Dicas de saúde com Dr. Fabiano Moura

Dr. Fabiano Moura

Publicados

Desvio do septo nasal

O septo, do latim septum (parede), é a parede que divide as duas fossas nasais. O desvio de septo consiste em uma tortuosidade do septo. É extremamente comum na população geral. Na verdade, é raro encontrar um paciente que não tenha desvio de septo. Obviamente a presença do desvio em si não configura imediatamente uma doença, pois a maioria das pessoas que tem desvios não tem sintomas associados, sendo apenas um achado sem significância clínica.

O desvio de septo pode ser interno e não visível, ou externo com alteração estética (nariz torto, por exemplo). Um paciente pode apresentar apenas um deles ou ainda ambos os desvios, interno e externo. Muitos pacientes têm desvio externo, ou seja, facilmente visível por fora. Trata-se de um desvio estético, que pode ser decorrente de um trauma ou do próprio desenvolvimento e crescimento do nariz.

Entretanto, chamo a atenção que é extremamente comum pacientes que têm desvios de septo sem sintomas e que realizam cirurgias estéticas nasais sem avaliação prévia do otorrinolaringologista. Muitos desses pacientes que não tinham sintomas respiratórios passam a tê-los depois da cirurgia puramente estética. O motivo é que um desvio que antes não era significativo naquele nariz, após a redução do tamanho do nariz, passa a ser importante. Na cavidade grande prévia à cirurgia ele não se mostrava um problema funcional, mas na cavidade pequena pós-cirúrgica passa então a ser patológico.

Leia Também:  Dr. André Marques

Não podemos esquecer que, sempre que existe um problema de passagem de ar, existe também um problema de drenagem das secreções. Portanto, esses pacientes podem desenvolver sinusites crônicas. Daí a extrema importância de avaliar o nariz com o otorrinolaringologista para todas e quaisquer cirurgias de nariz. Nunca opere o nariz sem que um otorrinolaringologista avalie antes!

No caso dos desvios internos sem aparência externa, estes muitas vezes passam despercebidos pelas pessoas. Geralmente os desvios de septo são próprios do crescimento e, portanto, são de desenvolvimento muito lento. Para facilitar o entendimento eu digo que o septo cresceu mais que o nariz. Ou seja, o comprimento linear do septo é maior que o comprimento do nariz, portanto ele dobra. Outra situação problemática é quando o septo torto toca a parede lateral do nariz. Isso pode levar a dores de cabeça constantes.

Quando o septo desvia, ele toma lugar da passagem de ar e, como eu disse acima, também das drenagens de secreções. Muitas pessoas não têm a menor noção de que o nariz e os seios da face produzem diariamente cerca de um litro de secreções normais! São secreções que limpam constantemente o nariz e são deglutidas sem ao menos serem percebidas pelas pessoas. Mas esse equilíbrio dinâmico deve funcionar corretamente o tempo todo, e um desvio de septo vai prejudicar a drenagem das secreções.

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

Uma comparação: é como uma avenida reta, onde os carros andam livremente. Ao se deparar com uma curva, todos diminuem a velocidade. E, se o fluxo de carros é grande, uma hora na curva haverá um congestionamento. Assim ocorre com as secreções nasais: se houver um congestionamento, estas podem favorecer o crescimento de bactérias ou vírus, bem como favorecer a instalação de uma sinusite aguda ou até, em casos prolongados, a sinusite crônica.

O nariz deve funcionar bem 24 horas por dia. O seu mau funcionamento pode levar a muitos sintomas, como nariz entupido (pode ser sempre de um lado ou alternante, ora de um lado, ora do outro), voz anasalada, falta de ar, piora dos sintomas alérgicos (especialmente da rinite alérgica), desconforto ao dormir e praticar exercícios físicos, roncos etc. Procure um otorrino e respire confortavelmente pelo nariz 24 horas por dia!

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Telefone: 3307-1505. Whatsapp (62) 9962-6052

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

CRV Industrial reforça ações contra queimadas

Usina goiana intensifica ações de combate e prevenção às queimadas, com monitoramento constante, educação ambiental e resposta rápida a emergências.

Publicados

em

CRV Industrial reforça ações contra queimadas. Fotos: CRV Industrial

A CRV Industrial, localizada em Carmo do Rio Verde no Vale do São Patrício, intensifica suas ações de conscientização para combater as queimadas, tanto entre seus colaboradores quanto na comunidade local. O fogo na vegetação representa um grave risco à vida, além de causar destruição à fauna e flora, gerando prejuízos financeiros e danos irreparáveis ao meio ambiente e à sociedade.

A usina bioenergética adota um robusto plano de prevenção e combate a incêndios, que abrange monitoramento contínuo, treinamentos regulares e uma resposta rápida em casos de emergência. O monitoramento das áreas é realizado por meio de patrulhas frequentes, drones e câmeras de vigilância. A equipe é capacitada para identificar rapidamente sinais de fogo e possíveis atos de vandalismo, e placas de advertência são instaladas em pontos estratégicos para reforçar a proibição das queimadas.

Além disso, a CRV Industrial desenvolveu um plano de manejo integrado, que inclui a criação de aceiros — faixas de proteção no canavial que dificultam a propagação do fogo. A unidade realiza a colheita de cana-de-açúcar de forma mecanizada, sem o uso de queimadas.

Leia Também:  Zé Alfredo Fleury

Caso um incêndio seja detectado, a comunicação é feita imediatamente através de canais de emergência, e a brigada interna é acionada sem demora. Equipamentos como extintores, mangueiras e caminhões-pipa estão estrategicamente posicionados para garantir uma resposta ágil. Se necessário, a evacuação das áreas de risco é feita de forma segura. “Ao presenciar fogo nos canaviais, é essencial denunciar imediatamente à Polícia pelo 190, ao Corpo de Bombeiros pelo 193, ou entrar em contato conosco através do 0800 606 6015 ou pelo telefone (62) 3337-7815”, orienta o Gerente Agrícola da CRV Industrial, Carlos Jordão.

Durante o combate ao incêndio, as equipes priorizam a proteção de áreas de maior risco, como residências ou infraestruturas de alto valor, sempre com o objetivo de garantir a segurança dos envolvidos e minimizar os danos ao meio ambiente.

Queimadas ilegais

Em casos de suspeita de queimada ilegal, a CRV Industrial colabora com as autoridades fornecendo registros de vigilância e depoimentos de testemunhas. Além disso, realiza um levantamento detalhado dos danos para acionamento de seguros e eventuais processos judiciais, quando aplicável. Todas as ações legais são formalizadas com o registro de boletins de ocorrência e o acompanhamento jurídico necessário para responsabilizar os envolvidos.

Leia Também:  Dr. André Marques

Conscientização e parceria comunitária

Para fortalecer as ações educativas, a CRV Industrial mantém um plano de auxílio mútuo em parceria com prefeituras e o Corpo de Bombeiros, a fim de apoiar as comunidades vizinhas. A frota da usina foi plotada com materiais da campanha contra queimadas, reforçando a conscientização sobre o tema. Escolas e outras instituições de ensino próximas às unidades da CRV participam de palestras e atividades educativas voltadas à preservação ambiental.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA