Dicas de saúde com Dr. Fabiano Moura
Dr. Fabiano Moura

Vacina contra a Covid-19
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê que as primeiras doses da vacina da Universidade de Oxford contra a Covid-19 devem ser aplicadas no Brasil até março de 2021.
A expectativa é que a produção seja iniciada pela Fiocruz em janeiro ou fevereiro. Todo trabalho será acompanhado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Assim, temos a esperança de que possamos ter no primeiro trimestre de 2021 esse processo de imunização.
Em setembro, a Fiocruz assinou contrato de encomenda tecnológica com a farmacêutica AstraZeneca para produzir 100 milhões de doses da vacina desenvolvida em Oxford, Inglaterra, principal aposta do presidente Jair Bolsonaro.
A AstraZeneca detém os direitos de produção, distribuição e comercialização da vacina. O Governo Federal abriu crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para viabilizar a produção e a aquisição das doses do imunizante pela Fiocruz.
Em setembro, a fase 3 da testagem da vacina havia sido interrompida temporariamente em todo o mundo, após a identificação de uma doença neurológica grave, chamada mielite transversa, em uma voluntária no Reino Unido. Os testes foram retomados após a constatação de que a doença não tinha relação com a vacina.
Ao final de outubro, um voluntário do ensaio da AstraZeneca no Brasil morreu após complicações de Covid-19. Após análise dos dados, no entanto, a Anvisa constatou que o paciente estava no chamado grupo de controle e não tomara a vacina.
A chamada vacina de Oxford, em fase avançada, é uma das principais apostas para a imunização no Brasil. Também está na última fase de testes o imunizante Coronavac, em desenvolvimento pela empresa chinesa Sinovac, que será produzido no país pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
O presidente Jair Bolsonaro tem feito declarações contra o que chama de “vacina chinesa” de João Doria (PSDB), governador de São Paulo visto como potencial adversário nas eleições presidenciais de 2022.
Governadores buscam uma saída pelo Legislativo para garantir que o governo federal tenha de comprar vacinas validadas pela Anvisa, sejam quais forem.
Enfim, enquanto ainda não temos a vacina, seja chinesa ou inglesa, é muito importante todos se protegerem. Evitar aglomerações, sair de casa apenas se necessário. Continuar usando máscara e sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool. A prevenção ainda é a melhor opção.
Em caso de sintomas gripais como coriza, obstrução nasal, espirros, dor de garganta, tosse, febre, diminuição do olfato ou paladar, falta de ar, procure orientação médica de imediatamente.
Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Telefone: 3307-1505. Whatsapp (62) 9962-6052
JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres


Colunistas
Vejam as Pesquisas para Presidência e Governo em Goiás na Coluna Conexão Política por Luiz Claudio

A Pesquisa realizada pelo instituto Brasmarket, trouxe também os números para a disputa a Presidência da República em Goiás. Confira os números:
Cenário 1 Jair Bolsonaro – 44,5% Lula – 32,4% Ciro Gomes – 5,6% João Dória – 2,3% Simone Tebet – 0,9% Luciano Bivar – 0,8% Indecisos – 3,5% Brancos e Nulos – 10,1% Rejeição Lula – 51,4% Jair Bolsonaro – 39,3% João Dória – 38,3% Ciro Gomes – 30,3% Luciano Bivar – 13,0% Simone Tebet – 8,3% A pesquisa O Brasmarket ouviu 800 pessoas entre os dias 9 e 13 de maio e a margem de erro máxima é de 3,4% pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no TRE.
Pesquisa realizada pelo instituto Brasmarket, aponta que o Governador Ronaldo Caiado (União Brasil), lidera a disputa para o governo de Goiás.
Caiado aparece na frente em todos os cenários. Veja os números Cenário 1 Ronaldo Caiado – 46,1% Gustavo Mendanha – 18,9% Major Vitor Hugo – 6,1%. Wolmir Amado – 1,3% Indecisos – 11,3%, Brancos e Nulos – 16,3% Cenário 2 (Com Marconi) Ronaldo Caiado – 44,1% Gustavo Mendanha – 16,1% Marconi Perillo – 9,6% Victor Hugo – 5,5% Wolmir Amado – 0,8% Indecisos – 9,6% Brancos e Nulos – 14,3% Rejeição Marconi Perillo – 46,3% Victor Hugo – 35,5% Wolmir Amado – 29,7% Ronaldo Caiado – 24,6% Gustavo Mendanha – 20,6% A pesquisa O Brasmarket ouviu 800 pessoas entre os dias 9 e 13 de maio e a margem de erro máxima é de 3,4% pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no TRE.JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
-
ENTRETENIMENTO2 anos atrás
Luan Santana e Jade Magalhães já não usam mais aliança, reporta publicação
-
PLANTÃO POLICIAL8 meses atrás
Água Limpa: Filho de vereador é suspeito de assassinar a ex-mulher
-
PLANTÃO POLICIAL8 meses atrás
Em Ceres, loja é arrombada e furtados celulares e dinheiro
-
SAÚDE8 meses atrás
Fiocruz: síndrome respiratória aguda grave mostra tendência de queda
-
ENTRETENIMENTO8 meses atrás
‘A Fazenda 13’: Solange revela que Nego do Borel e Dynho quase caíram na porrada
-
Acidente9 meses atrás
Grupo sofre ataque de abelhas em trilha e Corpo de Bombeiros é acionado; Assista
-
VALE SÃO PATRÍCIO3 anos atrás
Veja os esclarecimentos da CRV Industrial
-
VALE SÃO PATRÍCIO2 anos atrás
Goianésia: Milhares de pessoas prestigiam lançamento do Natal Luz