Os s termômetros marcaram 38°C na segunda-feira (14) em Porangatu, na região norte de Goiás. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, esta é a maior temperatura registrada em Goiás este ano. Com recorde de calor, o Rio do Ouro, que corta a cidade, ficou completamente seco.
O recorde foi registrado por volta das 15h de segunda-feira. Segundo o Inmet, a mínima na cidade foi de 19°C e a máxima de 38°C também foi registrada em São Miguel do Araguaia, também na região norte. Com diferença de quase 20°C entre a mínima e a máxima, Goiás registra que especialistas chamam de amplitude térmica, que representa riscos à saúde.
O Inmet alerta para a baixa umidade do ar prevista para praticamente todas as regiões do estado. Com índices chegando a ficar abaixo de 20%, o instituto afirma que a situação é de alerta.
Em Goiânia, na sexta-feira (11), a umidade do ar ficou em 12%, menor índice registrado no ano na capital. O cenário é considerado pelo órgão como estado de emergência, semelhante ao encontrado em áreas de deserto, que varia entre 10% e 15%.
Rio secou
O Rio do Ouro, um dos mais importantes da região norte do estado, ficou completamente seco, assim como no ano passado, em Porangatu. É possível até caminhar pelo leito, que nessa época de estiagem fica apenas com a areia do fundo. Antes, ele era considerado perene, ou seja, tinha água em todos os períodos do ano.
Previsão
O tempo deve continuar quente não só na região norte do estado como também em outras cidades goianas. Em Porangatu, a máxima deve continuar em torno de 38°C. Na capital, os termômetros devem chegar a 35°C na tarde desta terça-feira (15).
Temperaturas mínimas e máximas previstas para Goiás nesta terça-feira:
- Região Norte 14° | 38°C
- Região Noroeste 18°C | 37°C
- Região central 14° C | 36°C
- Região sul 13° | 35°C
- Região leste 13°C | 33°C










































