Vendas no Varejo Registram Crescimento de 4,2% em 2024, Impulsionadas pelo Setor de Alimentos e Bebidas

Publicados

As vendas no varejo brasileiro cresceram 4,2% em 2024, na comparação com o ano anterior, de acordo com o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV). O índice, que leva em consideração a participação das atividades no volume total de vendas medido pelo IBGE, reflete um desempenho positivo para o setor, com destaque para os segmentos alimentício e de bebidas.

Destaques Setoriais de 2024

O crescimento nominal das empresas associadas ao IDV foi impulsionado principalmente pelo segmento de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, que registrou uma alta de 11%. O setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos obteve um aumento significativo de 17%, seguido pelos artigos de uso pessoal e doméstico, que cresceram 12%. Já os segmentos de hiper e supermercados e móveis e eletrodomésticos mostraram desempenhos mais modestos, com crescimentos de 2% e 1%, respectivamente.

Expectativas para os Próximos Meses

O IAV-IDV projeta um crescimento de 4,1% nas vendas do varejo em janeiro, 4,7% em fevereiro e 4,5% em março de 2025, comparados aos mesmos meses de 2024. Embora os dados ajustados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) apontem uma leve retração, com previsão de queda de 0,3% em janeiro e 0,8% em março, as estimativas gerais ainda apontam para um desempenho positivo no mercado.

Leia Também:  Depois de muita polêmica, Governo enterra de vez o leilão de importação de arroz
Projeções por Setor

Os segmentos de hiper e supermercados, atacado especializado em produtos alimentícios e bebidas, e materiais de construção têm mostrado uma evolução mais expressiva nas previsões de crescimento. O setor de alimentos e bebidas, por exemplo, que teve uma alta de 7,0% em dezembro de 2024, prevê um crescimento de 5% em janeiro, 4,4% em fevereiro e 2,6% em março deste ano.

O setor de material de construção também apresentou resultados positivos no final de 2024, com uma alta de 5,0% em dezembro, e as previsões para os próximos meses indicam crescimento significativo, com variações de 10,5%, 13,4% e 10,9%, respectivamente. Já o segmento de artigos farmacêuticos, médicos e cosméticos deve continuar a registrar crescimento robusto, com projeções de 14,8% em janeiro, 9,7% em fevereiro e 12,9% em março.

Com esses resultados e previsões, o varejo brasileiro se mantém em trajetória de recuperação e expansão, com o setor alimentício e de bebidas se destacando como um dos principais motores dessa recuperação.

Fonte: Portal do Agronegócio

Leia Também:  Fed manterá juros estáveis em meio às incertezas políticas

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Agronegócio

Passarela da Soja Embrulha Expectativa para Evento de Inovação no Agronegócio em Luís Eduardo Magalhães

Publicados

em

Considerado um dos maiores eventos da cadeia produtiva agrícola do Oeste da Bahia e da região do Matopiba, a Passarela da Soja, Milho e Culturas Alternativas se aproxima de sua edição de 2025, marcada para o dia 8 de março. O evento, organizado pela Fundação Bahia, ocorrerá no Campo Experimental da Fundação Bahia, em Luís Eduardo Magalhães, e promete atrair um público especializado ligado ao setor agropecuário de todo o Brasil.

Na edição anterior, realizada em 2024, o evento contou com a presença de mais de 1.500 pessoas, incluindo produtores rurais, técnicos de campo, agrônomos, pesquisadores, empresários, consultores e estudantes. Para este ano, as expectativas são de um público ainda maior. “A Passarela é um marco no nosso calendário agrícola, pois sempre contribui com informações e conhecimentos valiosos para os nossos produtores. Neste ano, temas técnicos de relevância nacional serão abordados, além de demonstrações de inovação e tecnologia por meio de nossos parceiros”, afirma Ademar Marçal, presidente da Fundação Bahia e produtor agrícola.

Leia Também:  Agricultores mineiros se preparam para seca fazendo silagem
Demonstração de Inovação e Tecnologia no Campo

O evento contará com uma estrutura imponente, onde ocorrerá o painel central e estarão localizados os estandes das empresas parceiras. Um dos grandes atrativos é a Vitrine Tecnológica, espaço dedicado à demonstração de cultivares em campo. As culturas da soja, principal produto da região Oeste da Bahia, e do milho, estarão em destaque, seguidas pelas culturas de sucessão.

Embora o nome dos palestrantes e a programação oficial ainda não tenham sido divulgados, espera-se que o evento traga temas de vanguarda no setor agrícola. O encontro será realizado no Centro de Pesquisa e Tecnologia do Oeste da Bahia (CPTO), um dos maiores centros de pesquisa do agronegócio baiano, com 140 hectares dedicados ao desenvolvimento de tecnologias e práticas agrícolas, além de abrigar áreas experimentais das mais diversas culturas.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA