Vale do São Patrício

Vanderlan entrega maquinários no Vale do São Patrício

Senador entregou benefícios em Guaraíta, Itapuranga, Jaraguá, São Francisco de Goiás e Jesúpolis.

Publicados

Cada vez mais sendo reconhecido como um senador municipalista, Vanderlan Cardoso (PSD-GO) cumpre, nesta sexta-feira (3), mais uma etapa de entregas de benefícios, dessa vez, no Vale do São Patrício.

A visita iniciou em Guaraíta onde Vanderlan realizou a entrega de um caminhão coletor e compactador de lixo. Ao lado da prefeita, Adna, vereadores e lideranças políticas da região, participou de uma extensa carreata.

Além da entrega, o senador anunciou o lançamento de um programa de cirurgia de catarata que acontecerá na região metropolitana de Goiânia, por meio de suas emendas. Vanderlan também anunciou a destinação de 20 máquinas de costura e um kit patrulha rural para o município. “Não tenho dúvida que essas máquinas e equipamentos vão ajudar a gerar emprego e renda para essa região”, disse o senador.

A prefeita de Guaraíta, Adna, agradeceu o senador. “Vanderlan é um senador que já foi prefeito, que sabe das dificuldades dos municípios. Sei do tamanho do coração municipalista que o senador tem. Só tenho que agradecer por toda atenção e ajuda que ele está nos dando”, disse ela.

O deputado estadual Wagner Neto acompanhou as visitas e falou sobre o trabalho realizado pelo senador no interior do Estado. “Eu nunca vi um senador levando tantos benefícios aos municípios como o Vanderlan vem fazendo. Isso é valorização. Cada vez mais, o senador se torna parceiro do setor produtivo e da agricultura familiar em Goiás”, disse o deputado que destinou mais de R$ 600 mil de custeio para prefeitura de Guaraíta.

 

Itapuranga

A próxima parada do senador foi em Itapuranga onde foi recebido pelo prefeito Paulinho Imila e vereadores. Vanderlan entregou uma retroescavadeira para o município. “Ele foi um grande prefeito e sabe das dificuldades que enfrentamos”, disse o prefeito ao elogiar a sensibilidade do senador em visitar os municípios. Ele agradeceu pelo maquinário e pediu uma patrulha rural para a cidade, que é essencialmente voltada para a agricultura familiar.

Leia Também:  Podemos é o 1º partido da base de Caiado que ameaça chutar o balde por ser ignorado na montagem da equipe

 

Jaraguá

Em Jaraguá, também no Vale do São Patrício, Vanderlan deu continuidade à entrega de benefícios. O senador entregou uma motoniveladora e assinou ofício para a destinação de recursos para aquisição de equipamentos hospitalares e ambulância.

“Ao lado das ações que geram emprego e renda e o cuidado com a agricultura familiar, a saúde tem tido minha total atenção. Tenho recursos destinados nessa área aos 246 municípios goianos”, disse o senador ao receber demanda dos agentes de saúde de Jaraguá. “Os agentes pediram apoio à PEC 22/11 que fixa regras para a remuneração dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias e eles têm o meu total apoio”, disse.

O prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor, disse que a primeira porta que ele bateu quando tomou posse foi a do senador Vanderlan. “O senador nunca nos decepcionou. Fui um dos primeiros a receber maquinário. Ele tem o perfil municipalista e olha por nós. Somos muito gratos por tudo que ele tem feito pelo nosso município”, disse o prefeito.
Vanderlan também elogiou o trabalho do prefeito Paulo Vitor e citou a iluminação de natal da cidade, feita em parceria com os artesãos do município e que quase zerou os custos.

 

São Francisco de Goiás

O município de São Francisco de Goiás, conhecido por ser a sede da Associação do Caminho de Cora Coralina, recebeu Vanderlan com festa e carreata.  O senador entregou um caminhão coletor e compactador de lixo para ajudar na limpeza urbana da cidade.

Leia Também:  Inmet emite alerta de chuvas intensas, ventanias e trovoadas

Vanderlan se reuniu com o prefeito Cleuton Gomes, o Timbó, vereadores e lideranças políticas da região para oficializar a entrega do caminhão e ouvir novas demandas do município. “A partir de agora a qualidade dos nossos serviços e as condições de trabalho do nosso pessoal vão melhorar muito com esse caminhão”, disse o prefeito ao agradecer o senador.

 

Jesúpolis

Encerrando a agenda desta sexta-feira no Vale do São Patrício, Vanderlan visitou o município de Jesúpolis, onde também realizou a entrega de um caminhão coletor e compactador de lixo. “Poucos parlamentares tem essa disposição de vir até o município fazer esse trabalho e o Vanderlan é um senador muito próximo dos prefeitos. Estamos muito gratos por esse caminhão que irá ajudar muito nas nossas atividades”, disse o prefeito de Jesúpolis, Adriano Peixoto.

“Foi um dia, realmente, muito produtivo. Visitamos cinco cidades aqui do Vale do São Patrício. Entregamos maquinários e outros benefícios, conversamos com os prefeitos e ouvimos suas demandas. A minha pauta é positiva. Tenho certeza que dessa forma estamos impulsionando a geração de emprego e renda e olhando com muito zelo para a agricultura familiar tão forte nessa região. Fico grato a Deus por poder ajudar nossos municípios a se desenvolverem”, finalizou Vanderlan.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceresClique aqui

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Caiado propõe indexação da dívida dos estados a IPCA mais 1%

Encontro de governadores e representantes de cincos estados com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, em Brasília, resulta em acordo para apresentação de proposta de reajuste no IPCA ao Ministério da Fazenda.

Publicados

em

Governador Ronaldo Caiado, se reúne com Rodrigo Pacheco, em Brasília, para apresentar proposta de indexação de dívida dos estados. Foto: Cristiano Borges

O governador Ronaldo Caiado apresentou nesta segunda-feira (15) propostas para renegociação das dívidas dos estados, com foco na indexação. A reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em Brasília, contou com a participação de governadores e representantes de outros quatro estados. No encontro ficou acordado que os governadores vão propor ao Ministério da Fazenda a correção das dívidas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 1% ao ano.

“O que nós estamos pedindo são indexadores justos e uma renegociação também para que haja flexibilização no teto de investimento e não sejamos engessados, como está hoje a maioria dos estados brasileiros”, pontuou Caiado ao final do encontro.

O indexador da dívida atualmente é o CAM que, somado a mais 4% de juros ao ano, dá a taxa Selic de 11% ao ano. Já a proposta apresentada pelo gestor goiano, em parceria com os governadores Cláudio Castro (RJ), Tarcísio de Freitas (SP), Romeu Zema, (MG), além do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, visa a redução do indexador para IPCA mais 1% ao ano, tornando o índice mais vantajoso para a correção dos valores devidos pelos estados à União, possibilitando o investimento em outras áreas.

Leia Também:  Em Itapaci, familiares cumprem pedido de falecido e fazem cortejo fúnebre com forró e alegria; Assista

Ronaldo Caiado ressaltou que dívidas acrescidas por indexadores extorsivos inviabilizam o investimento nos estados. “O parcelamento da dívida chega a percentuais que impossibilitam investir em infraestrutura. Os entes federativos estão imobilizados devido a essas correções das dívidas que chegam a níveis estratosféricos, não restando nada para que os governos possam atender à necessidade de crescimento”, disse.

“Temos que exigir responsabilidade fiscal dos estados, mas também ficar bloqueado com teto de gastos e com esse indexador, com a dívida sendo reajustada nessa proporção, nos inviabiliza de caminhar”, finalizou o governador de Goiás.

A proposta discutida com o presidente do Senado prevê que os estados menos endividados poderão obter acesso a novas operações de crédito. Os que cumprirem todos os compromissos estabelecidos terão reduções de juros permanentes até o prazo final da vigência dos contratos aditivados. Ficam afastados também todos os limites e condições para a realização de operação de crédito ou para a contratação com a União nas celebrações de acordo.

O texto destaca que os estados que apresentarem boa capacidade de pagamento terão tratamento prioritário e célere quanto às análises e avaliações dos pleitos de operação de crédito. Outro item acrescenta pelo menos 50% do PIB ao teto, e exclui as despesas de saúde e educação da limitação de crescimento prevista em Regimes de Recuperação ou de Reequilíbrio Fiscal dos Estados e do Distrito Federal.

Leia Também:  Inmet emite alerta de chuvas intensas, ventanias e trovoadas

O Ministério da Fazenda deve apresentar um projeto até a próxima semana. Entretanto, o presidente do Senado convocou os governadores para ouvir suas sugestões e apresentar seus pontos de vista. Caiado ressaltou que Pacheco deve encaminhar uma proposta que seja compatível com o crescimento dos estados em breve.

Segurança

Durante o almoço, o Chefe do Executivo goiano discutiu também a possibilidade de uma contrapartida financeira às UFs por ações de segurança pública. “Estamos diante de uma luta contra a criminalidade em que assumimos o trabalho sozinhos”, argumentou Caiado, ao lembrar que os estados combatem diretamente crimes federais e não recebem compensação pela atuação das forças policiais. Além disso, os governadores colocaram em pauta a possibilidade de federalização de ativos dos estados.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA