Pesquisar
Close this search box.
internacional

Trump afirma que EUA governarão Venezuela até transição e explorarão petróleo

“O petróleo voltará a fluir, com infraestrutura sob controle dos EUA”, prometeu, revertendo anos de declínio na produção (de 3 mi barris/dia em 2008 para 700 mil em 2024).
Trump Presidente EUA Foto: ONU/Cia Pak

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (3) que os EUA assumirão o governo provisório da Venezuela após a captura do ditador Nicolás Maduro, em uma operação militar batizada de “Operação Determinação Absoluta”. A ação, que incluiu bombardeios precisos e forças especiais, derrubou o regime chavista após anos de tensões.

“Vamos governar a Venezuela até que haja uma transição adequada e justa”, declarou Trump em pronunciamento à nação transmitido pela Casa Branca. “Estávamos preparados para um ataque muito maior, mas isso provavelmente não será necessário”, acrescentou, comemorando o sucesso inicial. Segundo ele, as gigantescas reservas de petróleo venezuelanas – estimadas em 303 bilhões de barris, as maiores do mundo (dados EIA/OPEP) – serão exploradas por empresas americanas como ExxonMobil e Chevron. “O petróleo voltará a fluir, com infraestrutura sob controle dos EUA”, prometeu, revertendo anos de declínio na produção (de 3 mi barris/dia em 2008 para 700 mil em 2024).

Trump enfatizou que ninguém próximo a Maduro permanecerá no poder. “Teremos um grupo de transição, incluindo membros do meu governo”, disse, referindo-se a figuras como o secretário de Estado Marco Rubio. Ele questionou a viabilidade de María Corina Machado, opositora líder e vencedora do Nobel da Paz 2025, assumir: “Seria difícil; ela é simpática, mas sem apoio popular amplo”. Horas após os ataques, Machado celebrou em nota: “A hora da liberdade chegou. Maduro enfrentará justiça em Nova York por narcoterrorismo, crimes contra a humanidade e corrupção” – acusações formais dos EUA desde 2020, com indiciamento por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

Leia Também:  Goiás registra mais de 1,8 mil casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Paralelamente, Trump revelou negociações com Delcy Rodríguez, vice de Maduro e sanções aliviadas temporariamente. “Se necessário, enviaremos tropas para solo venezuelano”, alertou. Questionado sobre “America First”, respondeu: “Precisamos de bons vizinhos e recursos energéticos seguros”.

No Brasil, o governo Lula condenou a intervenção como “imperialista”, mas analistas preveem queda nos preços do petróleo (Brent a US$ 70/barril hoje) e migração de 1 mi de venezuelanos. China e Rússia protestaram, exigindo libertação de Maduro para julgamento na Haia.

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade