Vale do São Patrício

Uruana: Festa da Melancia movimenta economia e turismo

As comemorações que acontecem no Parque de Exposições até hoje (17).

Publicados

Uruana: Festa da Melancia movimenta economia e turismo. Foto: Divulgação

Uruana: Festa da Melancia movimenta economia e turismo

Desde quinta-feira (14) que Uruana no Vale do São Patrício, conhecida nacionalmente como a capital da melancia, está em festa. O evento intitulado Festa da Melancia, está em sua 29ª edição. Além disso, a cidade comemora a 44ª Festa Estadual. As comemorações que acontecem no Parque de Exposições do município, segue este domingo 17 de setembro.

O evento conta com o apoio da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) e no estande da agência, os visitantes podem conhecer as ações e programas de assistência técnica e extensão rural que a Emater realiza junto aos produtores rurais da região.

A festa não proporciona à população apenas momentos de descontração e lazer, como atrações musicais, concursos e desfiles, mas também divulga a cidade como uma importante produtora de melancia, segundo o secretário de turismo, Marcos Daniel. “A festa é uma forma de nós divulgarmos a cidade como produtora de melancia, como precursora na região desses tipos de plantios”, detalha o secretário.

Marcos Daniel associa esse potencial de Uruana aos produtores, que segundo ele, buscam novas tecnologias e investimentos para que possam desenvolver e aprimorar a produção.  “Com isso, alcançamos o primeiro lugar de produtividade e melancia no Brasil e no estado de Goiás”, afirma.

Leia Também:  Iporá: Prefeito é suspeito de invadir, destruir casa da ex com picape e atirar várias vezes no local

Carmo Neto, agricultor na cultura de Melancia, deu detalhes sobre o propósito da festa. “É fazer uma divulgação a mais da nossa cultura, ter alguns momentos de lazer e brincadeiras. Na festa são oferecidos a degustação da fruta, onde há competições de quem come mais fruta, além da corrida de melancia”.

O cultivo de melancia é de suma importância para a economia local e regional, uma vez que impacta em outros setores como construção civil, supermercados, panificadoras, saúde, postos de combustível, restaurantes, açougues, vestuários e outros. Pelo menos é o que destaca o Agente de Desenvolvimento Rural, Francisco Neres Delmoni. Neres relembra ainda a chegada da melancia no município de Uruana. “A melancia foi introduzida no município pelo Engenheiro Agrônomo Arcênio da Silveira em 1968, Extensionista da ACAR – GOIÁS, atualmente EMATER”, recorda. Depois de 10 anos, em 1978, foi realizada a primeira Festa Estadual da Melancia, oportunidade em que foi reconhecida a produção e então concedido o título de Capital Estadual da Melancia, segundo o agente.

Em relação ao turismo, Marcos Daniel afirma que a festividade é um importante meio para a expansão desse setor, haja vista que há uma grande divulgação, o que atrai pessoas para a cidade. Além disso, o secretário destaca as riquezas naturais de Uruana como um aspecto fundamental para o turismo. “Não é só o lugar onde acontece a festa, mas é toda riqueza que a nossa cidade tem, principalmente falando do Rio Uru, que é uma atratividade nesse período de estiagem. As águas são cristalinas, boas para tomar banho”, detalha.

Leia Também:  PF cumpre mandados contra CAC’s que não recadastraram armas

“Os turistas que estão andando aqui na cidade vão gastar nos hotéis. Os hotéis estão cheios, as pensões, os condomínios nas beiras dos rios, os ranchos. Tem até casas alugadas na cidade. Então, a festividade como um todo atrai turistas”, pontua Marcos.

Inicialmente, o evento era apenas uma festa municipalista, segundo o secretário, depois a festa passou a ser estadual e no decorrer dos anos, tornou-se nacional. “A Festa da Melancia hoje ela é de alcance nacional e até internacional. Vêm pessoas de outros países, então é uma festividade conhecida.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VALE DO SÃO PATRÍCIO

Ceres: Transferência do Coronel Lusdenes da regional Ceres gera insatisfação

Conforme informações, autoridades e políticos da região estão se mobilizando para reverter a situação.

Publicados

em

Lusdenes Rodrigues Alencar, o Coronel Lusdenes. Foto: Redes Sociais

Nesta terça-feira (16), a imprensa foi informada da transferência de Lusdenes Rodrigues Alencar, o Coronel Lusdenes do Comando Regional de Ceres no Vale do São Patrício após determinação do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO).

A decisão pegou todos de surpresa, já que as mudanças de tal natureza ocorrem quando os resultados na segurança pública não são satisfatórios. Desta forma, a referida decisão gerou insatisfação tanto na tropa quanto nos municípios que compõe o comando regional, revelando uma falta de planejamento.

O trabalho de polícia comunitária que foi e está sendo desenvolvido com todas as forças de segurança pública na região, e do operacional reconhecido pela redução dos índices de criminalidade, uma marca registrada do atual comando. Ademais, a comunidade, que acompanha de perto o trabalho diferenciado e transparente desde a chegada de Lusdenes, está determinada a buscar sua permanência.

Desta forma, autoridades e políticos da região estão se mobilizando para reverter a situação, buscando diálogo com o Secretário de Segurança Pública e o Governo do Estado. A mobilização se deve ao reconhecido trabalho desenvolvido na região, caracterizado pela união das forças de segurança pública com o comércio, prefeituras e autoridades da persecução penal.

Leia Também:  Eleitor já pode pedir autorização para votar em trânsito

O Coronel Lusdenes informou que não manifestou interesse em ir para o local determinado. Assim, evidenciada a importância da continuidade do trabalho de Lusdenes no Comando Regional de Ceres, um líder que tem demonstrado resultados positivos e conquistado a confiança da comunidade e das autoridades locais.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA