Parasitoses Intestinais são tema de colóquio inédito realizado pelo Ministério da Saúde

Publicados

Em janeiro, o Ministério da Saúde realizou, de forma inédita, o colóquio sobre parasitoses intestinais, infecções causadas por parasitas que se instalam no intestino, como vermes e protozoários. O encontro oportunizou a integração entre a academia e o serviço, reunindo 55 participantes, sendo eles profissionais de saúde municipais, estaduais e federais, pesquisadores de universidades federais e estaduais e pesquisadores de diferentes unidades da Fundação Oswaldo Cruz, Instituto nacional de infectologia Evandro Chagas, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), do Programa Saúde na Escola (PSE), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS) e Secretaria de Saúde Indígena (Sesai).

Segundo dados do último Inquérito Nacional de Prevalência da Esquistossomose mansoni e Geo-helmintíases (Inpeg) – realizado no período de 2010 a 2015 – foram examinados 197.564 escolares e diagnosticados 5.192 casos de ancilostomíases (2,73%), 11.531 de ascaríase (6,00%) e 10.654 (5,41%) de tricuríase. As maiores prevalências encontradas foram nas regiões Norte e Nordeste.

Leia Também:  Lançado guia de vacinação contra a covid-19 para pacientes oncológicos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica essas infecções como doenças negligenciadas, acometendo populações com vulnerabilidade social que residem principalmente em áreas com déficit em saneamento básico e provimento de água. Para a diretora do Departamento de Doenças Transmissíveis (DEDT), da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Alda Cruz, “as doenças não são negligenciadas, as pessoas que são negligenciadas. E, nós do Ministério da Saúde, estamos intensificando as ações de vigilância para reduzir o impacto dessas doenças na população”.

De 2020 a 2024, foram registrados mais de 9 mil casos de parasitoses institucionais na população indígena, segundo o Sistema de Informações da Atenção à Saúde Indígena. A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e a SVSA realizaram exames parasitológicos, a administração de antiparasitários e a suplementação de fórmula para crianças com desnutrição moderada como forma de combater e controlar as parasitoses intestinais nas comunidades indígenas do Polo Base Auaris, no DSEI Yanomami.

Para a assessora técnica do Departamento de Atenção à saúde Indígena (DAPSI), Vanessa Quaresma, essas medidas visam, garantir tratamento para redução da carga parasitária da população indígena, propiciando uma melhor absorção da suplementação ofertada. “Além do impacto positivo significativo na saúde da população indígena, com a melhoria nutricional e o fortalecimento do sistema imunológico das crianças em situação de vulnerabilidade”, destaca.

coloquio parasitoses.jpg
Foto: Zeca Miranda/MS
Leia Também:  ANS: saúde suplementar registra resultado negativo de R$ 2,5 bilhões

Programa Brasil Saudável

Em 2024, o Governo Federal lançou o programa Brasil Saudável, que tem o objetivo de eliminar as doenças determinadas socialmente até 2030. As geo-helmintíases fazem parte do programa, com meta de redução de carga parasitária na população escolar.

As geo-helmintíases constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem as pessoas e são causadas pelos parasitos Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura e pelos ancilostomídeos: Ancylostoma duodenale e Necator americanus

João Vitor Moura
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Zé Gotinha é novamente finalista do Prêmio iBest e irá à cerimônia em Porto Alegre

Publicados

em

Zé Gotinha, ícone do Programa Nacional de Imunizações (PNI), é mais uma vez finalista do Prêmio iBest e estará presente na cerimônia de entrega da premiação, que ocorrerá em Porto Alegre, nesta sexta-feira (14). Considerado um dos maiores eventos do cenário digital brasileiro, o iBest reúne influenciadores e criadores de conteúdo de destaque no país. 

A presença do personagem é ainda mais relevante após sua vitória em 2024 na categoria Brand Persona, reconhecendo seu impacto no mundo digital e sua contribuição nas campanhas de imunização. 

Criado em 1986 pelo artista Darlan Rosa, Zé Gotinha se tornou um símbolo da defesa da vacinação no Brasil. Com perfis oficiais nas redes sociais, o personagem tem ganhado visibilidade e fortalecido seu papel nas ações do Ministério da Saúde. 

O prêmio recebido no ano passado evidenciou a importância de Zé Gotinha na reconstrução da confiança da população nas vacinas, especialmente diante dos desafios do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. Com a contribuição do personagem, o Brasil está revertendo a tendência de queda nas coberturas vacinais e oito imunizantes do calendário infantil registram alta em 2023

Leia Também:  Brasil tem primeiro caso de influenza aviária em aves domésticas

O prêmio 

O Prêmio iBest, criado em 1996, é a maior referência no reconhecimento do melhor conteúdo digital do Brasil. Desde seu relançamento em 2020, o prêmio destaca os melhores sites, apps e influenciadores nas principais redes sociais. 

Com mais de 20 milhões de usuários em 2023, o iBest oferece aos brasileiros a chance de votar e eleger os maiores talentos digitais em 106 categorias. O prêmio é acompanhado por uma votação de especialistas da Academia iBest, garantindo uma avaliação justa. Vencer ou figurar entre os finalistas do iBest confere uma certificação valiosa, promovendo visibilidade e reconhecimento no mercado. 

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA