Dicas de saúde com Dr. Fabiano Moura

Dr. Fabiano Moura

Publicados

Vacina contra a Covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê que as primeiras doses da vacina da Universidade de Oxford contra a Covid-19 devem ser aplicadas no Brasil até março de 2021.

A expectativa é que a produção seja iniciada pela Fiocruz em janeiro ou fevereiro. Todo trabalho será acompanhado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim, temos a esperança de que possamos ter no primeiro trimestre de 2021 esse processo de imunização.

Em setembro, a Fiocruz assinou contrato de encomenda tecnológica com a farmacêutica AstraZeneca para produzir 100 milhões de doses da vacina desenvolvida em Oxford, Inglaterra, principal aposta do presidente Jair Bolsonaro.

A AstraZeneca detém os direitos de produção, distribuição e comercialização da vacina. O Governo Federal abriu crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para viabilizar a produção e a aquisição das doses do imunizante pela Fiocruz.

Em setembro, a fase 3 da testagem da vacina havia sido interrompida temporariamente em todo o mundo, após a identificação de uma doença neurológica grave, chamada mielite transversa, em uma voluntária no Reino Unido. Os testes foram retomados após a constatação de que a doença não tinha relação com a vacina.

Leia Também:  Luiz Cláudio

Ao final de outubro, um voluntário do ensaio da AstraZeneca no Brasil morreu após complicações de Covid-19. Após análise dos dados, no entanto, a Anvisa constatou que o paciente estava no chamado grupo de controle e não tomara a vacina.

A chamada vacina de Oxford, em fase avançada, é uma das principais apostas para a imunização no Brasil. Também está na última fase de testes o imunizante Coronavac, em desenvolvimento pela empresa chinesa Sinovac, que será produzido no país pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

O presidente Jair Bolsonaro tem feito declarações contra o que chama de “vacina chinesa” de João Doria (PSDB), governador de São Paulo visto como potencial adversário nas eleições presidenciais de 2022.

Governadores buscam uma saída pelo Legislativo para garantir que o governo federal tenha de comprar vacinas validadas pela Anvisa, sejam quais forem.

Enfim, enquanto ainda não temos a vacina, seja chinesa ou inglesa, é muito importante todos se protegerem. Evitar aglomerações, sair de casa apenas se necessário. Continuar usando máscara e sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool. A prevenção ainda é a melhor opção.

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

Em caso de sintomas gripais como coriza, obstrução nasal, espirros, dor de garganta, tosse, febre, diminuição do olfato ou paladar, falta de ar, procure orientação médica de imediatamente.

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Telefone: 3307-1505. Whatsapp (62) 9962-6052

JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com 

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Coluna Social

Publicados

em

Jesus é o nosso melhor amigo, temos que aprender a ouvir a voz Dele. Waldir Marques

Veja a Coluna Social do Jornal do Vale

No dia 27 de agosto Rafael Marques completou 5 anos. Na foto ele aparece com os pais, o advogado Dr. André Marques e a professora Jôzy Karoline e com seu irmão André Filho. Ao pequeno desejamos um caminho iluminado e muitos anos de vida repletos de alegria, paz e amor. Felicidades…

 

No dia 26, o senhor Geracino Marques, o seu Negrinho completou 87 anos. Na foto ele aparece ladeado pelo seu neto, o advogado Dr. André Marques e por seus bisnetos André Filho e Rafael Marques. A ele os nossos parabéns e muitos anos de vida.

 

No dia 8, o advogado Dr. Pedro Rêgo celebrou mais um ano de vida. Desejamos felicidades sempre. Parabéns!

 

O empresário e ex-prefeito de Rialma, Janduhy da Saborelle completou mais um ano de vida no dia 14. Na foto, ele aparece ao lado de sua esposa Celena. Parabéns a ele e muitos anos de vida

 

Nilton Reges da Franca Calçados completou mais um ano de vida no dia 27. Na foto, o aniversariante, que foi bastante cumprimentado pela data, aparece com sua esposa Nilva. Desejamos saúde, paz e felicidades sempre.

 

Quem também comemorou mais um ano de vida no dia 13, foi a cerimonialista Luciene Rodrigues. Desejamos saúde, paz e sucesso. Feliz aniversário.

 

No dia 31, o jornalista Juvenal Santos completou mais um ano de vida. Que em sua vida sempre sobre saúde, paz, vontade de lutar e força para superar o que preciso for. Felicidades…

 

A servidora pública Ana Luiza celebrou, no dia 26, mais um ano de vida. Na foto ela aparece ao lado de seu marido Edson Pereira. Parabéns para você! Saúde, paz e felicidades…

 

Aniversariou no dia 15 de outubro a Dona Sergina Augusta Correia, na cidade de Rialma, completando 76 anos de idade. Desejamos saúde, paz e felicidades. Parabéns…

 

Kédna Maia, ex-garota do mês do JORNAL DO VALE aniversariou no dia 25. Que sua vida seja alegre e repleta de alegria, paz, saúde e amor!

 

No dia 15, o empresário e corretor de imóveis, Adelino Ribeiro, comemorou mais um aniversário. O aniversariante aparece na foto com a sua esposa Solange e seus filhos Alex e Alan. Desejamos muita alegria, paz e harmonia. Parabéns…

 

A ex-garota do mês do JORNAL DO VALE, Ariela Gomides, aniversariou no dia 16. Desejamos que a sua vida seja sempre uma soma de vitórias. Parabéns!

 

A Dra. Thereza Helena Cirne comemorou mais um aniversário no dia 31. Desejamos um feliz aniversário e muitos anos de vida

 

Fabiano Filho completou 4 anos no dia 29. Na foto o aniversariante aparece com seus pais, os médicos Dr. Fabiano Moura e Dra. Caroline Cortez e com irmão Rafael. Que Deus ilumine sempre a sua vida e você seja muito feliz. Parabéns…

 

Zélia Aparecida aniversariou no dia 31. Parabéns e muitas felicidades para você.

 

No dia 20 o corretor de imóveis, José Inácio, o Zé da Chica, comemorou mais um ano de vida. Na foto ele aparece com sua esposa Almerinda. Que em sua vida sempre sobre saúde, paz e vontade de lutar e força para superar o que preciso for. Parabéns!

 

No dia 31, a jovem Daniele Ramos comemorou mais um ano de vida. Desejamos um feliz aniversário e uma vida recheada de alegrias e realizações.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Dr. Fabiano Moura
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA