou sabendo que o nível do rio estava subindo e foi até a residência tirar os móveis e refrigeradores para não ter um prejuízo maior.

A Prefeitura Municipal de Uruaçu informou que todas as casas que ficam perto do Lago Serra da Mesa foram construídas de forma irregular.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ninguém acerta as dezenas da Mega-Sena; Concurso de sábado (19) pode pagar 190 milhões
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA